O que significa realmente o dia de Corpus Christi?
Na Igreja Católica, o feriado de Corpus Christi, comemorado nesta quinta-feira (30), celebra o sacramento do Corpo e Sangue de Cristo, representados pelo pão e vinho de forma simbólica, para recordar a última ceia de Jesus com os apóstolos.
Qual o verdadeiro sentido da festa de Corpus Christi?
Afinal, o que significa o Corpus Christi? O próprio nome dado a este feriado já nos dá pistas sobre seu significado: “Corpus Christi”, em latim, quer dizer “corpo de Cristo”. Isto significa que o feriado foi instaurado como uma forma de celebrar o corpo e o sangue de Jesus Cristo, honrando sua morte e ressurreição.
A celebração de Corpus Christi refere-se ao momento em que Jesus Cristo partilhou o pão e vinho com seus apóstolos na última ceia antes de ser crucificado. No versículo São Mateus 26:26 da Bíblia, mostra exatamente como foi o último momento de Cristo com seus discípulos.
A comemoração de Corpus Christi ocorre exatamente 60 dias após a Páscoa. A data é celebrada obrigatoriamente em uma quinta-feira. Isso acontece como uma simbologia pelo fato de que a Última Ceia ocorreu em uma quinta-feira, segundo a tradição.
Corpus Christi significa Corpo de Cristo. É uma festa religiosa da Igreja Católica que tem por objetivo celebrar o mistério da eucaristia, o sacramento do corpo e do sangue de Jesus Cristo.
Qual o verdadeiro significado do dia de Corpus Christi?
Data foi comemorada pela primeira vez em 1247. Na Igreja Católica, o feriado de Corpus Christi, comemorado nesta quinta-feira (30), celebra o sacramento do Corpo e Sangue de Cristo, representados pelo pão e vinho de forma simbólica, para recordar a última ceia de Jesus com os apóstolos.
A festa de Corpus Christi celebra a presença real de Jesus Cristo na Eucaristia, que é um dos sacramentos centrais da fé católica. Segundo a Igreja Católica, esta solenidade tem como objetivo reafirmar a fé dos fiéis na presença viva de Cristo no Santíssimo Sacramento.
“Que neste Corpus Christi possamos experimentar a profunda conexão com Cristo na Eucaristia. Que sua presença nos encha de alegria e esperança em todos os momentos.”
O dia de Corpus Christi, celebrado este ano em 30 de maio, refere-se a instituição da Eucaristia feita por Cristo durante a Última Ceia. Mas os populares tapetes de Corpus Christi estão associados ao momento em que Jesus chegou em Jerusalém, quando os fiéis jogaram ramos que forraram o caminho por onde ele passou.
Quanto à questão da alimentação, ao contrário de outras datas do calendário litúrgico, como a Sexta-feira Santa e as sextas-feiras da Quaresma, não há uma prescrição específica na Igreja Católica que proíba o consumo de carne no dia de Corpus Christi. Portanto, é permitido comer carne nesta data.
Este é um feriado Cristão que nós evangélicos acabamos usufruindo, mas não o comemoramos. Na visão Evangélica cremos de forma diferente. Celebramos o momento da Ceia do Senhor nos cultos, como um memorial que Jesus nos mandou celebrar, mas não cremos na transubstanciação dos elementos.
Datas religiosas como a Sexta-feira Santa e Corpus Christi podem até ser feriados civis, mas o repouso que elas pedem não é o da simples ausência de trabalho.
Refere-se à extraordinária transformação de uma hóstia em carne humana e do vinho em sangue humano, durante uma missa. É reconhecido oficialmente como milagre pela Igreja Católica.
A festa de Corpus Christi é uma das mais antigas do catolicismo em todo o mundo. Foi instituída pelo papa Urbano 4°, em 1264, para ser celebrada na quinta-feira após o domingo da Santíssima Trindade, que ocorre, por sua vez, no domingo seguinte ao de Pentecostes.
O Dia Internacional da Celebração do Solstício celebra-se anualmente a 21 de junho e tem como objetivo reconhecer a importância do património cultural e das tradições seculares, bem como desempenhar um papel significativo no fortalecimento dos laços entre os povos com base no respeito mútuo e nas ideais de paz e boa ...
O Ostensório ou Hostiário é um utensílio que transporta a hóstia, feito normalmente de ouro ou prata e que possui seu formato aludindo ao sol. Esse formato tem como finalidade fazer referência ao deus sol, Mitra, ou ao sol invictus (sol Invencível), que era adorado pelos romanos.
Em textos bíblico, de modo especial 1Cor 11,23-26, conforme memória recebida pelo apóstolo Paulo, Jesus tomou o pão e disse: “Tomai, isto é meu corpo.” Tendo nas mãos uma das taças de vinho que os judeus tomavam na ceia pascal - no caso, aquela tomada depois da refeição -, Jesus disse: “Isto é o meu sangue.” Jesus se ...
– Desejo que em Corpus Christi possamos sentir a presença de Jesus nas nossas vidas. – Adorar e agradecer a Cristo por sua existência entre nós é meu propósito no Corpus Christi. – Que lindo Sacramento é este em que celebramos a comunhão com o Senhor.
Qual é o significado dos tapetes de Corpus Christi?
Segundo o Padre Otaviano, os tapetes representam ramos que o fiéis jogavam na sua passagem por Jerusalém: "A Bíblia diz que Jesus foi recebido como rei em Jerusalém. O povo ia jogando ramos pela rua, formando quase um tapete para a sua passagem.
Qual a importância de celebrar a festa de Corpus Christi hoje?
Corpus Christi é uma festa tradicional da Igreja Católica, onde os fiéis celebram a presença de Cristo na Eucaristia. A eucaristia é o “reconhecimento” ou “ação de graça” em memória da morte sacrificial e ressurreição de Cristo.
A festa a Oxóssi (o Orixá da caça responsável pela fartura e alimentação do ser humano) feita no dia de Corpus Christi nos terreiros de Candomblé, tem como desígnio, celebrar o alimento, a fartura e a prosperidade. Sendo assim, ambos rituais enaltecem o sustento do corpo e da alma.