Podem ser de sangue, por adoção ou de coração. Com tantas definições, alguns significados são soberanos: avós são afeto, referência, amor e independência. Só assim, a relação com os netos, e com os filhos, será construtiva e saudável, defendem especialistas em família.
Ser avó é ver no neto alguém que pode ajuda-la, ser avô é sentir sua vida multiplicada. Ser avô é saber que nada vai acabar, ser avó é saber que se acabar, acabou bem, muito bem. Precisamos de saúde mental corporal e espiritual, para desfrutar de tudo que este momento da vida, pode nos proporcionar.
Constatou-se que os avós são figuras importantes no suporte emocional, apoio, carinho e afeto tanto para seus filhos como para os netos. Essas figuras são importantes fontes de apoio no contexto da gravidez na adolescência, de netos com deficiência e do aleitamento materno.
Os avós desempenham um papel de extrema importância na educação dos netos, além de contribuir para o desenvolvimento emocional, social, intelectual e afetivo. A relação entre avós e netos é única e especial, trazendo benefícios valiosos para ambas as partes.
Neto é o filho de um filho ou filha, em relação aos pais destes que por sua vez são seus avós. Apesar de, em geral, haver grande diferença de idade, atualmente é possível ver netos e avós juntos em atividades que exigem boa forma física e resistência, bem como artes marciais ou andar de bicicleta.
O que é ser avô e avó - depoimento de Roberto e Maria de Lourdes
Qual é a importância dos netos na vida da avó?
A conexão com os netos também é muito importante e positiva para os avós, especialmente para a saúde mental. Acredita-se que esse vínculo possa promover o bem-estar emocional e, assim, proporcionar um envelhecimento mais saudável.
Além de criar memórias afetivas, incentivar o vínculo com os avós contribui para um bom desenvolvimento da criança. Eles participam da criação, só que desta vez como um suporte de forma leve com muito amor, pois se consideram “pais duas vezes” e muito podem contribuir para o estreitamento dos laços da família.
Antes de tudo, um grande ensinamento é a paciência dos avós com os netos. Eles ensinam a valorizar os pequenos gestos como agradecer, pedir licença, pedir desculpas, ser fraterno e solidário com as pessoas. Dedicam tempo para brincar e conversar com os netos, ensinam músicas antigas e contam belas histórias.
Quando moram perto, os avós são uma das principais redes de apoio para mães e pais no cuidado com as crianças. É para a casa da avó que elas vão quando não têm aula, no fim de semana, ou sempre que precisar.
Sou muito grato por ter você em minha vida. Vovô, suas palavras de incentivo sempre me deram força para seguir em frente. Obrigada por acreditar em mim. Agradeço por todos os momentos que passamos juntos, desde a infância até hoje.
Ser avô ou avó pela primeira vez é uma experiência emocionante e gratificante, uma oportunidade de vivenciar o desenvolvimento de uma pessoa sob uma nova perspectiva, trazendo consigo toda a sabedoria acumulada ao longo dos anos.
Historicamente, em nossa sociedade, os avós desempenham um papel bastante especial. Eles cuidam, educam e transmitem amor e conhecimento aos netos, e, em muitas famílias, assumem a função de pais. Mas, além de toda questão social e emocional, o que a genética tem a dizer sobre esse vínculo entre avós e netos?
Os avós são a maior ligação com a história da sua família e de como tudo aconteceu. E eles são os portadores dessa história para seus netos. O convívio da criança com os idosos da família irão ajudar o pequeno a se localizar nesse mundo tão grande, criar identidade e trazer a sensação de pertencimento.
Um estudo publicado na revista científica The Royal Society, no mês passado, mostrou que as avós possuem mais atividades neurológicas nas áreas do cérebro relacionadas à afetividade com os netos do que com os filhos.
Vovô se escreve de um jeito, Que vovó não escreve não, O vovô leva chapéu. A vovó leva grampinho. Pois acento circunflexo, é igual a um chapeuzinho Na vovó o acento agudo deixa tudo bem certinho.
A canção fala sobre um menino que está prestes a deixar sua avó, uma situação que evoca a ideia de crescimento e partida, temas universais e atemporais. A repetição do verso 'vai deixar, vai deixar' reforça a inevitabilidade desse momento de separação, que é uma experiência comum na jornada humana.
Os avós representam segurança, confiança e um amor incondicional. São o ponto de partida e a base para continuar evoluindo. Nossos filhos, que foram educados por nós e que por lógica aperfeiçoaram a educação que receberam, agora educam seus filhos.
"A sabedoria dos avós ilumina nosso caminho com carinho." "Avós, obrigado por cada história e cada conselho cheio de amor, vocês são muito especiais para mim!" "O amor dos avós é um presente que abraça o coração." "Avós são aqueles que transformam o simples em especial com amor."