O que Sócrates achava da morte?

Sócrates pensou e discutiu a morte enquanto esperava o cumprimento de sua pena: a própria morte. Mesmo nos instan- tes em que se aproximava dela não se desesperou, mas manteve-se sereno, lúcido e crítico. Sua atitude diante da morte foi uma atitude filosófica, por- que se ocupou em compreender o seu sentido.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em seer.pucgoias.edu.br

O que Sócrates dizia sobre a morte?

Schopenhauer (1788-1860), um dos mais ilustres pensadores alemães do século 19, chega ao ponto de afirmar que "a morte é a musa da filosofia" e, por isso, Sócrates definiu a filosofia como "preparação para a morte". Sem a morte, seria mesmo difícil que se tivesse filosofado.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em novaescola.org.br

O que os sábios dizem sobre a morte?

Que, para os filósofos não-niilistas, a morte somente é capaz de aplacar o nosso corpo físico, mas a alma (ou ainda a essência de cada ser humano) permanece, mesmo após a morte. Essa é a filosofia defendida por pensadores importantes como Sócrates e Platão, por exemplo.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em cemiteriosemmisterio.com.br

O que Sócrates fez para ser condenado à morte?

Nessa versão, Sócrates foi acusado de corromper a juventude de Atenas e introduzir falsos deuses. Por isso, foi condenado à morte. A história aponta que Sócrates usou o fato como uma lição final para seus pupilos. Ao invés de fugir quando teve a oportunidade, encarou a morte calmamente.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em brasildefato.com.br

Qual filósofo fala sobre a morte?

Sócrates (Séc. IV A.C) defendia que a morte era fundamental, pois permitia que a alma se afastasse da matéria orgânica (corpo) e, assim, esta iria alcançar o verdadeiro significado. Só dessa forma é que o "ser" seria livre para atingir o saber na sua forma pura.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em repositorio.ufal.br

Por que Sócrates foi condenado? O QUE NINGUÉM TE CONTA!

O que Sócrates defendia?

Sim, Sócrates defendia a busca pelo conhecimento através do método de questionamento e reflexão, conhecido como maiêutica. Ele acreditava que a verdade deveria ser descoberta por meio do diálogo e da investigação racional, em vez de simplesmente aceitar as crenças tradicionais ou populares.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em brasilescola.uol.com.br

O que Aristóteles diz sobre a morte?

Aristóteles investiga a morte em função do desaparecimento do calor de que os organismos vivos (e aqui, humanos) parecem ser naturalmente providos, no Da Respiração. cessam os propósitos, o derradeiro momento da existência.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em revistas.cefet-rj.br

Porque Sócrates aceitou sua morte?

No ano de 399 a.C., o famoso filósofo ateniense Sócrates foi condenado à morte. Ou tomava cicuta ou teria que se exilar de Atenas, o ostracismo, como se dizia, e se tornaria um estrangeiro sem direitos vagando de cidade em cidade. O réu optou pela morte, que na sua opinião era mais honrosa.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em www1.folha.uol.com.br

O que Sócrates acreditava?

Sócrates acreditava que a melhor forma de transmitir conhecimento era através da troca direta de ideias através de perguntas e respostas entre duas pessoas. Por isso, não deixou nenhuma obra escrita. Todo o conhecimento a respeito da obra desse grande filósofo é resultado do trabalho de Platão, seu discípulo.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em cursinhoparamedicina.com.br

Qual era o pensamento de Sócrates?

A preocupação de Sócrates era levar as pessoas, por meio do autoconhecimento, à sabedoria e à prática do bem. Nessa empreitada de colocar a filosofia a serviço da formação do ser humano, Sócrates não estava sozinho.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em novaescola.org.br

O que Platão dizia sobre a morte?

A morte portanto é vista como purificação e futuro encontro com os Deuses. Platão assume tal elemento escatológico, ao inserir no Fédon, um Sócrates diante da morte que não a teme por acreditar que ao morrer, sua alma encontrar-se-á com os Deuses no Hades.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em puc-rio.br

O que Nietzsche falava sobre a morte?

49 Logo, a morte não livre deve ser uma consequência lógica da vontade cativa diante do tempo que passa, pois é somente assim que a morte parece ser um acidente que assalta o homem. O tempo em que se morre covardemente é sempre o tempo errado quando o tempo mesmo é encarado como a causa da incompletude.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em revistas.usp.br

O que Jesus falava sobre a morte?

