Existem várias razões pelas quais os ossos estalam, e algumas delas incluem a liberação de gases, alterações na pressão articular, liberação de tensão nos ligamentos e tendões, e condições médicas como artrite, que podem contribuir para os estalidos nas articulações.
Mas, os estalos que ocorrem de maneira sutil e com uma frequência normal não são sinais de alerta. Vale ainda destacar que é preciso observar com mais atenção quem já tem idade mais avançada. Isso porque, o passar do tempo também tem impacto em nosso corpo e as articulações se desgastam.
Estalos e rangidos nas articulações podem indicar o desenvolvimento de uma osteoartrite e até mesmo influenciar diretamente na progressão da doença, em função do desgaste provocado.
Os estalos que ouvimos nos dedos, punhos, cotovelos, ombros, pescoço, costas, quadril, joelhos e tornozelos, normalmente, são bolhas de gás estourando nas articulações. Algo simples, mas que ao se tornar frequente e vier acompanhado de inchaço, dor ou limitação do movimento, requer atenção.
Faça movimentos controlados e lentos, respirando fundo durante os alongamentos. Tente manter a posição por cerca de 30 segundos e repita o exercício de três a cinco vezes por dia. Alongar diretamente após um banho quente ou à aplicação de calor úmido é recomendado. Isso deixará a musculatura mais maleável.
O ato de estalar não faz mal, quando ocorre ocasionalmente ou espontaneamente, mas quando repetido com freqüência e com força na articulação estressam consideravelmente os tendões, cápsulas, cartilagens e ligamentos.
O médico explica que o estalo acontece, geralmente, devido à presença do líquido sinovial nas articulações. Esse líquido é semelhante a um lubrificante e contém gases e nutrientes importantes para a cartilagem.
Em geral, os estalos não fazem mal, a não ser que provoquem dor. “A atitude de estalar acompanhada de dor pode significar que há alguma coisa errada. A melhor conduta, nestes casos, é sempre procurar um médico especialista na área, um ortopedista ou reumatologista, para investigação”, lembra Nakao.
O estalido é um som que pode acontecer quando ligamentos e tendões ao redor de uma articulação – como, por exemplo, o joelho – se esticam à medida que passam por uma proeminência óssea e depois se encaixam novamente, causando esse ruído.
As articulações (ou "juntas") estalando podem ocorrer em qualquer idade, sendo algo bastante comum. Contudo, é preciso ficar atento com a frequência e onde o estalo acontece.
Com o passar dos anos, é comum que algumas pessoas apresentem doenças ligadas ao enfraquecimento dos ossos, como a osteoporose. Mas você sabia que a vitamina D é o principal agente com poder de combater os problemas ósseos dentro de nosso corpo?
Praticar exercícios físicos ajuda a proteger os ossos em qualquer idade. A alimentação deve ser rica em cálcio (leite e derivados, vegetais verde-escuros), com baixo consumo de álcool e de bebidas que contenham cafeína (chá preto, café e refrigerantes) ².
Exames de imagem podem auxiliar na detecção da artrose, sendo eles: Raio X: Mesmo que a cartilagem não seja visível no raio-x, a perda é revelada pela redução do espaço articular entre os ossos de seu conjunto. Também é capaz de mostrar a presença de osteófitos ao redor da articulação.
Vitamina C: Contribui para a formação do colágeno, uma proteína importante para a saúde dos tecidos conjuntivos. Ajuda na reparação e regeneração das cartilagens, sendo encontrada em frutas cítricas, morangos, pimentões e vegetais verdes.
Os estalos, por mais altos ou frequentes que sejam, não tendem a desenvolver danos graves. Porém, todo excesso, por mais que não seja doloroso, pode eventualmente ocasionar um problema sério no tecido mole da articulação.
Se você estiver sentindo dor quando suas articulações estalam, então você deve procurar um profissional de saúde. Em termos de articulação os estalos por mais altos ou frequentes que sejam não tendem a ser ou desenvolver sinal de danos graves.
Os ligamentos são como cordas que amarram os ossos, e o líquido faz seus dedos se dobrarem deslizando um osso sobre o outro. Quando você estala os dedos, a articulação estica muito e os gases existentes ali acabam se soltando do líquido, produzindo o barulho que a gente escuta!
procure um profissional que seja quiropraxista ou osteopata . Eles são os mais indicados . A Terapia manual é um conjunto de técnicas utilizadas para prevenir e tratar as mais variadas disfunções. Quem trabalha com ajustes "estalar as articulações" são os osteopatas e ou quiropraxistas.
A artrose ou osteoartrose é o desgaste da cartilagem que reveste as articulações (juntas). É um fenômeno natural que faz parte do envelhecimento do organismo.
Manter uma boa postura ao sentar, ficar em pé e realizar atividades diárias pode ajudar a distribuir uniformemente o peso e reduzir a pressão sobre as articulações. Evitar movimentos repetitivos excessivos: Se envolver em movimentos repetitivos excessivos pode aumentar o desgaste nas articulações.
A longo prazo, pode levar a um desgaste nas articulações, desencadeando uma série de problemas como: tensão, edema e, em alguns casos, uma pequena lesão nas cartilagens articulares da coluna”, explica o médico.
Ossos e articulações podem ranger, causando um certo barulho? Essa é uma pergunta que geralmente pacientes fazem aos ortopedistas. De fato, isso acontece sim, em qualquer faixa etária, porém esses “barulhos” tornam-se mais comuns à medida que envelhecemos.