O que significa sentir cheiro de carniça no nariz?
O mal cheiro nasal geralmente está relacionado a algum processo inflamatório como rinite, sinusite, resfriado ou gripe. Mas também pode ser algum processo infeccioso bacteriano devido as feridas e inchaço relatados. O ideal é procurar um otorrino para melhor avaliação, orientação e tratamento.
O cheiro de carniça é causado pela decomposição de matéria orgânica, que libera gases como metano, amônia, dióxido de carbono e sulfeto de hidrogênio. Esses gases combinados podem causar irritação em olhos, garganta e vias aéreas, sobretudo se a concentração, exposição e sensibilidade a eles forem grandes.
Cacosmia ("mau cheiro no nariz") é um sintomas que pode ser causado por diversas doenças, dentre elas, corpos estranhos nasais, Rinossinusite aguda ou crônica ("sinusites"), tumores e Rinite Atrófica Ozenosa (Ozena). Este achado de "sinusopatia" ao exame deve ser avaliado por um otorrinolaringologista.
E antes de fazer cara feia para o assunto, saiba que essa sujeira que fica nas nossas cavidades nasais nada mais é do que uma mistura de substâncias e células da parede interna do nariz, juntamente com partículas que entram junto com o ar que respiramos.
Podemos estar mesmo diante de um foco sinusal, onde a retenção de muco e secreções por período e quantidade variáveis poderá levar a um crescimento bacteriano secundário e consequentemente resultar em mau cheiro.
O sintoma pode ser causado por lesões nasais, obstrução do canal nasal (como desvio de septo), rinite, sinusite, infecções que atinjam o nariz, ou ainda problemas neurológicos (como Alzheimer e Parkinson), câncer e determinados medicamentos.
Quando o cheiro ruim no nariz for persistente e/ou acompanhado de outros sintomas, é aconselhado consultar o otorrinolaringologista ou clínico geral, para fazer uma avaliação completa e indicar o tratamento adequado, que pode incluir o uso de medicamentos orais, descongestionantes e, em alguns casos, a psicoterapia.
Aqui estão algumas medidas que podem ajudar a melhorar o odor da respiração: Escove os dentes pelo menos duas vezes ao dia e use fio dental diariamente para remover resíduos de comida e placa bacteriana, que podem causar mau hálito.
Se o seu nariz parece um deserto, ressecado, obstruido, com crostas e até sangramentos, você pode estar enfrentando a rinite atrófica. Essa condição, que também pode ser chamada de ozena, é mais comum do que se imagina e pode ter um impacto significativo na qualidade de vida.
Tem um cheiro característico e, é irritante quando inalada, e o nariz é geralmente o primeiro a sentir os sintomas da exposição. Caso seja inalada, pode causar tosse, chiado no peito, falta de ar, asfixiar e queimar as vias aéreas superiores.
Gosto e cheiro de sangue NÃO são sintomas de doença alérgica. É necessário que procure um médico (otorrinolaringologista) para examinar suas narinas boca e garganta. Muitos pacientes apesentam sangramento nasal após uso crônico de medicamentos tópicos para desentupir as narinas.
O mal cheiro nasal geralmente está relacionado a algum processo inflamatório como rinite, sinusite, resfriado ou gripe. Mas também pode ser algum processo infeccioso bacteriano devido as feridas e inchaço relatados. O ideal é procurar um otorrino para melhor avaliação, orientação e tratamento.
Fantosmia, também chamada de alucinação olfativa ou odor fantasma, é sentir um odor que não está realmente lá. Pode ocorrer em uma narina ou em ambas. A fantosmia desagradável, cacosmia, é mais comum e é frequentemente descrita como cheirar algo que está queimado, sujo, estragado ou podre.
No caso de uma sinusite, o muco para de circular, fica acumulado e permite que as bactérias tomem sua boca, com um odor desagradável. Se você acha que seu mau hálito tem a ver com uma sinusite, pode ser o momento de consultar seu clínico geral ou um especialista em ouvido, nariz e garganta, otorrinolaringologista.
A halitose geralmente está associada à existência de cáries e a má higiene bucal, porém pode ter outra origem como a respiratória, (sinusite e amidalite) digestiva, (erupção gástrica, dispepsia, neoplasias e úlcera duodenal) e a de origem metabólica e sistêmica (diabetes, enfermidades febris, alterações hormonais, ...
Experimente levar para o seu banho um sabonete para tirar mau cheiro do corpo que seja antisséptico ou antibacteriano. Depois, seque bem as áreas que tendem a ficar úmidas, como axilas, a área íntima e os dedos dos pés. Caso seja necessário, use um secador para garantir que os resquícios de água foram eliminados.
Geralmente, se sintomas como dor de cabeça, congestão nasal e tosse persistirem por mais de 10 dias ou piorarem após 5-7 dias, pode ser uma infecção bacteriana. Além disso, a presença de febre alta e secreção nasal espessa e colorida também são indicativos.
A infecção é considerada grave quando o paciente apresenta sintomas intensos, tais como secreção amarelada e purulenta, dor e sensação de peso na face, tosse, febre acima de 39°C, edema ou inchaço no rosto e pálpebras, alteração visual ou na movimentação dos olhos e prostração intensa.
Uma forma de saber se você tem mau hálito é cobrir sua boca e nariz com a mão, exalar e sentir o hálito. Uma outra forma é perguntar a alguém em quem você confia como está o seu hálito. Halímetros já existentes no mercado oferecem um diagnóstico mais preciso.
Mas você sabe o que causa a situação? A rinossinusite bacteriana, por se tratar de uma inflamação e infecção no nariz e seios da face, pode se iniciar a partir de um resfriado que não evolui bem, de uma infecção bacteriana específica ou até mesmo de uma complicação dentária.
O vinagre pode ser utilizado para acabar com o mau cheiro causado por substâncias alcalinas (básicas), como o cheiro de peixe podre, de mofo e de gordura fétida. Ouça o texto abaixo! Na limpeza de casa, em diversas situações, é possível fazer uso de vinagre para acabar com mau cheiro.
Os malcheirosos. Esse caso costuma ser bem comum, quem nunca passou por um constrangimento por causa do cheiro forte de um 'pum'? Apesar de engraçado, isso pode ser um sinal para uma pequena alteração na dieta regular que você ingere.