O livro de Marcos relata o ministério, a morte e a Ressurreição de Jesus Cristo em um relato abrangente que se concentra nas ações poderosas do Salvador. A primeira delas é a Expiação, que Marcos destacou como central para a missão de Jesus como o Messias há muito prometido.
O Evangelho de Marcos retrata a morte de Jesus como um sacrifício expiatório pelo pecado. A cortina do Templo, que servia como uma barreira entre a santa presença divina e o mundo profano, rasga no momento da morte de Jesus - simbolizando o fim da divisão entre o homem e Deus.
Conhecido como “Evangelho Querigmático” – pois relata com profundidade o primeiro anúncio (querigma) – o texto de São Marcos fala de Jesus principalmente como o Filho do Homem, o servo enviado por Deus, que viveu e se sacrificou. Também aborda o temor diante da santidade divina.
A principal missão do evangelista Marcos foi descrever e transmitir as principais pregações de Pedro sobre Jesus. São Marcos tornou-se um grande modelo, pois seguiu com fidelidade a ordem de ir pelo mundo inteiro pregando o evangelho a toda criatura.
O livro de Marcos relata o ministério, a morte e a Ressurreição de Jesus Cristo em um relato abrangente que se concentra nas ações poderosas do Salvador. A primeira delas é a Expiação, que Marcos destacou como central para a missão de Jesus como o Messias há muito prometido.
Escritura em Foco: Evangelho de Marcos - A Mensagem dos Evangelhos
O que Jesus representa no livro de Marcos?
Marcos vai, ao longo do Evangelho, demonstrar que Jesus é o Cristo, o messias filho de Deus, mas não o messias do poder, nem do prestígio, nem da pureza, nem da Lei, nem da religião burguesa, mas o messias servo sofredor. Por isso Marcos faz Theologia crucis.
Entre os temas importantes em Marcos estão as perguntas de quem era Jesus e quem entendia Sua identidade, bem como o papel do discípulo como alguém que deve “tomar a sua cruz e seguir a [Jesus]” (Marcos 8:34).
Marcos nos apresenta Jesus como o "Servo Sofredor", como o servo em ação, aquele que veio não para ser servido, mas para servir a toda a humanidade, resgatando-nos do pecado. O evangelho de Jesus Cristo, Filho de Deus, mostra-nos a sua humilhação até a morte e morte de cruz para nos conduzir novamente a Deus.
Embora o evangelho de Marcos seja primariamente histórico, também recebe forte coloração teológica. O primeiro versículo nos dá a nota chave: “… evangelho de Jesus Cristo, Filho de Deus”.
O ponto central do evangelho e do cristianismo é a ressurreição de Jesus Cristo. Diferente de outras religiões, nós cremos que Deus ressuscitou Jesus dos mortos e que Ele está vivo.
Segundo o Evangelho de Marcos, foi na Galileia que Jesus realizou grande parte de sua atividade missionária. Voltar à Galileia é assumir o seu projeto, e isso causa medo. Acreditar que Deus o ressuscitou é reafirmar a fé em Deus como o Senhor da vida. Apesar do medo, há grande esperança para os que seguem Jesus.
O Evangelho foi escrito por volta de 70 d.C., em Roma ou na Palestina. Época em que Israel vivia em confronto com o poderio romano. Por causa disso, a comunidade vivia na expectativa de que Jesus voltasse logo, como rei triunfante.
Marcos tinha como alvo o público gentio, especialmente o romano. Marcos é um evangelho de ação. O uso frequente de “imediatamente” e “então” mantém a sua narrativa em constante movimento. Jesus aparece em Marcos como o servo (Mc 10:45) que veio para sofrer pelos pecados de muitos.
No Evangelho, Marcos anuncia as boas novas sobre Jesus, enfatizando a sua atuação em toda a Terra. Cristo visita diversos lugares, sempre anunciando a vinda do reino de Deus, catequizando multidões, realizando milagres e curando os enfermos.
Quais são as características do Evangelho de Marcos?
“No evangelho de Marcos, Jesus proíbe sistematicamente que alguém publique ser ele o Messias (ou 'Cristo', em grego), sejam os demônios que o reconhecem como vencedor ao serem expulsos, seja alguém que é curado, seja Pedro que dos milagres deduz ser ele o Messias (8,29).
Qual era a profissão de Marcos antes de seguir Jesus?
Marcos foi considerado o “estenógrafo” de Pedro e seu Evangelho foi escrito entre os anos 50 e 60. Segundo a tradição, ele transcreveu a pregação e as catequeses de Pedro, dirigidas, sobretudo, aos primeiros cristãos de Roma; porém, ele as escreveu sem elaborá-las ou adaptá-las a um esquema pessoal.
João Marcos era judeu e ainda criança quando conheceu Jesus. Foi batizado por São Pedro, de quem foi discípulo e seguidor. Quando discípulo de Pedro, começou a escrever sobre a vida de Jesus e seus textos se tornaram o Segundo Evangelho. Seu Evangelho é o mais curto e fala com emoção a paixão e sofrimento de Cristo.
Marcos foi escrito por uma comunidade com forte presença de galileus, gregos, romanos e outros estrangeiros. Antigamente se falava que ele foi escrito em Roma, mas hoje cremos que ele foi escrito no norte da Galileia. Atribui-se a autoria deste evangelho a João Marcos (At 12) que foi amigo de Barnabé, Paulo e Pedro.
Resumo. Resumo: Há três parábolas no capítulo 4 do Evangelho de São Marcos cujo ponto central é a 'semente'. Além da “parábola do semeador” (4,1-8), duas outras com menor desenvolvimento são apresentadas (4,26-29.30-32), seguidas de uma breve conclusão (4,33-34).
O leão foi associado a São Marcos porque seu evangelho principia mencionando João Batista, missionário que prepara o caminho e anuncia a vinda de Jesus, e sua voz é a que clama no deserto (Vox clamantis in deserto).
A obra de Marcos divide-se em duas grandes partes, tendo como eixo a passagem de 8,29. A primeira parte expõe ou tenta responder as questões: Quem é este? Que reino é esse que Ele anuncia? Em 8,29 a pergunta é: Este é messias?
O motivo de estar sempre a caminho é sua paixão por comunicar a Boa Notícia de Deus: “O tempo já se cumpriu, e o Reino de Deus está próximo”. Marcos define assim o conteúdo do ensinamento de Jesus como “Boa Nova” e é preciso estar com ele para viver e descobrir o “Reino de Deus que está próximo”.