Intestino preguiçoso é o termo utilizado para se referir a condição de intestino preso ou prisão de ventre. De forma resumida, a pessoa que tem o intestino preguiçoso costuma apresentar dificuldades para fazer algumas de suas necessidades fisiológicas.
O autor sagrado escreve: “Vai ter com a formiga, ó preguiçoso, considera os seus caminhos e sê sábio. Não tendo ela chefe, nem oficial, nem comandante, no estio, prepara o seu pão, na sega, ajunta o seu mantimento”. Salomão coloca no palco uma sábia pedagoga e nos convida a aprender com ela.
A Igreja Católica apresenta a preguiça como um dos sete pecados capitais, caracterizado pela pessoa que vive em estado de falta de capricho, de esmero, de empenho, em negligência, desleixo, morosidade, lentidão e moleza, de causa orgânica ou psíquica, que a leva à inatividade acentuada.
Helena Tannure | COMO TER SABEDORIA PARA VIVER UMA VIDA EM PLENITUDE
O que Proverbios fala sobre o preguiçoso?
13 Diz o preguiçoso: Um leão está no caminho, um leão está nas ruas. 14 Como a porta se revolve nos seus gonzos, assim o preguiçoso, na sua cama. 15 O preguiçoso mete a sua mão no prato; enfada-se de levá-la à sua boca. 16 Mais sábio é o preguiçoso a seus próprios olhos do que sete homens que respondem bem.
O abdome (abdômen/abdómen) é a região do corpo localizada entre o tórax e a pelve. A sua abertura superior está voltada para o tórax e é cercada pelo diafragma. Inferiormente o abdome abre-se para a pelve, comunicando através da abertura pélvica superior (abertura pélvica superior).
Ainda segundo o texto os filhos são frutos do ventre, um galardão! Eles são como se fossem prêmios do Senhor para o casal e estão ali para que eles se sintam abençoados por Deus!
Os cretenses foram um povo que habitou a ilha de Creta, atual Grécia, e formou uma das grandes civilizações da Antiguidade, a chamada civilização cretense ou civilização minoica.
Epimênides ou Epiménides (Epimenidēs) foi um poeta, filósofo e místico grego, e profeta que viveu em meados dos anos 600 a.C. de acordo com o apóstolo Paulo em Tito 1:12, que cita sua obra "Crética".
Ele então pede que enviassem ovelhas para o Areópago e as deixassem livre, pois elas mostrariam o local onde se deveria criar um altar para o único Deus. As ovelhas então se instalaram em um local onde não havia nenhum outro altar. Ali, a pedido de Epimênides, foi construído um altar ao “DEUS DESCONHECIDO”.
Na religião, os historiadores afirmam que as crenças cretenses foram herdadas da Anatólia, havendo dois grandes deuses: Reia, a deusa-mãe, e Minotauro, o touro divino. No caso da deusa-mãe, ela possuía lugar privilegiado na crença cretense e era associada com a fertilidade humana e da terra.
Biblicamente é conhecido como Apóstolo dos gentios. Ele é oriundo da diáspora, nascido e formado no mundo grego. Natural da cidade de Tarso de pais judeus, da tribo de Benjamim (At 23,6). Ele foi criado dentro das exigências da lei e das tradições paternas (Gl 1,14).
Que povo foi chamado de sempre mentirosos feras terríveis ventres preguiçosos?
E, então, faz uma declaração contundente acerca dos cretenses: "Foi mesmo dentre eles, um seu profeta que disse: 'Cretenses, sempre mentirosos, feras terríveis, ventres preguiçosos.
Tito 1 Paulo diz que Tito deve ordenar líderes da Igreja e, então, enumera as qualidades que os bispos precisam ter. Diz a Tito que corrija as heresias e reprove os que ensinam doutrinas falsas e que “confessam que conhecem a Deus, porém com as obras o negam” (Tito 1:16).
Tito era grego (ver Gálatas 2:3) e foi convertido ao evangelho pelo próprio Paulo (ver Bible Dictionary na Bíblia SUD em inglês, “Titus”). Após sua conversão, Tito serviu com Paulo para propagar o evangelho e organizar a Igreja (ver Bible Dictionary na Bíblia SUD em inglês, “Titus”).
A ilha de Creta era o local onde Paulo deixou Tito encarregado de liderar a igreja, e era habitada por nativos e judeus que ainda não conheciam a verdade sobre Jesus Cristo "A razão de tê-lo deixado em Creta foi para que você pusesse em ordem o que ainda faltava e constituísse presbíteros em cada cidade, como eu o ...
Primeira grande civilização grega e primeira alfabetizada da Europa, os minoicos, ou cretenses, moravam em Creta, a maior e mais populosa das ilhas gregas, entre os anos 2200 e 1450 a.C. Eles foram uma "civilização avançada", que viveu em uma "terra de prosperidade e plenitude", segundo Beaton.
Assim, quando o apóstolo Paulo esteve naquela cidade, tanto sua avó, mãe e ele próprio, então com vinte anos, se converteram. A partir daí, Timóteo decidiu que o seguiria e nunca mais se afastou do santo apóstolo.
Um dos principais ensinamentos presentes no Livro de Tito é a importância da sã doutrina. Paulo instrui Tito a ensinar e defender a verdadeira doutrina cristã, evitando ensinamentos falsos e heréticos que poderiam se infiltrar nas igrejas.