A Tabela Price permite que o devedor realize a quitação antecipada do empréstimo, se assim desejar. Isso significa que, caso o devedor tenha recursos adicionais em algum momento, ele pode antecipar o pagamento das parcelas restantes, reduzindo o prazo do financiamento e economizando em juros.
O significado de pricing é precificação. Esse o nome dado a um processo muito importante em Product Marketing, que visa buscar um equilíbrio entre cobrar muito (e não ter clientes) e cobrar valores muito baixos (que impedem o crescimento do seu negócio).
Diferenças Resumidas: A Tabela Price oferece parcelas fixas, com juros mais altos no início. O SAC tem parcelas decrescentes, com amortização constante e juros menores ao longo do tempo.
Com o método Price, o cálculo das parcelas de uma prestação é feito de acordo com uma fórmula em que o valor da prestação é determinado em função do valor presente do bem em questão, assim como a taxa de juros e o período de financiamento. Seu resultado fornece uma tabela com os valores dos juros de cada prestação.
Como amortizar um financiamento imobiliário em 2024 (SAC ou PRICE)
Porque na Tabela Price as parcelas aumentam?
Isso acontece porque o modelo de correção adotado no seu financiamento foi o pós-fixado (corrigido pela TR) e atrelado ao sistema de amortização conhecido como Tabela Price.
PRICE é um conjunto de procedimentos que visam proteger a região que se machucou, de forma que ela possa iniciar sua regeneração e recuperação o mais rápido possível.
Isso quer dizer que, se no início, 80% do valor da prestação forem para amortizar o valor do imóvel, por exemplo, nos meses finais, é possível ter até 95% do valor voltados para a amortização. A sua vantagem é que se trata de um sistema previsível.
No entanto, é importante considerar as desvantagens da Tabela Price. Dentre elas destacamos: o pagamento total maior devido aos juros acumulados ao longo do tempo e a amortização do saldo devedor ser menor no início das parcelas.
Na Tabela Price, se terá um valor de parcela menor inicialmente, porém irá pagar muito mais juros no período total. Na tabela SAC, se paga uma parcela muito maior no início, mas pagam-se menos juros no período total, independente do contrato.
Qual a vantagem da Price? A vantagem da Price é trazer estabilidade, já que você sempre sabe quanto vai pagar. Portanto, isso facilita o planejamento financeiro. Também não há reajuste ao longo do período de pagamento, outro fator que ajuda a se programar financeiramente.
Qual tipo de amortização é mais vantajosa? A escolha entre o Sistema de Amortização Constante (SAC) e a Tabela Price depende de vários fatores, incluindo a capacidade financeira do devedor, suas preferências quanto à previsibilidade dos pagamentos e o objetivo financeiro a longo prazo.
Cada parcela consiste em uma parte dos juros e uma parte da amortização do principal. Ao longo do tempo, a proporção de juros diminui à medida que o saldo devedor é reduzido, e a parte destinada à amortização do principal aumenta. Essa é a forma padrão de quitar dívidas.
Para que serve a Tabela Price? Ela é um meio de amortizar a dívida em parcelas com valores iguais. A tabela está presente em grande parte das compras que foram parceladas — sendo o valor à vista do produto diferente da quantia parcelada, com os juros compostos já introduzidos.
Na tabela Price, a correção pelo IPCA descaracteriza totalmente o conceito de parcelas fixas. Como exemplo, considere o mesmo valor de R$ 200 mil financiado em 20 anos, com taxa anual de juros de 4,95% e uma estimativa de IPCA de 4%.
O que é melhor reduzir parcelas ou amortizar saldo devedor?
Embora o tempo permaneça inalterado, a redução do saldo devedor resulta em parcelas mensais menores. Nesse caso, os juros reduzem menos, ocasionado em uma economia menor quando comparada com a amortização no prazo.
Como Amortizar um financiamento? Amortizar é simples. Acesse o aplicativo do banco onde você fez o financiamento do seu imóvel e escolha a opção de amortização por tempo. A cada mês ou quando conseguir reunir um valor extra, direcione-o para a amortização.
Isso acontece porque os valores das parcelas de financiamento são corrigidas mensalmente de acordo com índices relacionados à inflação e consumo. Os índices utilizados para a correção monetária podem variar, inclusive, de acordo com o tipo de compra de imóvel que você está realizando.
A amortização é calculada subtraindo o valor da prestação do valor do juro: 2.970,56 – 800 = 2.170,56. O saldo devedor da parcela 1 é calculado subtraindo: 20.000 – 2.170,56 = 17.829,44. E assim respectivamente, até a quitação total do financiamento.
Como funciona a antecipação de parcelas na Tabela Price?
A possibilidade de antecipar pagamentos é um benefício adicional da Tabela Price. Isso significa que, se você tiver acesso a capital extra, poderá adiantar parcelas e obter descontos significativos. Sendo assim, isso é especialmente vantajoso ao longo de um período de tempo extenso, como o de um financiamento.
Na Price, as parcelas são todas iguais, de valor fixo, da primeira à última. Elas também costumam ser mais baratas no início se comparada ao SAC. Mas, no fim do prazo, acabam alcançando um valor total pago maior. Você paga mais juros.