Os filhos de Oxalá são vaidosos eles estão sempre preocupados em ostentar boa aparência e em serem agradáveis. Na maioria das vezes, andam com a postura reta, que representa sua natural elegância. Tem gostos caros e apreciam especialmente um bom vinho, geralmente é a bebida preferida de alguns filhos de Oxalá.
Os filhos de oxalá se apegam muito às pessoas e têm o sonho de tornar o mundo um local melhor para se viver. Com seu jeito calmo, escrupuloso e honesto, tentam pregar aos outros o que é certo e como isso pode contribuir para um mundo melhor.
O símbolo de Oxalá é a pomba branca, e seus elementos são o céu e o ar. A saudação a Oxalá é “Epa Oh Babá, Odu a Babá”. Os filhos de Oxalá são descritos como pessoas remosas, lentas e perfeccionistas, com forte senso ético (procurando fazer as coisas corretamente), evitando práticas prejudiciais.
Característica comportamental: Generosos, orgulhosos, caráter firme, reservados, dificilmente mudam seus planos baseados na opinião de terceiros, dificilmente baixam a sua cabeça para uma outra pessoa, mesmo que isso lhes custe alguns dissabores.
É o responsável pela saúde física e mental, por isso é invocado nos momentos de enfermidade. Na angústia ou impaciência, é a Oxalá que devemos recorrer, pois como ele tem poder sobre a cabeça ele certamente nos atenderá. Oxalá têm vários títulos ou denominações, como por exemplo: Òṣàgiyán-Oxaguian.
Exu Lálú é o justo mensageiro de Bàbá Òsàfuru (Oxalá, que além de usar um cajado especial, tem o poder do sono físico). Lálú também tem ligação com Ògún, Odé e Sàngó.
Oxalá é o Orixá regente do signo de Aquário, conferindo a estes nativos a vontade de alcançar sua liberdade financeira e profissional. Além disso, a poderosa entidade, assim como os aquarianos, conta com grande criatividade e está sempre disposta a tomar partido pela paz.
as incorporações somente ocorrem na vibração dos Orixás Básicos e OXALÁ não é Orixá Básico. Portanto, não há incorporação na vibração de OXALÁ. (ver texto extraído do livro retromencionado no Anexo 000).
Mais velho, senhor de todas as possibilidades e Pai da Criação nas religiões de matriz africana, Oxalá é o mais respeitado entre todos os orixás. O pouco para ele se torna muito, não para si, mas para dividir com os outros.
Oxalá tinha três esposas, sendo a principal uma filha de Oxum que cuidava das suas ferramentas. As outras esposas tinham inveja dessa filha de Oxum, e certa vez jogaram as ferramentas sagradas de Oxalá no mar, mas a filha de Oxum as encontrou dentro de peixes.
Oxalá é Orixá maior da Umbanda, Ele é a própria Umbanda em sua magnitude, sua cor é o branco, representando a paz, o amor, a bondade, a limpeza, a pureza espiritual, enfim, tudo aquilo que possa indicar positividade. Os domínios de Oxalá são todas as pessoas e todos os lugares.
Esse deus não come ou bebe qualquer tipo de bebida alcoólica e abomina o sangue – suas comidas são todas brancas. Para agradá-lo, ofereça canjica, acaçá, água de coco e água de arroz. Ele também gosta de nozes, castanhas, amêndoas e flores brancas, em especial lírios e copos-de-leite.
Por causa de outra lenda, em que Exu suja suas roupas brancas por três vezes com sal, azeite de dendê e carvão, estes elementos também se tornaram restrição aos filhos de Oxalá.
Os filhos de Oxalá tendem a serem muito queridos por onde passam, fazendo muitas amizades verdadeiras e principalmente alcançando uma grande quantidade de admiradores. Isso acontece não apenas pelo seu jeito calmo e carismático, mas também pela sua postura diante da vida e o respeito com as outras pessoas.
Já para as religiões de matriz africana, o ano de 2024 será regido pelos orixás Exu e Obaluaê (ou Omulu). Enquanto Exu é o orixá da comunicação e da linguagem, atuando como mensageiro entre os seres humanos e as divindades, Obaluaê é o orixá da doença e da cura. “Exu vai abrir os caminhos e ficar à frente.
Ave sensível e pacífica, de voo sereno e elegante, o pombo foi visto como uma ave sagrada por alguns povos e enaltecido por outros como animal protetor, símbolo de paz e harmonia.
Oxalá é o pai de todas as coisas geradas na terra. Ele protege os nascidos entre 21/01 e 19/02. Esse Orixá é aquele que ama independente de qualquer coisa ou julgamentos, fazendo com que seus regidos sejam pessoas pacatas, sempre dispostas a tomar partido pela paz.