Geralmente, o recomendado é 200 ml de aditivo para até 50 litros de combustível. Além de seguir essa regra, o aditivo em frasco só pode ser usado quando o tanque estiver vazio e for abastecido totalmente em seguida, nunca apenas ao “completar”.
Mesmo fazendo o uso frequente da gasolina aditivada, é recomendado que a cada 5 mil km seja usado também um frasco de aditivo. Os aditivos para combustíveis em frascos possuem uma fórmula concentrada que intensifica a ação dos detergentes e dispersantes por todo o caminho que o combustível percorre dentro do motor.
Não é recomendável adicionar absolutamente coisa nenhuma no tanque de gasolina. A única exceção é para caso o motorista não tenha absoluta confiança no posto e abastecer com gasolina comum ao invés de aditivada, ele mesmo deve colocar um frasco de aditivo do tipo detergente e dispersante no tanque.
O aditivo do óleo de moto pode ter propriedades antioxidantes e anti corrosivas. Assim, o produto auxilia na prevenção da oxidação do óleo lubrificante e na eliminação de agentes corrosivos, tornando-se uma substância crucial para a preservação da peça.
MAIOR ERRO AO COMPLETAR O SISTEMA DE ARREFECIMENTO!
Quanto de aditivo devo colocar na moto?
Geralmente, o recomendado é 200 ml de aditivo para até 50 litros de combustível. Além de seguir essa regra, o aditivo em frasco só pode ser usado quando o tanque estiver vazio e for abastecido totalmente em seguida, nunca apenas ao “completar”.
Na verdade, os aditivos recomendados para a gasolina são detergentes e dispersantes, que evitam a formação de resíduos carboníferos na câmara, prejudicando a combustão, reduzindo a potência e aumentando o consumo. A aditivação evita estes dois fenômenos por manter limpo o motor.
Muitas pessoas se perguntam qual a quantidade de aditivo para radiador que deve ser misturada na água. Normalmente, esse volume é de pelo menos 1 litro de aditivo, sendo o restante completado com água desmineralizada.
Veja! Não é recomendado que aditivos sejam adicionados à gasolina já aditivada, pois a reação pode causar danos ao carro. Os aditivos devem ser aplicados com o tanque vazio e, aí sim, completá-lo com combustível.
Somente o aditivo puro e concentrado, não pode mesmo! O que deve ser utilizado no sistema é “líquido de arrefecimento”. O “líquido de arrefecimento” é composto por água (desmineralizada) e aditivo. O aditivo é aquele recomendado pelo fabricante do veículo e deve ser adicionado na proporção recomendada pelo manual.
A durabilidade da gasolina comum ou da aditivada comprada no posto ou com aditivação pelo próprio motorista é exatamente a mesma. Aditivo nenhum tem o poder de prolongar a vida útil da gasolina.
Seja para etanol ou gasolina, os aditivos trazem benefícios efetivos, como o de prolongar a vida útil do motor, promover a economia de combustível e aumentar o desempenho do veículo.
A mistura de gasolina comum e aditivada é permitida, mas pode causar problemas no motor do seu carro. Isso ocorre porque os aditivos presentes na gasolina aditivada são diluídos pela gasolina comum, o que reduz sua eficácia.
O aditivo Orbi AG, da marca Orbi Química, é ideal para motores a gasolina, visto que ele possui uma fórmula que mantém todo o sistema de alimentação limpo e lubrificado, aumentando a eficiência da mistura entre ar e combustível, o que ajuda a recuperar a potência do automóvel e a diminuir a emissão de gases poluentes ...
Antes de mais nada, os aditivos de combustível são substâncias que evitam o depósito de sujeira comum após a queima de gasolina. Isso é possível, porque adicionam algumas propriedades no líquido modificando suas características. Entretanto, tal alteração não prejudica o abastecimento ou qualquer outro componente.
Os aditivos podem melhorar a eficiência do motor, ajudando-o a queimar o combustível de maneira mais completa e reduzindo o desperdício de combustível. Isso pode levar a uma redução nos custos de combustível ao longo do tempo. Os aditivos na gasolina aditivada também podem ajudar a melhorar a qualidade do ar.
A relação entre a quantidade aplicada e se a aplicação deve ser feita no tanque cheio ou com o tanque já na reserva variará segundo a marca do aditivo. Por isso, leia as instruções no rótulo da embalagem. A aplicação dos aditivos deve ser feita apenas em trocas e nunca no formato de “completar”.
Em relação à Kawasaki, Santos explica que “misturar os dois tipos de combustível vai prejudicar o funcionamento e o desempenho do motor”, ao contrário da Yamaha, que também tem modelo flex para vendas.
Muitas pessoas também ficam em dúvida quanto a cor do aditivo. No mercado, é comum encontrar aditivos rosa e verde, normalmente em cores bem fortes. A cor não muda a composição, sua principal função é facilitar a identificação de vazamentos e definir a base do aditivo, que pode ser orgânico ou sintético, por exemplo.
A escolha entre esses três produtos dependerá muito das condições locais e das necessidades do veículo. Em climas moderados, a água desmineralizada geralmente é suficiente, enquanto para regiões com temperaturas mais elevadas, os aditivos são recomendados, para garantir a eficácia do sistema de arrefecimento.
A diluição dos aditivos do tipo CONCENTRADO deve ser feita com água desmineralizada, destilada ou deionizada. O uso de água da rede, água de poço ou qualquer outra água que não possua alta pureza compromete o desempenho do aditivo e pode levar a falhas no sistema de arrefecimento.
Misturar esses aditivos pode levar à formação de depósitos, o que pode obstruir o sistema e reduzir sua eficiência. Além disso, a mistura de diferentes aditivos pode resultar em efeitos negativos em outras partes do motor, como danificar a bomba de água, o termostato e o radiador.
Colocar aditivo no radiador é um processo simples, mas requer atenção aos detalhes para garantir a eficácia do sistema de arrefecimento do seu carro. Aqui está um passo a passo simples: Espere o motor esfriar: aguarde pelo menos 10 minutos e nunca abra a tampa do radiador enquanto o motor estiver quente.