Uma casa de sapé é uma construção tradicional feita com a utilização de capim ou palha seca, como o sapé, para a cobertura do telhado. Essa técnica construtiva é comumente encontrada em áreas rurais e remete a um estilo de habitação simples e sustentável.
Você já ouviu a expressão “banho de gato” ?? 😻😻 ➡️ No ditado popular, significa um banho rápido ou até mesmo sem muita atenção, mas se engana quem pensa que eles são animais sujos!! 🤔 Quem já levou uma lambida de um gato sabe que ele possui uma língua muito áspera.
As lambidas são bem conhecidas entre os tutores, já que o gato toma banho com a chamada “autolimpeza”. O gato possui uma língua muito áspera, perfeita para a autolimpeza. Isso auxilia a higiene felina, retirando as impurezas e os pelos mortos do corpinho do bigodudo.
Slime DIY | ABRINDO Bonecas Poopsie Fantasy Friends!
É bom banhar gato?
“De acordo com as práticas de manejo cat friendly, dar banho em gato deve ser evitado ao máximo, pois esses bichinhos se higienizam com a própria língua, limpando a grande maioria das sujeiras”, explica a veterinária da clínica Gaia Medicina Veterinária Integrativa.
O sapê (Imperata brasiliensis), também conhecido como sapé, capim-sapé e juçapé, é uma gramínea cujos caules são, após secos, utilizados para se construírem telhados de casas rústicas.
A denominação Sapé originou-se da existência de um tipo de capim abundante na região, conhecido pelos indígenas como EÇAPE, o que alumia o caminho, o que dá claridade.
Além disso, a palavra "gato" tem relação com o adjetivo espanhol gatuno; significa "ladrão", "malicioso", "aquele que furta". Na linguagem popular, várias são as expressões que depreciam a figura felina: "Fulano fez um gato na tevê a cabo."
1 Denominação comum a várias plantas da família das gramíneas. 2 V capimpeba . 3 Caule seco dessas plantas, usado na zona rural para cobrir estábulos, habitações rústicas etc.
A raça combina características oriundas da raça taurina (Angus), como a precocidade, excelente conversão alimentar e conformação frigorífica, com a rusticidade do Nelore, adaptando-se aos mais diversos ambientes, demonstrando toda qualidade e valor da raça.
BOTÂNICA designação comum, extensiva a diferentes plantas brasileiras da família das Gramíneas, cujos caules, depois de secos, são usados como cobertura de cabanas, estábulos, etc.
O sapé é uma planta perene, rizomatosa, com sementes viáveis, consti- tuindo uma séria invasora, não só das pastagens co- mo das áreas cultivadas. Comumente, como um dos métodos de controle, recomenda-se o manejo do sapé visando o esgotamento das reservas orgSni- cas (Gomide 1965).
Planta perene, de até 95 cm de altura. Folhas de 20 a 52 cm de comprimento por 0,12 a 0,18 cm de largura, planas, com densa pilosidade na face superior. Inflorescência paniculada, de no máximo 20 cm, esbranquiçada, coberta por longos tricomas, o que lhe rende uma aparência peluda e macia.
As paredes e o telhado são feitos de palha local, cuja cobertura foi feita no estilo tradicional por um mestre artesão, cujo primeiro trabalho como aprendiz foi colher um palheiro neste mesmo local.”
Gatos enxergam muito bem na penumbra. Ele precisa de 1/6 da luz que nós precisamos para enxergar no escuro. Além disso, tem 200º de visão periférica contra 180º do nosso campo visual. Isso porque ele precisa perceber a chegada de um predador.
Dar banho em gato faz mal? Não, mas o banho em gato pode causar estresse – que, combinado a outros fatores, pode acarretar em problemas de saúde. Além disso, o banho pode remover o cheiro natural do animal, que é importante para a comunicação do felino.
Sim, gato pode comer banana. Entretanto é necessário que o tutor observe alguns cuidados, pois a fruta é rica em açúcares e carboidratos, que não fazem bem ao animal. O recomendado por veterinários é oferecer o alimento em pequenas porções, sem a casca e com pouca frequência, como se fosse um petisco.