O Salvador explicou para Marta uma dessas condições: “Quem crê em mim, ainda que esteja morto, viverá; e todo aquele que vive, e crê em mim, nunca morrerá.” (João 11:25–26) Ter fé Nele é o primeiro princípio do evangelho.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em churchofjesuschrist.org

Como foi o julgamento e a morte de Sócrates?

Por perturbar a ordem vigente, esse foi o real motivo da condenação e da sentença de Sócrates. Em 399 a.C., o filósofo recebeu o cálice contendo cicuta, o veneno utilizado para sua execução. Ele mesmo bebeu o conteúdo do cálice e, poucos minutos depois, morreu.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em mundoeducacao.uol.com.br

O que é a morte para Sócrates e Epicuro?

Para ele, a vida era uma sucessão de dores e desejos insatisfeitos, e a morte representava o fim desse ciclo de sofrimento. Ele não via a morte como algo a ser temido, mas sim como um estado de não-existência que finalmente nos livra das agonias da vida.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em psicanalisefacil.com.br

O que Sócrates ensinava?

Sócrates ensinava filosofia voluntariamente e passava horas discutindo com os cidadãos de Atenas. Ele nunca cobrou por aulas. Ensinava em lugares públicos e argumentava com qualquer pessoa que o escutasse ou que se submetesse a suas perguntas.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em educabras.com

O que Sócrates disse antes de morrer?

ao retirar-me, ia concluindo de mim para comigo: 'mais sábio do que esse homem eu sou; é bem provável que nenhum de nós saiba nada de bom, mas ele supõe saber alguma coisa e não sabe, enquanto eu, se não sei, tampouco suponho saber.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em seer.pucgoias.edu.br

Por que Sócrates morreu?

Nesta história, Sócrates foi acusado de corromper a juventude de Atenas e introduzir falsos deuses, e portanto foi condenado a morrer tomando cicuta. Sócrates usa sua morte como uma lição final para seus pupilos, ao invés de fugir quando a oportunidade surgiu, e encara a morte calmamente.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em pt.wikipedia.org

Como Sócrates via Deus?

Um deus que se manifesta ao homem sob a representação do equilíbrio e ordem do mundo como finalidade e determinação de todas as coisas e da vida manifesta na natureza. Sócrates fundamenta assim, o cumprimento de sua missão sagrada, destino determinado pelo deus, seu “magistério” e condição de vida.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em paradigmas.com.br

Porque Sócrates preferiu a morte?

Assim sendo decretada pena de morte por ingestão de cicuta, uma planta extremamente letal e venenosa da época. Sócrates durante seu julgamento teve várias oportunidades de renunciar suas ideias, mas preferiu ser fiel aos seus ensinamentos em busca da verdade em que acreditava.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em unisantacruz.edu.br

Qual era o deus de Sócrates?

Sócrates acreditava na imortalidade da alma e que teria recebido, em um certo momento de sua vida, uma missão especial do deus Apolo Apologia, a defesa do logos apolíneo "conhece-te a ti mesmo". Sócrates também duvidava da ideia sofista de que a arete (virtude) podia ser ensinada para as pessoas.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em pt.wikipedia.org

Qual a frase mais famosa de Sócrates?

Por isso que uma das frases de Sócrates mais famosas é “só sei que nada sei”. Essa frase tornou Sócrates o mais sábio entre todos os homens da época, porque foi o primeiro a admitir sua própria ignorância e estando em constante aprendizado.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em blog.stoodi.com.br

Como Platão via a morte?

Platão aqui evoca que a morte é um evento esperado por todo homem, para de fato se encontrar com todos aqueles que lhe fizeram falta. Muitos são movidos pela esperança de encontrar suas esposas, seus filhos e amigos para com eles estar em companhia definitiva.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em fapcom.edu.br

Como a filosofia vê a morte?

Ele vê a morte como um processo natural que não pode ser evitado – um conjunto de átomos em movimento que se separam para posteriormente formarem novos seres. Outros filósofos provocam reflexão. Martin Heidegger entende que o ser humano é um “ser para a morte”.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em uninter.com

O que Nietzsche dizia sobre a morte?

Assim, para Nietzsche, a morte natural é na verdade uma morte não livre e não racional, ocorrendo então em um momento, portanto, impróprio e de não deliberada escolha do indivíduo, posto isso, o ser humano é caracterizado como um ser acorrentado pelo seu destino.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em conferencias.ufca.edu.br