A saudação "shomen ni rei" é uma expressão enraizada na tradição japonesa, que demonstra respeito profundo e gratidão. "Shomen" se refere a "frente" ou "centro" e "Rei" significa saudação ou reverência. Essa saudação é uma tradição fundamental que demonstra a importância da disciplina, respeito e humildade.
Shomen-ni-rei (正面に礼) e Otagai-ni-rei (お互いに礼): Saudações ao shomen e entre os judocas, respectivamente, reforçando o respeito pela arte e pelos colegas praticantes.
Os participantes fazem o Za-rei (saudação ajoelhados). Sensei ni - Agora a saudação será feita ao sensei que conduzirá o treino (ou o mais graduado) e àqueles que estiverem ao seu lado. Este(s) vira(m)-se de frente para os participantes.
“OSS” – (おっす) é uma expressão usada pelos praticantes de artes marciais e sua transcrição/leitura exata é OSU. Formada por dois caracteres 押す/osu (pressionar) + 忍ぶ / shinobu (suportar), significa literalmente “perseverança sob pressão”.
Depois de verificar que todos os Karatekas estão devidamente alinhados e prontos para a aula, o Senpai convida-os a saudar o Sensei (Sensei ni Rei) e depois deste também cumprimentar os Seito, o Sensei pedir-lhes-á para olhar para o lado do Shimozeki (Migi/Hidari mite) e para saudar o Senpai (Senpai ni Rei).
Kiotsuke! Significa atenção, equivalente ao ''sentido!'', utilizado pelos exércitos. Significa que a primeira saudação será feita ao Shomen, equivalente ao ''direita volver'', é o momento de virar para frente para a parte principal do dojo.
A expressão OSS foi criada na Escola Naval Japonesa, e é usada universalmente para expressões do dia-a-dia como “sim”, “por favor”, “obrigado”, “entendi”, “desculpe-me”, para cumprimentar alguém, etc bem como no mundo do Karatê para quase qualquer situação onde uma resposta seja requerida.
O L, ou perdedor, é um gesto de mão feito estendendo o polegar direito e os dedos indicadores, deixando os outros dedos fechados para criar a letra L, interpretada como "perdedor" (do inglês, loser) e geralmente dada como um sinal de humilhação ou menosprezo.
Ritsurei (立礼) – Saudação em Pé: Significado: Mostra respeito e disposição para o treinamento. Momento de Uso: Ao iniciar e encerrar uma aula ou sessão de treinamento. Como Fazer: Os praticantes se alinham, curvam-se em direção ao Kamiza (lugar de honra) e depois em direção ao centro do tatame.
Yame (八女市; -shi) é uma cidade japonesa localizada na prefeitura de Fukuoka. 39 372 hab. Em 2003 a cidade tinha uma população estimada em 39 372 habitantes e uma densidade populacional de 1 000,81 h/km².
O zarei é o nome dado ao cumprimento realizado quando está em seiza. Para efetuá-lo, há alguns passos: Sente em seiza; Curve seu corpo e coloque primeiro a mão esquerda e depois a direita no chão, inclinando-as para dentro como se fosse fazer um triângulo, mas sem juntá-las (dar espaço de 3 centímetros entre elas);
A palavra rei significa em japonês “respeito”, “cumprimento”, e a expressão ni rei quer dizer literalmente “cumprimento a”. Ou seja, quando o senpai fala sensei ni rei, ele está comandando o cumprimento ao sensei. Acesso em: 5 nov.
OSS é uma demonstração de respeito e é um termo levado muito a sério dentro do Jiu-Jitsu. Por isso, sempre que for se expressar usando esse termo, fale com vontade, em alto e bom tom, demonstrando respeito ao significado do termo, mas também à pessoa para quem você está falando.
4) MAS O QUE SIGNIFICA SHOTOKAN? Literalmente “casa de shoto”. Shoto era como Gichin Funakoshi assinava seus poemas. Shoto significa “pinheiros ondulando ao vento”.
São eles: Mae Hiji-ate – golpe com o cotovelo para frente. Yoko Hiji-ate – golpe com o cotovelo para o lado. Ushiro Hiji-ate – golpe com o cotovelo para trás.
“Onegai” vem do verbo “negau“, que significa literalmente “orar por (algo)” ou “desejar (algo)”. O “O” no início é o “honroso O” que torna a frase mais “honorífica”. É claro, nós nunca devemos dizer a frase sem esse “O“, (Não confunda esse “O” com o “O” em O-Sensei.
A expressão OSS foi criada na Escola Naval Japonesa, e é usada universalmente para expressões do dia-a-dia como “sim”,”por favor,”, “obrigado”, “entendi”, “desculpe-me”, para cumprimentar alguém, etc., bem como no mundo do Karate para quase qualquer situação onde uma resposta seja requerida.
A saudação "shomen ni rei" é uma expressão enraizada na tradição japonesa, que demonstra respeito profundo e gratidão. "Shomen" se refere a "frente" ou "centro" e "Rei" significa saudação ou reverência.
A saudação em pé que fazemos no judô! ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ 🥋 A saudação tem um significado muito importante para nós. Fazemos para agradecer e demonstrar respeito ao sensei, aos colegas e ao local de treino.
Shihan é um tratamento tradicionalmente dirigido a pessoas a quem se vê como um exemplo a ser seguido. Shi significa "professor", "mestre" ou "pessoa de caráter exemplar" e Han significa "bom exemplo". Shihan Arai (8º Dan) é um dos pioneiros na divulgação do Karatê Shotokan no Sul do Brasil.