O termo xógum representa o título oficial do governante militar nacional do Japão, designado pelo imperador. No Japão feudal, que se estendeu do início dos anos 1600 até o final do século XIX, os xóguns eram nomeados como uma linha de governadores militares até a Restauração Meiji.
O Xogunato era um regime feudal existente no Japão até à Idade Moderna. Semelhante ao feudalismo, porém com características orientais. Além de proprietário rural, o xogum também era um chefe militar. Devia obediência ao imperador, porém os seus comandados deviam obediência somente ao xogum.
Os samurais serviam a um senhor, geralmente um daimiô, espécie de senhor feudal do Japão. Do século XII até o XIX, os daimiôs tiveram grande poder e foram as principais lideranças nos xogunatos, sistema de governo em que um xogum, nomeado pelo imperador, governava o Japão.
Minamoto No Yoritomo: o primeiro shogun do arquipélago japonês. Outra figura chave na história japonesa, Minamoto no Yoritomo (Yoritomo do clã Minamoto) é famosa por ser o primeiro shogun (uma espécie de líder). Ele foi o fundador do primeiro xogunato, o de Kamakura.
Tudo o que sei é que o Imperador não tinha poder real, exceto por ser um modelo ou símbolo como chefe de estado, mas o Shogun era o verdadeiro ditador militar.
O Shogun, que conferia seu título à denominação deste regime, era ao mesmo tempo senhor de terras e líder militar. Ele se submetia ao soberano do Japão, mas seus subordinados serviam apenas a este general e condutor político. Historicamente o Japão conheceu três xogunatos.
Anjin – Significa “piloto” em japonês, o nome pelo qual John Blackthorne é chamado quando chega ao Japão em Xógum. Ashigaru – Um soldado de infantaria. Eles lutavam com espadas, lanças, arcos e armas, sob o comando de samurais.
A série é ambientada no Japão de ano de 1600, quando eclodiu a batalha de Sekigahara, uma guerra civil que mudou completamente o cenário político e social do país.
No Japão feudal, as mulheres samurais, conhecidas como Onna Bugeishas, eram treinadas na arte de manejar a naginata e a adaga kaiken para proteger seus lares.
O samurai mais famoso de todos os tempos foi Miyamoto Musashi (1584—1645), um guerreiro que veio do campo, participou da batalha de Sekigahara e iniciou um longo caminho de aperfeiçoamento. Ele derrotou os Yoshioka em Edo (atual Tóquio) e venceu o combate com outro grande samurai, Sasaki Kojirō.
Mas a trama se inspira (e muito) em eventos e personagens reais do Japão feudal. A série começa no ano de 1600, logo após a morte do Taikō, o líder militar de todo o país. Isso é fato: na vida real, Toyotomi Hideyoshi foi um grande lorde feudal que completou a unificação do país e morreu em 1598.
A lenda Maurício Shogun Rua se despediu dos octógonos oficialmente neste sábado, no UFC 283, realizado na Jeunesse Arena, no Rio de Janeiro. Diante do ucraniano Ihor Potieria, o brasileiro acabou derrotado por nocaute técnico no primeiro round.
A região de Shizuoka é onde se verifica a maior concentração de dekasegi nipo-brasileiros, especialmente em Hamamatsu e Oizumi, onde os sinais de trânsito também estão em português. Segundo Juvenal Shintaku, cerca de 15% dos habitantes de Oizumi falam português como primeira língua.
Os Portugueses chegaram ao Japão em 1543. O Japão era conhecido desde o tempo de Marco Polo, que lhe chamou Cipango. Mas foram efetivamente os portugueses os primeiros europeus a chegar ao Japão.
Com notável habilidade narrativa, James Clavell leva o leitor através de um emocionante épico que expõe as terríveis implicações por trás das palavras amor, poder, virtude e honra na milenar cultura japonesa.
Ishido tem esperanças em forçar Toranaga ao castelo e, na presença de todos os regentes, ordenar Toranaga a cometer suicídio. Para livrá-lo desta situação, Mariko se oferece para ir até o castelo de Osaka e enfrentar Ishido, a fim de libertar todos os reféns.
O nome vem de saburau (侍う) e significa “servo, protetor ou aquele que serve.” Presente em diversos registros, tanto japoneses, quanto jesuítas, Yasuke é considerado o primeiro samurai estrangeiro da história do país. A serventia de Yasuke como samurai de Nobunaga, entretanto, durou pouco.
Sama. Trata-se de uma forma de tratamento mais respeitosa e formal, reservada a pessoas importantes, como membros do governo e realeza, chefes e até mesmo deuses.
O L, ou perdedor, é um gesto de mão feito estendendo o polegar direito e os dedos indicadores, deixando os outros dedos fechados para criar a letra L, interpretada como "perdedor" (do inglês, loser) e geralmente dada como um sinal de humilhação ou menosprezo.
Tokugawa Ieyasu (1543 - 1616) considerado o maior shogun que já existiu na história do Japão, foi um dos "Três Grandes Unificadores" do país (os outros dois sendo Oda Nobunaga e Toyotomi Hideyoshi), instaurou o bakufu (xogunato, em japonês) Tokugawa que perduraria por 265 anos.
Enquanto Ishido ainda vai tentar lutar para se sagrar vitorioso, vemos que ele está ciente de que vai perder. No livro de James Clavell, o personagem sai derrotado e acaba sendo enterrado na areia até o pescoço, morrendo três dias depois.