Houve uma mão mais poderosa (a vontade do povo) que zombou (riu, desfez-se de) dos grilhões (das amarras) de uma perfídia (astuto ardil, ou seja, uma traição bem arquitetada).
"grilhões" se refere às correntes ou algemas que simbolizam opressão e falta de liberdade do domínio colonial português. Quando o hino fala em romper grilhões, significa conquistar a independência e a liberdade do Brasil.
Resposta: Ímpias falanges que apresentam face hostil são as tropas brasileiras que estavam descrentes sobre sua luta. O escritor faz um apelo nesse verso, pedindo que elas não temam, que acreditem em sua força, porque elas são os muros que protegem o Brasil do inimigo.
O significado dado à expressão no hino é a de que o brasileiro conseguiu a liberdade mesmo depois de muitas perdas,mas que mesmo assim manteve a coragem, a elegância e a imponência.
O hino nacional conta a história da proclamação da independência, exalta as belezas naturais do País, a força e a coragem do povo brasileiro. Com frases escritas na ordem indireta e de forma rebuscada, a letra reflete os movimentos artísticos e literários da época.
O L, ou perdedor, é um gesto de mão feito estendendo o polegar direito e os dedos indicadores, deixando os outros dedos fechados para criar a letra L, interpretada como "perdedor" (do inglês, loser) e geralmente dada como um sinal de humilhação ou menosprezo.
Grilhões é uma corrente de metal, formada por anéis, em forma de cadeado. Grilhões também pode ser um cordão de ouro, ou algemas, de mãos ou de pés. ... Os grilhões viraram simbolo de opressão, crueldade, e é possivel inclusive ler o termo em várioshinos de países, como na França e no Brasil.
Longe vá temor servil, ou ficar a pátria livre ou morrer pelo Brasil”. Andrade explica que o recorte simboliza que o medo até então presente na sociedade se afastava do país, pois o Brasil já estava livre e o brasileiro morreria para garantir a condição na qual a pátria vivia no fim do século XIX.