TSI: Turbocharged Stratified Injection Essas três letras, TSI, representam Turbocharged Stratified Injection, que em tradução livre significa Turbo com Injeção Estratificada.
A sigla TSI significa Turbocharge Stratified Injection, ou seja, em tradução livre, turbo com injeção estratificada (ou direta). Isso nada mais é do que a injeção direta de combustível na câmara de combustão.
A sigla TSI, que significa "Turbocharged Stratified Injection" ou Turbo com Injeção Estratificada em tradução livre, é uma das mais comuns na linha de motores Volkswagen. Esta tecnologia combina turbocompressor com injeção direta de combustível o que oferece uma solução equilibrada entre desempenho e sustentabilidade.
O "170" faz referência ao torque em Nm, que neste caso é de 165 Nm. Por uma questão de marketing, os números foram arredondados. Para efeito de comparação, Nivus e T-Cross nas versões 200 TSI entregam no Brasil 116/128 cv e 20,4 kgfm de torque.
🤔Papo Rápido: O que significam as siglas 200 TSI, 250 TSI e 350 TSI nos carros Volkswagen?
Qual a diferença entre 200 TSI e 170 TSI?
A diferença de desempenho do motor 170 TSI para o 200 TSI é logo percebida. O carro é menos arisco na arrancada. Aceleração em tempo razoável, mas a estilingada ou fôlego do turbo dura pouco. As retomadas (ultrapassagem) são mais lentas.
O motor 200 TSI Total Flex desenvolve potência de 128 cv com etanol e de 116 cv com gasolina. Seu nome faz referência ao torque de 200 Nm (20,4 kgfm). O motor 250 TSI Total Flex equipa a versão Highline e gera potência de até 150 cv, com gasolina ou etanol. O torque é de 250 Nm (25,5 kgfm).
A sigla nasceu da abreviatura de “Grand Touring Injection”, em referência ao sistema de injeção eletrônica, que revolucionou os motores a gasolina. No novo logotipo, em vez da letra “I”, há um raio (ou relâmpago), justamente uma confirmação de que os futuros modelos GTI, da VW, serão eletrificados.
O "turbocharged" refere-se ao uso de um turbocompressor, um componente que comprime o ar que entra no motor, proporcionando mais oxigênio para a queima de combustível e, assim, aumentando a potência do motor.
TSI significa “Turbo com Injeção Estratificada”, em tradução livre, e é a mais nova tecnologia utilizada para criar motores menores, com 3 cilindros, mas que mantenham a alta potência e torque do veículo, possibilitando um alto rendimento.
LTZ – luxo turismo “topo de linha”. O “Z” indica o máximo em equipamentos, o que nem sempre acontece. Na linha Chevrolet, por exemplo, acima do LTZ há ainda o Premier – na França, o chefe de estado, ou seja, o manda-chuva.
Já a sigla xr3 vem de “Experimental Research 3”. O Ford Escort XR3 era o mais caro da linha e diferenciava-se por apêndices aerodinâmicos, faróis auxiliares (de neblina e longo alcance), rodas aro 14 com pneus 185/60 e teto solar.
A primeira vez que o nome GT-R (Gran Turismo Racing) surgiu na linha Nissan foi para batizar a versão de alta performance do sedan Skyline, em fevereiro de 1969. Os engenheiros da Nissan decidiram colocar um moto r de alta performance em um modelo da linha.
GTS. Outra sigla que celebrizou-se no Brasil nos carros esportivos da Volkswagen, particularmente no Gol e no Passat da década de 80. GTS significa Gran Turismo Sport.
XEi é a sigla para Extra Executive, representando a versão 'i' intermediária de alguns veículos da Toyota, como o Corolla, sedan médio líder em vendas no Brasil desde 2014.
O propulsor 1,0 litro turbinado que a Volkswagen batizou de 170 TSI é menos exuberante em relação ao antigo 200 TSI das “tops” do Polo até a linha 2022 – entrega 9,4% menos potência e 17,8% menos torque.
TFSI é a abreviação de injeção direta turbo. A Audi foi a primeira montadora no mundo a produzir esta tecnologia em larga escala a partir de 2004. A marca começou a diminuir o tamanho do motor (downsizing) com o primeiro 2.0 TFSI no A3 Sportback.
Já MSI é a abreviatura de Multipoint Sequencial Injection, um sistema um pouco mais sofisticado, mas ainda indireto. Utilizada pela Volkswagen para designar motores aspirados de mais de 100 cv, essa nomenclatura é aplicada a dois propulsores: um 1.6 de 8 válvulas e um 1.6 16 válvulas.
Sigla ELX significa Electronic Luxe Extra: versão eletrônica de luxo extra (Foto: Divulgação) Os nomes dos carros normalmente são acompanhados por uma sigla, algumas mais conhecidas, como 4X4 e GT, outras nem tanto.
A sigla GT, que significa “grã-turismo”, é muito utilizada em automóveis de luxo e de alto desempenho. O programa "AutoEsporte" deste domingo (11) vai explicar a importância destas iniciais na caracterização destes carros que são projetados para percorrer longas distâncias.
O T-Cross é um SUV crossover compacto (segmento B) urbano produzido pela montadora alemã Volkswagen, baseado no Volkswagen Polo VI. Foi apresentado em 25 de outubro de 2018, e comercializado no Brasil a partir de 19 de abril de 2019.
TDI (Turbocharged Direct Injection) é o nome dos motores a diesel desenvolvidos pelo grupo Volkswagen, com turbocompressor e um sistema de injeção direta do combustível no cilindro.
O Nivus chega sempre equipado com o consagrado motor 200 TSI de três cilindros, Total Flex, turbo alimentado e com injeção direta de combustível, que desenvolve até 128 cv de potência máxima a 5.500 rpm e um excelente torque de 20,4 kgfm já a partir de 2.000 rpm, quando abastecido com etanol.