Gira ou Jira(do quimbundo "nijra": "caminho") na Umbanda é a reunião/agrupamento de vários espíritos de uma determinada categoria, que manifestam-se através da incorporação nos médiuns. A gira é classificada em festiva, de trabalho ou de treinamento.
O termo gira (ou jira) vem da palavra em quimbundo nijra, que significa “caminho”, “rota” ou “via”. De um lado espiritualizado, podemos compreendê-la como o caminho que nos levará em contato divino com todas as entidades da Umbanda.
A gira é um ritual da umbanda para realização de trabalhos espirituais por meio de médiuns incorporando entidades. Na abertura são entoados cantos, saudações e defumação do ambiente.
Como é próprio dos rituais de possessão, na umbanda, a movimentação corporal se faz presente em termos de comunicação, pois por meio dela e da música, a entidade incorporada pelo médium se faz reconhecer (Rouget, 1980).
1 – As Giras do INSTITUTO CULTURAL CONFRARIA DOS PRETOS VELHOS DE UMBANDA, iniciarão às 20h00 e devem terminar até 22:00 horas, exceto em dias de homenagens ou giras especiais.
Na área de assistência, escolha um lugar para sentar e lembre que um terreiro não é local para conversas, futilidades, fofocas, vendas, vícios ou brincadeiras. Por isso, permaneça em silêncio, desligue seu celular e se deixe envolver com as vibrações positivas do local.
A iniciação é um rito de passagem, uma morte simbólica que transforma um homem comum em um instrumento do Orixá, em "elegun" um yawô, pessoa sujeita ao transe de incorporação , a emprestar seu corpo para que Orixá viva entre nós mais uma vez, por um período de horas ou dias.
A palavra "gira" é um termo utilizado na religião da Umbanda para se referir a uma cerimônia ritualística realizada pelos praticantes dessa religião. A gira é um momento de conexão com os espíritos e entidades espirituais, onde são realizadas diversas práticas, como cantos, danças, rezas e incorporações.
As Giras acontecem todos os sábados a parir das 18:00hs até 22:00hs. Horários poderão ser alteradas sem aviso prévio. OBS: Informamos que devido a pandemia, todos os atendimentos DEVEM ser agendados.
Por isso, para a Umbanda, uma religião genuinamente brasileira, Jesus é o equivalente a Oxalá, o criador. A figura de Jesus, em termos históricos, por mais que sua santidade seja dependente de cada fé que cada um tiver, possui uma relevância histórica muito grande.
Os umbandistas acreditam na existência de um deus soberano chamado Olorum (equivalente a Olódùmarè). Eles também creem na imortalidade da alma, na reencarnação e no carma, além de reverenciar entidades, que seriam espíritos mais experientes que guiam as pessoas.
Orixá Exu tem sua imagem desmistificada como ser do mal e assustador. Considerado por muitos como um ser “assustador”, o orixá Exu, cultuado nas religiões de matrizes africanas, está fortemente ligado ao negro brasileiro e a sua história.
“Em suma, Exu, quando abre os caminhos dos homens, é associado aos santos católicos e é tido como 'do bem'. Entretanto, quando fecha os caminhos dos homens, é visto como 'do mal' e comparado com as legiões de demônios que impedem o acesso dos homens aos bens do céu”, escreve o professor.
Gira ou Jira(do quimbundo "nijra": "caminho") na Umbanda é a reunião/agrupamento de vários espíritos de uma determinada categoria, que manifestam-se através da incorporação nos médiuns. A gira é classificada em festiva, de trabalho ou de treinamento.