Etiqueta, também conhecida como Reiho, é a manifestação física do espírito de Rei. Zarei (arco sentado) e Ritsurei (arco em pé) são geralmente ensinados no Dojô. Esses dois tipos de Reiho são o foco da instrução, mas não são tudo.
A saudação "shomen ni rei" é uma expressão enraizada na tradição japonesa, que demonstra respeito profundo e gratidão. "Shomen" se refere a "frente" ou "centro" e "Rei" significa saudação ou reverência. Essa saudação é uma tradição fundamental que demonstra a importância da disciplina, respeito e humildade.
A palavra rei significa em japonês “respeito”, “cumprimento”, e a expressão ni rei quer dizer literalmente “cumprimento a”. Ou seja, quando o senpai fala sensei ni rei, ele está comandando o cumprimento ao sensei. Acesso em: 5 nov.
Shomen-ni-rei (正面に礼) e Otagai-ni-rei (お互いに礼): Saudações ao shomen e entre os judocas, respectivamente, reforçando o respeito pela arte e pelos colegas praticantes.
OSS é uma demonstração de respeito e é um termo levado muito a sério dentro do Jiu-Jitsu. Por isso, sempre que for se expressar usando esse termo, fale com vontade, em alto e bom tom, demonstrando respeito ao significado do termo, mas também à pessoa para quem você está falando.
O que significa “Oss”? “OSS” – (おっす) é uma expressão usada pelos praticantes de artes marciais e sua transcrição/leitura exata é OSU. Formada por dois caracteres 押す/osu (pressionar) + 忍ぶ / shinobu (suportar), significa literalmente “perseverança sob pressão”.
Os participantes fazem o Za-rei (saudação ajoelhados). Sensei ni - Agora a saudação será feita ao sensei que conduzirá o treino (ou o mais graduado) e àqueles que estiverem ao seu lado. Este(s) vira(m)-se de frente para os participantes.
O L, ou perdedor, é um gesto de mão feito estendendo o polegar direito e os dedos indicadores, deixando os outros dedos fechados para criar a letra L, interpretada como "perdedor" (do inglês, loser) e geralmente dada como um sinal de humilhação ou menosprezo.
“5.5” significa que tá tudo tranquilo. Miliciano da área é “chefe”, “paizão”, “padrinho”. “Ganso” é usuário de droga. A milícia é tratada como 'firma', e o bom dia e o "presente" são trocados pelo “hop”, saudação comum também nas Forças Armadas.
A expressão "01 não é 02" pode ser interpretada como uma forma de dizer que ele é único e incomparável, reforçando a ideia de que ele se vê como um 'rei' entre as mulheres.
Um rei é o segundo maior patamar nobiliárquico soberano, a seguir ao de imperador (título de nobreza supremo e maior status social que se pode ter) cuja dignidade normalmente abrangia territórios de maior extensão, chamados de império, por englobar mais que um reino.
1 Soberano que governa um país monárquico. 2 Aquele que exerce poder soberano ou tem direito de exercê-lo. 3 Aquele que usufrui de poder absoluto. 4 Indivíduo mais notável entre outros da sua classe, em determinada atividade.
Ritsurei (立礼) – Saudação em Pé: Significado: Mostra respeito e disposição para o treinamento. Momento de Uso: Ao iniciar e encerrar uma aula ou sessão de treinamento. Como Fazer: Os praticantes se alinham, curvam-se em direção ao Kamiza (lugar de honra) e depois em direção ao centro do tatame.
A saudação Za-rei (saudação em seiza) é a forma de cumprimento mais cerimoniosa e significa maior integração e, sobretudo, respeito mútuo entre os praticantes. Deve ser executada com calma e seriedade, sem pressas.
Deriva da palavra japonesa Ossishinobu, equivalente ao nosso bom dia ou boa tarde, é uma saudação repleta de paciência, respeito e apreciação, podendo atingir diferentes significados de acordo com a sua entoação.
A origem do termo "OSS" vem da combinação das palavras japonesas "Osu" (押す), que significa "pressionar" ou "empurrar", e "Shinobu" (忍ぶ), que significa "suportar" ou "perseverar". Juntas, essas palavras capturam a essência do jiu-jitsu: a capacidade de enfrentar desafios com determinação e resiliência.
Essa saudação apareceu pela primeira vez entre os estudantes de artes marciais antes da Primeira Guerra Mundial, substituindo a expressão Ohayo Gozaimasu, que significa "bom dia". Você pode pensar que essa expressão é bem diferente de OSS, mas sua história é semelhante à palavra portuguesa para "Você".
Oss (押忍 Ōsu, sim, senhor) é uma expressão fonética polissêmica. O primeiro kanji vem do verbo 押す (osu), que significa "pressionar" ou "empurrar", e determina a pronúncia de todo o termo. O segundo kanji vem de 忍ぶ (shinobu), que significa "suportar" ou "tolerar" e não é pronunciado.
1- Respeitar os superiores e os colegas. 2- Cumprimentar corretamente ao entrar e sair do Dojô. 3- Manter silêncio no Dojô. 4- Ajoelhar ordenadamente na chegada do Sensei.
“Osu” é reconhecido como sinal de respeito, empatia e confiança. Tradicionalmente, era pronunciado ao entrar e sair do espaço de prática, ao cumprimentar o instrutor ou colegas, ou ao assimilar um ensinamento.