Em Original Sin, foi revelado que Silas (que havia se aliado a Nadia quando aprendeu sua agenda misteriosa alinhada com a sua) estava procurando Katherine porque uma vez que Katherine ingeriu a cura, seu sangue se tornou a cura e se alimentou de todos o sangue permitiria que Silas se curasse e voltasse a ser um bruxo ...
Mais tarde, Silas revelou a Damon que o sangue de Katherine se tornou a cura depois que ela o ingeriu, e é por isso que ele queria Katherine, para se curar e morrer para que pudesse se reunir com seu verdadeiro amor na vida após a morte.
O verdadeiro amor de Silas, Amara, foi a versão original do que se tornou as duplicatas Petrova, já que ele era a versão original dos duplicatas Salvatore. Sua história de amor parece reproduzir-se quando eles são renascidos século após século, de acordo com Qetsiyah.
Na série, Katherine declarou que ela amava Stefan, não Damon e Elena declarou o mesmo, nos livros Katherine disse que adorava Damon. Além disso, Katherine disse que odiava Stefan por não aceitar o seu presente, mas admitiu que entre ele e Damon, ela amava mais Stefan.
Causa da morte: Perda de sangue/pescoço quebrado. Tudo aconteceu pois Katherine surgiu na ilha e forçou Jeremy a dar seu sangue para Silas, que o drenou e quebrou seu pescoço.
Silas, batalhava contra a leucemia e faleceu na madrugada desta quarta-feira(26), no Instituto Brasileiro de Controle do Câncer (IBCC), em São Paulo. O atacante defendeu as cores do Bugre no ano de 2014. O Guarani por meio de seu Conselho de Administração externa os sentimentos à família e aos amigos.
Após algumas semanas, ela é esfaqueada por Stefan e morre. Porém, ela é sugada pelo Inferno, onde se tornaria rainha do local no final do oitavo ano de TVD, sendo a última inimiga a ser derrubada pelo Salvatore caçula, que se sacrifica para salvar Mystic Falls.
Bonnie Bennet que também se sacrificou por todos por 8 temporadas, no fim ficou com um namorado fantasma. Alaric Saltzman que perdeu todos que amava, sua esposa Isobel, Jenna, Meredithe sua noiva Jo no dia do casamento, sofreu pra caramba, nao teve um final digno e ficou sozinho.
Silas, no entanto, não amava Qetsyiah e só queria usar seu corpinho e seus poderes para conseguir a imortalidade para viver eternamente ao lado de seu verdadeiro amor, Amara.
História: Katherine se apaixonou por Stefan quando ela o conheceu em Mystic Falls, no ano de 1864. Embora ela também estivesse ficando com Damon, ela tinha uma clara preferência por Stefan.
Seu cadáver foi queimado dentro da casa de Gilbert pouco depois quando Elena, perturbada depois de perder a última família biológica que tinha deixado, não pôde suportar mais a vida na casa e incendiar a casa, argumentando que era a única história de capa crível pela morte de Jeremy.
Stefan a matou porque ele havia dado a ela chance após chance para uma chance de redenção, especialmente na quinta temporada, mas Katherine, sendo a pessoa que era, não se importava com isso. Ela basicamente o fez parecer um idiota, já que ele era a única pessoa que defendia seu desenvolvimento.
Quando Katherine retornou à Mystic Falls, sua intenção era causar caos e destruição. Um de seus atos mais chocantes foi matar Caroline e transformá-la em vampira.
Forçada por Elena, Katherine tornou-se humana novamente, algo que ela desprezava. Sem suas habilidades vampíricas, ela ficou vulnerável, mas continuou a lutar pela sobrevivência. Eventualmente, Silas drenou seu sangue para se apoderar da cura, o que levou Katherine a envelhecer rapidamente, quase morrendo de velhice.
História: Jacob Tulle Salvatore, é o único filho que Stefan Salvatore e Valerie Tulle tiveram. Ele foi fruto de uma tentativa de Stefan de seguir em frente com Valerie, pois ele sentiu traído quando voltou a vida e viu que Caroline e Klaus estavam juntos.
Logo após encerrar sua carreira como jogador, Silas chegou a trabalhar como empresário e fixou residência em Campinas (SP). Inicialmente, trabalhou com franquia de pastéis, além de fazer parte, ao lado de Alex Dias Ribeiro, do projeto que ajudava "Atletas de Cristo". Depois disso, optou pela profissão de treinador.
Por sua própria admissão, Silas deseja tomar a cura, para que ele possa morrer e se reunir com sua amante humana. Silas usa como justificativa o fato de que todo homem deve querer conhecer a paz, para os humanos sacrificados em seu nome.