O açaí está super na moda, e pode ser consumido de várias maneiras. A polpa natural, ou até mesmo como um sorvete, o chamado Frozen que vem com inúmeros acompanhamentos, como morango, banana, granola, leite condensado, entre outros.
Versatilidade: O açaí congelado pode ser consumido de várias formas, desde smoothies, a tigelas com fruta e granola, ou como ingrediente estrela de receitas de crepes, panquecas, muffins, cocktails, entre tantas outras combinações possíveis; Praticidade: Esta é uma opção super prática que podes ter sempre à mão.
Rico em minerais, cálcio, fósforo e ferro, que combate a anemia. Também rica em antocianina, substância, antioxidante que ajuda a combater os radicais livres. É um alimento indicado para quem pratica esportes para repor as energias perdidas, pois tem alto teor calórico.
NÃO COMO AÇAÍ FROZEN, OU VENDA SEM ANTES VER ESTE VÍDEO!
O que não se pode misturar com açaí?
Não misture banana com açaí, ou com qualquer outra fruta vermelha, se você quer otimizar o potencial antioxidante das frutas vermelhas (por meio do polifenóis presentes nelas). Os polifenóis são uma classe de antioxidantes potentes, reconhecidos pela sua capacidade de redução de risco cardiovascular e de demência.
Na maioria dos locais em que o açaí é comercializado, é comum adicionar quantidades de xarope de guaraná, adoçantes e açúcares para que ele tenha um sabor mais adocicado.
Cor. O açaí em pó puro é rico em antocianina, um potente corante natural. Por isso, a cor deve ser bem forte, em tom roxo escuro. Se for clara, pode ter sido misturada a outras substâncias.
Dessa maneira, entende-se que é pela cor que dá para identificar se a polpa do açaí é autêntica ou fake. Se o açaí tradicional estiver misturado com outros ingredientes calóricos, a sua cor fica distante do tom marrom ou roxo. "Açaí é saudável quando se trata da polpa da fruta batida com água.
O mais saudável é o açaí puro. Se você fizer questão de comprar açaí adoçado, é mais indicado procurar aqueles que têm adoçantes naturais, como stevia e xilitol.
A polpa natural, ou até mesmo como um sorvete, o chamado Frozen que vem com inúmeros acompanhamentos, como morango, banana, granola, leite condensado, entre outros. Esses acompanhamentos podem tornar o açaí que é até então algo saudável, em uma bomba calórica.
Quando consumido sozinho e com moderação, o açaí não causa ganho de peso e possui apenas cerca de 58 kcal/100g. Por isso, quem quer emagrecer pode consumir a polpa do açaí, mas deve escolher a opção pura, com moderação e sem acompanhamentos calóricos como açúcar, xarope de guaraná e guloseimas.
No entanto, o mais comum é encontrar o açaí industrializado nos supermercados, que costumam ter a adição de diversos compostos ricos em açúcar e gordura. Por isso, na hora da compra também é importante se atentar ao rótulo. Cada 100 gramas de uma tigela de açaí com banana, granola e mel fornece cerca de 250 kcal.
Suas propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias ajudam a reduzir os riscos associados a problemas cardíacos. As gorduras monoinsaturadas presentes no açaí contribuem para o equilíbrio dos níveis de colesterol, diminuindo a probabilidade de desenvolvimento de aterosclerose.
Conhecido por suas propriedades energéticas, o açaí é uma das iguarias mais populares do Amazonas que se espalhou e caiu no gosto brasileiro. Muito consumido pelos adeptos de esporte no pós-treino para repor as energias, ele pode prevenir doenças como o câncer, o diabetes e a anemia.
Portanto, o uso de produtos comerciais de açaí que contenham guaraná pode, junto com uso concomitante de café, cafeína, chá preto, chá mate, aumentar os efeitos do guaraná e, com isto, ser estimulante. Assim, melhor não consumir o açaí misturado com guaraná e mais outra forma de cafeína.
Açaí médio ou regular: é a polpa extraída com adição de água e filtração, apresentando acima de 11 a 14% de Sólidos totais e uma aparência densa. Açaí fino ou popular: é a polpa extraída com adição de água e filtração, apresentando de 8 a 11% de Sólidos totais e uma aparência pouco densa (BRASIL, 2016).
Pela cor, dá para identificar se a polpa do açaí é autêntica ou fake. Se estiver misturada com outros ingredientes calóricos, a tonalidade fica distante do marrom ou roxo.
AÇAÍ 14%: é a polpa extraída com adição de água e filtração, é a que possui maior concentração do fruto, aparência muito densa, sendo considerada a opção premium das polpas.
O açaí fino em barras Xingu tem concentração de 8% de polpa, é ideal para quem vai fazer alguma receita. Este produto é melhor consumido se adicionado o Xarope de Guaraná.
O açaí é uma fruta típica da região amazônica e é muito valorizada pela riqueza nutricional. Durante séculos, os povos indígenas da Amazônia usaram o açaí como fonte de energia e como um importante ingrediente em suas dietas.
O açaí tradicional é, geralmente, produzido misturando a polpa da fruta com xarope de guaraná, que contém açúcares naturais e adicionados. Essa combinação resulta em um sabor adocicado, popular em sorvetes, smoothies e outras sobremesas.