A Yamaha Factor 150 ED 2018 passa a ser equipada com o sistema UBS, do inglês Unified Brake System, que promove o acionamento unificado ou simultâneo dos freios dianteiro e traseiro quando se pressiona o pedal direito.
A nova FACTOR 125i agora vem equipada com freios UBS, ou sistema de freios unificado. O UBS funciona da seguinte maneira: ao acionar o freio traseiro da moto, o dianteiro também é acionado proporcionalmente com até 30% da força aplicada no pedal.
Batizado de UBS (Unified Braking System), o recurso surgiu para auxiliar os pilotos inexperientes a frearem corretamente, já que a grande maioria tende a acionar apenas o freio traseiro principalmente em situações de emergência.
Em instantes um sistema auxiliar de frenagem entra em ação. Se a motocicleta tiver motor maior do que 300 cc, o sistema é o antitravamento (ABS), enquanto nas motos menores há também a opção do sistema de freios combinados, que distribui a força de frenagem entre as rodas.
Explicando o sistema de freio da Yamaha Fazer 150 UBS - MOTO.com.br
Qual é melhor, UBS ou ABS?
O ABS está ali para salvá-lo. Então, entre os sistemas ABS e CBS ou UBS não tenha dúvida que o ABS é o melhor que existe, ainda podendo colaborar com o fim da lenda de que frear o dianteiro capota.
O sistema de freios CBS é diferente do ABS, quando acionado distribui os freios pelas duas rodas, foi criado para facilitar a vida do motociclista e é útil para motoristas recentes. Os freios CBS são mais eficientes que os freios ABS, usados principalmente em motocicletas.
Tezos (XTZ) é uma rede Blockchain baseada em contratos inteligentes de primeira camada. Essa plataforma permite a criação e hospedagem de projetos, aplicativos e ativos em um ambiente autoatualizável de código aberto, seguindo os mesmos padrões da Ethereum.
A sigla MT significa Masters of Torque, “Mestres do Torque” na tradução para o português, uma alusão a característica mais marcante dos modelos da MT Series, que é torque generoso presente em seus motores. Consequentemente, as MTs são ágeis e extremamente rápidas nas acelerações e retomadas de velocidade.
A Yamaha FZ15 é a única street em sua faixa de cilindrada que vem de fábrica com ABS no freio dianteiro. Todas as outras têm, no máximo, freios combinados CBS. É um grande diferencial para a segurança do piloto e, como já citamos, isso também justifica - com sobra - o preço um pouco mais alto.
CBS vem de “Combined Braking System”, expressão em inglês que significa Sistema Combinado de Frenagem. Como o nome indica, o CBS combina a atuação simultânea dos freios dianteiro e traseiro da moto/scooter através de um único comando.
O tanque, que traz a bomba de combustível embutida, tem capacidade para bons 15,2 litros de combustível. Com gasolina obtivemos o consumo de 40,5 km/litro mesclando uso urbano e estrada, sem abusar do acelerador. Afinal, é uma moto feita para quem busca economia.
Yamaha: a logo possui a união de três diapasões, objeto usado para afinar instrumentos musicais, que também lembra a letra Y. Muitos conhecem a marca Yamaha apenas como uma indústria de motocicletas, mas uma de suas vertentes, aliás a mais antiga, é a produção de instrumentos musicais.
Kronreif Trunkenpolz Mattighofen, abreviada por KTM, cuja razão social é KTM Sportmotorcycle AG, é uma empresa austríaca que fabrica motocicletas de alto rendimento.
1) Variáveis e índices: o símbolo xj (leia x índice j) representa qualquer um dos n valores x1, x2, ..., xn resultantes da mensuração de uma variável aleatória X na amostra (conjunto de dados). A letra j, usada como índice, indica um dos possíveis valores, de 1 a n, da variável aleatória.
Fornece informações úteis. Abreviaturas: KS = Kick Starter (Pedal de Partida) ES = Electric Starter (Partida Elétrica) Este manual deve ser considerado como parte permanente da motocicleta e deve continuar com a mesma quando esta for revendida.
Toda essa imersão tecnológica nos tornou verdadeiros experts na arte de economizar texto: oq (o que), qd (quando), vc (você), fz (fazer), sqn (só que não)...
A família XRE encerra nossa jornada, representada pelas XRE 300 e 190. Essas não são apenas motos off-road; são símbolos da versatilidade que marcou as XL e XLX dos anos 1980 e 1990. Assim como suas predecessoras, as XRE combinam o espírito aventureiro com a adaptabilidade para encarar as estradas urbanas.
A própria sigla “ESi” ressalta duas destas características principais: a presença da partida elétrica (ES) e da injeção eletrônica (i). O modelo foi desenvolvido de olho em um público que deseja uma motocicleta mais potente que a CG 125 Fan, mas não quer abrir mão de robustez visual.
Por REDAÇÃO AB. A Yamaha Factor 150 ED 2018 passa a ser equipada com o sistema UBS, do inglês Unified Brake System, que promove o acionamento unificado ou simultâneo dos freios dianteiro e traseiro quando se pressiona o pedal direito.
Garantindo mais segurança e controle durante a pilotagem, os modelos PCX DLX e PCX ABS possuem sistema de freios ABS, que evita o travamento da roda dianteira no caso de frenagens bruscas. Já a PCX CBS conta com sistema CBS, que distribui a frenagem entre as rodas de maneira equilibrada e inteligente.