Senpai (先辈) e kōhai (後輩) são formas de tratamento baseadas no status, decididos com base na idade, importância/cargo ou tempo ao qual o indivíduo pertence a uma organização.
Ele é usado para mostrar respeito a alguém que alcançou certo nível de domínio em uma forma de arte ou alguma outra habilidade, como escritores, músicos, artistas e lutadores consumados.
É ser responsável pelo desenvolvimento da criança que você quis colocar no mundo. É estar presente sempre no crescimento da criança, colocando-a como prioridade na nossa vida. É ser parceiro da esposa na formação daquele ser que, juntos, lhe deram vida”, define o Tenente-coronel.
Quando se chama alguém pelo seu nome em japonês, acrescenta-se o título honorífico SAN depois do nome. Quando se fala com meninas, pode-se acrescentar CHAN depois do nome. Já com meninos, acrescenta-se KUN depois do nome.
Assim, senpai é aquele que chegou antes de você. Normalmente é usado em ambiente escolar e universitário para se referir aos seus veteranos. Mas também pode ser usado em um contexto de trabalho ou mesmo de experiência de vida.
Secretaria de Meio Ambiente – SAMA é um órgão da Administração Direta, do Município de Joinville (SC), responsável por executar as funções de meio ambiente, gestão das áreas de proteção ambiental, unidades de conservação, parques municipais de lazer, arborização de ruas, praças e jardins, fiscalização e licenciamento ...
''Paisen'' é a mesma palavra, mas falada de forma errada propositalmente por quem é próximo do Senpai como forma de fazer graça. Como os japoneses são muito formais essa gíria seria considerada rude, sendo adequada para se usar somente com amigos e pessoas íntimas.
De forma simples, senpai 先輩 significa “veterano”, enquanto kōhai 後輩 significa “novato”. Senpai se refere a alguém que está acima na hierarquia e vale para a escola, trabalho, clube esportivo ou organização. Eles devem atuar como mentores dos kōhai e assumir a responsabilidade por eles.
O sensei é o instrutor/mestre, a pessoa principal que dá as aulas e ajuda os alunos transmitindo a eles os conhecimentos teóricos e práticos, além disso o sensei ajuda na criação de valores para muitos de seus praticantes, que favorecem a construção de uma boa índole da pessoa.
O Going Luffy-senpai é o navio do Barto Club, com o desenho baseado em ambos Monkey D. Luffy e o ex-navio dos Chapéus de Palha, o Going Merry. Ele tem uma estátua de Luffy na proa e uma de Tony Tony Chopper na popa.
Senpai tem 18 anos, confirmado por Moawling no Twitter. Conforme mostrado em uma peça de arte conceitual, Senpai originalmente teria heterocromia, conforme confirmado por PhantomArcade em um post no Twitter.
A palavra para morte em japonês é 死 (shi). Este termo, embora simples, carrega um peso cultural e emocional profundo, refletindo aspectos importantes da cultura japonesa.
Sama. Trata-se de uma forma de tratamento mais respeitosa e formal, reservada a pessoas importantes, como membros do governo e realeza, chefes e até mesmo deuses. No dia a dia, também é usado com clientes.
Se já assistiu um animê ou leu um mangá já deve ter ouvido os personagens serem chamados de -san, -chan, -sensei ou talvez -kun. São os honoríficos da língua japonesa, usados da mesma forma que “senhor” e “senhora”, embora não seja tão simples.
“Dizer "Abbà" é algo muito mais íntimo, mais comovente do que simplesmente chamar Deus de "Pai". Eis porque alguém propôs traduzir esta palavra aramaica original "Abbà" como "Papai" ou “Babbo" (ndr - em italiano) (...).
Gálatas 4,6: E porque sois filhos, enviou Deus aos nossos corações o Espírito do seu Filno, que clama: Abbá, Pai! Respeitando a intenção do autor sagrado, normalmente os tradutores conservam o termo hebraico “Abbá”, transliterado em português, e se traduz o termo grego que o acompanha (Πατήρ), pai.
Nós somos filhos no Filho, Jesus. Isso é algo muito profundo porque, enquanto as outras religiões podem chamar a Deus de Pai por metáfora; nós podemos chamar a Deus de Pai pela graça. Jesus chama a Deus de Pai por natureza, nós chamamos a Deus de Pai porque recebemos a graça de sermos filhos.