Unhas intensamente brancas, muitas vezes com o leito ungueal apresentando uma zona fina de coloração castanha a cor-de-rosa na borda distal da unha, são também chamadas de unhas de Terry. Elas são um sinal de insuficiência hepática ou renal crônica.
As unhas de Terry, que surgem quando uma ou mais unhas têm aparência de vidro moído, também podem ser sinal de cirrose hepática, mas já foram associadas a diabetes do tipo 2, insuficiência renal e HIV. E existem também as unhas de Muehrcke, que têm mais aparência de condição médica do que de obra de manicure.
Conhecidos como "pitting", esses pequenos pontinhos podem aparecer sozinhos e bem espaçados na unha. Eles estão ligados à dermatite atópica, psoríase e outras doenças de pele e cabelo. "Quando o furo é certinho pode estar ligado à alopecia areata.
Unhas meio a meio (unhas de Lindsay) costumam cursar com insuficiência renal; metade da região proximal da unha é branca e a metade distal é rosada ou vermelho-marrom.
O melanoma ungueal é um tipo de câncer de pele que se desenvolve na matriz da unha, área onde a unha começa a crescer. É considerado raro, mas é importante estar ciente dele, já que pode ser mais difícil de detectar do que outros tipos de melanoma, devido à sua localização menos visível.
Alguns sinais, como fraturas, dor nos ossos, fadiga, infecções e redução da urina podem indicar a doença. O mieloma múltiplo é o câncer de um tipo de célula da medula óssea chamada de plasmócito, responsável pela produção de anticorpos que combatem vírus e bactérias.
Uma banda escura na unha pode ser o sinal inicial de melanoma maligno da unha. As células pigmentadas do tecido que fabrica a unha, conhecido como matriz ungueal, podem se tornar malignas e evoluir para um melanoma. Um sinal preocupante é conhecido como o sinal de Hutchinson.
Alterações lineares transversais nas unhas são resultantes da interrupção temporária da proliferação da matriz ungueal ou alterações de cor da própria unha e surgem em pacientes com quadros inflamatórios sistêmicos ou em uso de alguns medicamentos, como os quimioterápicos.
A forma mais comum é em placas eritematosa e descamativa. O sinal de Auspitz ou “orvalho sangrante” são sinais típicos cobrados em provas. Agente tópicos incluem emolientes e corticoides tópicos, associado ou não a fototerapia. Agentes sistêmicos incluem retinóicos, imunossupressores e agentes biológicos.
Onicólise: quais as principais características dessa consequência das unhas frágeis? A onicólise consiste no deslocamento da unha (placa ungueal) do leito ungueal, que é a parte que fica por baixo das unhas das mãos e dos pés. Com esse descolamento, é comum a unha mudar de coloração, ficando mais escura.
“Onicosquizia é a descamação da lâmina da unha, principalmente nas pontas, podendo ocasionar fissuras. Já a onicorrexe são estriações longitudinais que acontecem na superfície da placa ungueal, proporcionando um aspecto irregular das unhas”, informa a dermatologista Janine Pichler.
Fundamentação teórica/Introdução: As linhas de Muehrcke são alterações ungueais caracterizadas pelo aparecimento de faixas brancas lisas que correm paralelas à lúnula ao longo da largura da unha, e desaparecem após a compressão.
O processo de manicure com molde russo envolve a aplicação de uma camada fina de gel sobre a unha natural e, em seguida, o uso de um molde especial para criar uma extensão perfeita. Esse molde é colocado na ponta da unha, permitindo que o gel seja moldado e modelado de acordo com o comprimento e formato desejados.
A lúnula é descrita como um reflexo da queratinização parcial das células nessa região. Pesquisas concluíram que a lúnula é uma área de derme frouxa com feixes de colágeno menos desenvolvidos. Tem a cor esbranquiçada porque um estrato basal subjacente espessado obscurece os vasos sanguíneos subjacentes.
A lúnula é onde a nova unha começa a crescer, por isso, proteger essa área ajuda a evitar danos e traumas que podem afetar o crescimento saudável das unhas.
As linhas de Beau são sulcos horizontais na unha que ocorrem quando há uma desaceleração temporária do crescimento da unha. Às vezes, os sulcos percorrem toda a unha causando sua perda completa. Elas podem ocorrer após uma infecção, lesão, doença sistêmica ou quimioterapia.
Falta de vitamina B12 ou consumo de poucos minerais como o cálcio e o zinco, por exemplo. Mas podem ser outras as razões para o aparecimento destas manchas, que são bolsas de ar dentro das unhas, como meter as mãos em água quente com frequência ou usar produtos químicos.
Unhas brancas com bordas mais escuras podem indicar problemas no fígado, como uma hepatite, que pode ser uma hepatite viral, alcoólica, por medicamentos ou até a esteatose, que é o chamado fígado gorduroso, mas não todas as unhas brancas são sinal de hepatite.
Segundo a podóloga Vera Lúcia Feliciano, por causa da má circulação, "os pés ficam frios e pálidos, as unhas ficam com o crescimento lento, estriadas, com distrofias, frágeis e quebradiças". Além disso, com a falta de vascularização nos pés, a sensibilidade fica comprometida.
Infelizmente os tratamentos, especialmente quimioterapia e terapia alvo, podem enfraquecer suas unhas. Você pode notar que elas estão ficando mais secas, descoloridas ou quebrando com mais facilidade. Essas alterações nas suas unhas não são graves e permanecerão por alguns meses após a finalização do tratamento.
Hematoma. Uma das principais causas da mancha preta na unha é o trauma, geralmente doloroso. Ocorre quando algum objeto cai sobre o dedo ou por alguma compressão como fechar o dedo na porta, uso de calçados apertados, prática de esportes, entre outros traumas mecânicos.