Depois de ouvir zombarias por ainda tentar salvar a menina, Jesus seguiu ao quarto onde ela estava e lhe disse: “Talita cumi!”, que, o evangelho explica, na língua aramaica, quer dizer: “levanta-te, menina!” Segundo o relato, logo a menina se levantou e andou; ela tinha 12 anos.
Talitha Kum é uma expressão que se encontra no Evangelho de Marcos, capítulo 5, versículo 41. A palavra traduzida do aramaico significa: "Menina, eu te digo, levanta-te" Estas palavras são dirigidas por Jesus à filha de Jairo, de 12 anos, que aparentemente estava sem vida.
Aramaico, quer dizes menina. Denota insatisfação e alegria. É próprio de pessoas alegres na aparência, justamente porque os problemas que as cercam são bastante profundos.
O que significa talita cumi no hino "Passa Lá em Casa Jesus"?
“Talitá cumi” é uma expressão em aramaico usada por Jesus para ressuscitar a menina. A referência reforça a crença na capacidade de Jesus de trazer vida mesmo em situações aparentemente sem esperança.
Quanto a apelidos, é comum que pessoas chamadas Talita recebam diminutivos carinhosos, como Tali ou Lita, que podem ser utilizados pelos familiares e amigos mais próximos.
O L, ou perdedor, é um gesto de mão feito estendendo o polegar direito e os dedos indicadores, deixando os outros dedos fechados para criar a letra L, interpretada como "perdedor" (do inglês, loser) e geralmente dada como um sinal de humilhação ou menosprezo.
O que significa talita cume expressão dita por Jesus a filha de Jairo?
Ao chegar na casa de Jairo, vai ao quarto da menina de 12 anos, pegou na mão dela e disse: “Talitá Cum” – que quer dizer: “Menina, levanta-te”. Temos, nestas ações a cura do corpo. Jesus não ficou satisfeito apenas em curar o corpo.
Há algumas coincidências interessantes nessa passagem: a filha de Jairo tinha 12 anos quando estava à morte; a mulher com fluxo sofria havia 12 anos com uma hemorragia sem fim. Jairo buscava socorro para a filha; a mulher do fluxo de sangue é a única personagem feminina nos evangelhos que Jesus chamou de filha.
O nome Thalita tem sua origem no hebraico “Talitha,” que significa “menina” ou “jovem mulher.” A frase “Talitha cumi” é bem conhecida na tradição cristã, originária do Novo Testamento da Bíblia, especificamente no Evangelho de Marcos.
Isso mesmo, o emoji 🤟 significa "Eu te amo", na Língua Brasileira de Sinais (Libras). O sinal tem origem na Língua Americana de Sinais, onde o dedo mínimo representa a letra I e os dedos indicador e polegar, juntos, a letra L. Já os dedos mínimo e polegar esticados, ao mesmo tempo, representam a letra Y.
O sinal de "3" com as mãos, representa a organização criminosa PCC (Primeiro Comando da Capital); o sinal com 4 dedos simboliza a facção criminosa Amigos dos Amigos; e o do Comando Vermelho é o V feito com a mão, em que o dedo indicador e o médio são levantados e separados, enquanto os outros dedos permanecem fechados.
“São indivíduos confiáveis, responsáveis e honestos, dificilmente enganados. A letra M na mão esquerda também indica uma vida longa, crescimento profissional e êxito em tudo que a pessoa sentir no coração”, comenta. Segundo o cigano, a letra M nas mãos é um poderoso sinal de intuição, sucesso e conexões espirituais.
“” Na bíblia, no livro de Marcos capítulo 5 versículo 41, diz: Tomou-a pela mão e lhe disse : “Talita cumi” “, que significa “menina, eu lhe ordeno, levante-se”.
O nome Talita é o feminino da palavra טָלֶה “talê“, “cordeiro”, mais o verbo לָקוּם “lakum” que está conjugado no modo imperativo feminino singular. Essas duas palavras juntas formam o significado “cordeirinha levanta“.
O nome Emily, também escrito como Emilly, tem uma origem incerta, mas acredita-se que seja derivado do nome germânico "Amalia", que significa "trabalhadora" ou "ativa". É um nome feminino amplamente utilizado em diversos países ao redor do mundo.
“Efatá” palavra do aramaico, significa “Abra-se” em português. Segundo o Evangelho de Marcos (Mc 7, 34), foi uma palavra usada carinhosamente por Jesus para curar um surdo- mudo. As pessoas presentes ficaram admiradas e diziam: “Tudo o que faz, Ele faz bem” Mc (7,37). A fé do homem foi fundamental para sua cura.