A ideia do bolo como ranguinho central das festas de aniversário vem lá da Grécia Antiga, quando era comemorado o nascimento de Ártemis, deusa da lua e da caça. Na época, eles preparavam um bolo redondo — representando a lua cheia —, feito de pão e mel para levar ao templo de Ártemis como uma oferenda de proteção.
"Antigamente, o bolo era todo branco para representar a lua, e as partes simbolizavam uma fatia do céu para os aniversariantes", diz. A profissional pontua que o primeiro pedaço ficava em um altar, reservado para a pessoa mais importante do evento.
O bolo pode ser considerado símbolo de união entre pessoas e, por isso, é peça fundamental em muitos eventos comemorativos. Nascimento, batizado, aniversários, casamento, confraternizações em geral, são ocasiões que requerem um bolo.
O bolo de festa é a estrela principal de aniversários, casamentos e comemorações, e está entre os principais itens na hora de planejar a festa. Afinal, o doce tem que atender ao gosto dos convidados e, principalmente, do “dono” da comemoração, além de combinar com a decoração e o motivo do evento.
No significado mais usado, a expressão é irônica e quer dizer “levar o prêmio” no sentido de algo que é muito ruim e leva o prêmio por ser o pior de uma lista.
Assim, batizaram de "bolo" por parecer como uma bola. Já os gregos utilizavam essa receita dos egípcios e preparavam em um produto com mel coberto de velas acesas que representavam a lua cheia. Esse era oferecido à deusa da fertilidade, caça e maternidade, Artemis.
As velas colocadas em cima do bolo também surgiram na época dos deuses antigos, pois as pessoas acreditavam que a fumaça das velas levava as preces dos fiéis até o céu, além de proteger o aniversariante de espíritos ruins e garantir sua proteção para o ano vindouro.
Bolo tem cheiro de infância. Lembra casa de vó, remete a bons momentos em família. Do mesmo modo, o bolo pode ser aquele causador de intrigas entre irmãos que tem preferências diferentes quando a mãe pergunta: Bolo de cenoura ou chocolate? Seja como for, todo mundo tem uma boa história com bolo para contar.
Bolo é um alimento à base de farinha, geralmente doce e cozido no forno. Os bolos são um dos componentes principais das festas, como as de aniversário e casamento, por vezes ornamentados artisticamente e ocupando o lugar central da mesa.
O que é um bolo confeitado? Um bolo confeitado é um bolo decorado com uma cobertura de açúcar ou creme, além de outros elementos decorativos. A cobertura pode ser feita de vários ingredientes, incluindo fondant, buttercream e chantilly.
Para quem deve ser o primeiro pedaço de bolo de aniversário?
Cada fatia do bolo representava um pedaço do céu a ser oferecido aos convidados – mas, o primeiro pedaço era sempre reservado para a pessoa mais importante presente no local.
O que significa o primeiro pedaço do bolo de aniversário?
#SEXTOUDOFÃ ( #FanFriday ) | @_ponta_06 | Instagram & TikTok O primeiro pedaço do bolo de aniversário é uma tradição - pelo menos no Brasil - que mostra publicamente um carinho e respeito especial do aniversariante pela pessoa que o recebe.
Qual o significado de apagar a vela no bolo de aniversário?
Para as pessoas, representava a luz da vida. E, desde aquela época, o aniversariante precisava apagar as velas e fazer um pedido. Acreditavam que, se as velas de aniversário fossem apagadas de uma só vez, o pedido seria realizado — isso, claro, se ele fosse mantido em segredo.
No final, o menino ou a menina tinha que assoprar velas de aniversário depois de fazer um pedido, em silêncio. Na época, as pessoas acreditavam que o pedido só se realizaria se ninguém, além do aniversariante, soubesse do que se tratava e as fumaças da velinhas tinham o “poder” de levar este pedido até Deus.
Aniversário é a junção das palavras annus (ano) e vertere (voltar) e significa aquilo que volta todos os anos. As comemorações de aniversário começaram no Egito antigo por volta de 3000 a.C, e eram restritas apenas aos faraós e deusas. Os gregos também só comemoravam a seres superiores.
Acredita-se que as Comemorações de aniversários tenham origem pagã, iniciada pela crença na magia grega ao longo dos séculos. Na Grécia, acredita-se que as primeiras comemorações eram homenagens prestadas aos deuses, como agradecimento.
A ideia do bolo como ranguinho central das festas de aniversário vem lá da Grécia Antiga, quando era comemorado o nascimento de Ártemis, deusa da lua e da caça. Na época, eles preparavam um bolo redondo — representando a lua cheia —, feito de pão e mel para levar ao templo de Ártemis como uma oferenda de proteção.
Festas de aniversário são importantes marcos temporais para crianças pequenas, Para elas, é o que marca a nova idade e o seu crescimento, já que ainda não têm a noção de passagem do tempo como os adultos. Tirar um momento para celebrar a criança a faz sentir amada e importante dentro do núcleo familiar.
É uma expressão popular que significa “juntar certo valor em dinheiro com a colaboração de diversas pessoas”. Geralmente é uma forma de ajudar alguém. A origem da expressão é incerta. Uma hipótese é que surgiu no Rio de Janeiro, onde, antigamente, vaca era o apelido da velha nota de cem cruzeiros.