Desde a China, que restringe o acesso a várias plataformas desde 2009, até a recente decisão da Rússia de bloquear o X em meio a conflitos, a lista de nações que restringem redes sociais é longa e diversa: Mianmar, Irã, Coreia do Norte, e Turcomenistão também fazem parte deste grupo.
Bielo-Rússia, Omã, Paquistão, Catar, Síria, Tailândia, Turquia e Uzbequistão. Todos esses países aplicam algum tipo de restrição ou proibição aos usuários de rede social.
Na versão chinesa do aplicativo, que recebeu o nome Douyin (抖音), o conteúdo é bastante diferente. O principal motivo para esse app exclusivo é que as leis da China são rigorosas com as plataformas e redes sociais. Mas isso não impede os curiosos ao redor do mundo de encontrar maneiras de acessar o conteúdo chinês.
Por que alguns governos veem TikTok como ameaça - e o que diz a rede social
Qual o país que é proibido usar internet?
Mas além da China, há outros países onde o acesso à Internet não é totalmente livre, como o Irão, Egito, Mianmar, Bielorrússia, Síria, Cuba, Uzbequistão, Vietname, Emirados Árabes Unidos, Arábia Saudita, Etiópia, Paquistão, Bahrein, Sudão, Gâmbia, Tailândia, Rússia e Cazaquistão.
Eritreia Por essa razão, a Eritreia é um dos países com o menor número de conectados no planeta: apenas 1% da população do país tem acesso à Internet. Quando se trata de restringir o acesso dos seus cidadãos à rede mundial de computadores, o país africano só costuma perder para o número 1 da nossa lista...
Popularizada em 2019, o TikTok é uma rede social destinada para o compartilhamento de vídeos curtos, tendo mais de 1 bilhão de usuários mensalmente. Porém, nesta quantidade não estão incluídos os chineses, pois eles não conseguem ter acesso à rede.
China: O governo chinês tem leis rigorosas para assegurar o controle social. Redes sociais como o Facebook, Instagram e o Twitter, não funcionam na China.
O WhatsApp começou a funcionar livremente e de forma consistente para alguns utilizadores na China, apesar de estar em vigor uma proibição governamental àquele serviço de mensagens instantâneas. É um fenómeno incomum num país que tem algumas das restrições mais severas sobre a internet.
O TikTok está proibido em outros países? Se o projeto se tornar lei nos EUA, poderá inspirar medidas semelhantes em outros lugares. O TikTok já está proibido na Índia, que era um dos maiores mercados do aplicativo antes de ser proibido em junho de 2020. Também está bloqueado no Irã, Nepal, Afeganistão e Somália.
O acesso ao YouTube na China é proibido. O início do bloqueio foi em 2009. Até hoje não é permitido que cidadãos usem a rede. Qualquer outra plataforma de vídeos é regida por regras rígidas.
Virginia cancela viagem à China após descobrir que Instagram é proibido no país; entenda a restrição. A influenciadora Virgínia Fonseca revelou neste domingo (16) que desistiu de uma viagem de 20 dias à China após descobrir que o país proíbe o uso do Instagram.
1. Redes Sociais. Em princípio, o acesso a praticamente todas as redes sociais estrangeiras é bloqueado na China, seja por meio de seus sites ou por meio de seus aplicativos, nos smartphones. Destaco, por exemplo: Facebook, Twitter, Instagram, Google Plus, Pinterest, Tumblr, Flickr, Badoo, Tinder, dentre outras.
Bielo-Rússia, Omã, Paquistão, Catar, Síria, Tailândia, Turquia e Uzbequistão. Todos esses países aplicam algum tipo de restrição ou proibição aos usuários de rede social. 14 novembro 2023. O Nepal proibiu o TikTok, da China, porque o conteúdo da rede social "era prejudicial à harmonia social".
O principal motivo para esse app exclusivo é que as leis da China são rigorosas com as plataformas e redes sociais. Mas isso não impede os curiosos ao redor do mundo de encontrar maneiras de acessar o conteúdo chinês.
O Brasil é o 2º país em número de usuários de Instagram, atrás só dos Estados Unidos. Entre os entrevistados da nossa pesquisa, percebemos que a popularidade da rede segue crescendo, já que saltou de 84% para 92% o percentual de usuários que entram no Instagram pelo menos uma vez por dia.
Por que o TikTok é proibido no Japão? Os legisladores americanos alegam que o TikTok poderia ser usado para coletar dados de cidadãos americanos, além de censura de conteúdo e danos à saúde mental das crianças.
Por que o presidente dos Estados Unidos queria proibir o uso do TikTok?
Por que os EUA vão bloquear o TikTok? A principal alegação do governo americano é a preocupação com a segurança nacional, já que as autoridades acreditam que o TikTok pode ter acesso aos dados sensíveis dos usuários americanos e que essas informações podem ser compartilhadas com o governo chinês.
O TikTok é de propriedade da ByteDance, uma empresa chinesa de tecnologia da Internet que possui várias plataformas de conteúdo em todo o mundo (Douyin, Toutiao, Xigua Video, Helo, Lark, Babe).
No Brasil, 36 milhões de pessoas não têm acesso à internet, o dado é da pesquisa TIC Domicílios de 2022. A região Sudeste possui o maior número de pessoas sem internet, com 42%, já a região Nordeste aparece em segundo lugar com 28% dos casos.