O que Sócrates pensava sobre o amor?
Para Sócrates, o amor é um processo de busca pela beleza, sabedoria e virtude. Ele acreditava que o amor era uma forma de ascender a um estado mais elevado de conhecimento e compreensão, e que era a partir desse processo que poderíamos alcançar a verdadeira felicidade e realização.O que é amor socrático?
Trata-se de amor pelo governo, pela cultura e por todas as instituições belas. Nesse quesito, o bem comum é o interesse primordial, não o bem do indivíduo, do núcleo familiar ou mesmo da pequena comunidade.Como Platão pensava o amor?
Para Platão, no nível mais imediato, o amor refere-se à nossa sensibilidade e apetites, principalmente o sexual. Vemos, a partir de um corpo, a beleza, e o desejo de procriar nele. Isso significa, inconscientemente, que o desejo por um corpo belo é a tentativa da matéria de se eternizar.O que Sócrates amava?
A relação amorosa entre Sócrates e Alcibíades foi apropriada como ícone gay na literatura moderna e chegou até nós sobretudo pelo O Banquete, de Platão, em que celebremente se refere que o jovem mais belo de Atenas, Alcíbiades, se apaixonou pelo velho mais feio, Sócrates.O que PLATÃO fala sobre o AMOR? | Escada de Diotima | História da Filosofia
Quem era apaixonado por Sócrates?
Resumidamente, são estas as informações que nos traz desde a antigüidade Plutarco. Alcibíades nutre por Sócrates uma paixão trágica e doentia, atração e fuga a um só tempo.O que Platão fala sobre amor?
Segundo Platão, o que mais aproxima o homem das essências divinas é o amor, pois esse é o sentimento responsável por impulsionar a alma na direção da verdade. No Fedro o amor é o que mais aproxima os homens da essência do belo, mas desde que a alma desse esteja prepar a- da para compreendê-lo.O que Aristóteles falava sobre amor?
A segunda definição é o amor Filos. Esse é defendido por Aristóteles como um amor vinculado à ideia de alegria. Amar alguém é sentir-se alegre com a pessoa que você divide a vida e os sentimentos. Significa que o amor só existe quando faz o casal feliz.O que é o amor para Nietzsche?
O amor não é outra coisa que um derramamento, uma espécie de luxo e de dádiva daquilo que cada indivíduo conquistou por e para si mesmo e quer partilhar, alegremente, com um outro. Nesse caso, não há nada de carência, mas muito pelo contrário, de plenitude. Quanto mais pleno de si, mais capaz de amar será um indivíduo.O que é amor segundo os filósofos?
O que é o amor platônicoSeu significado está ligado ao de um amor que não é correspondido ou se mostra inalcançável, e está conectado com o que dizia Platão. Para a organização de filosofia internacional, a expressão “amor platônico” também pode ser entendida, até hoje, como o amor espiritual, o amor que transcende.
Quais são os tipos de amor segundo Platão?
Eros. Em suma, com o genuíno amor platônico, a pessoa bonita ou o outro amável inspira a mente e a alma e direciona a atenção para as coisas espirituais. Pausânias, no Banquete de Platão (181b-182a), explicou dois tipos de amor ou Eros - Eros vulgar ou amor terreno e Eros divino ou amor divino.O que é o amor eros?
Primeiramente, Eros é o amor romântico. Ele é caracterizado pelo romance, pela paixão e pelo desejo, além de estar associado ao prazer, à atração física e ao sexo. Para Platão, embora eros seja sentido em disposição a uma pessoa, o eros é transformado numa apreciação da beleza trazida na alma.O que Kant dizia sobre amor?
Kant entende o amor, em primeiro lugar, como constante biológica. A esse contexto pertence o amor erótico, o amor “no sentido mais estrito da palavra” (TL: 426, 20).O que é o amor para Sócrates segundo a obra O Banquete?
Sócrates, em seu discurso, afirma que o que se ama é somente aquilo que não se tem. E se alguém ama a si mesmo, ama o que não é. O objeto do amor sempre está ausente, mas sempre é solicitado. Sócrates, como exemplo, refere-se à verdade.O que é amor para Platão O Banquete?
O CONCEITO DE AMOR NO BANQUETE E NO FEDRO, DE PLATÃOO trabalho identifica os principais pontos da teoria platônica e constata que o amor é intrinsecamente o desejo do Bem, a possibilidade de voltar ao Mundo das Ideias Puras, cabendo ao homem exercitar se no seu processo de ascendência espiritual.
Qual foi o filósofo mais romântico?
Schelling é o considerado o principal filósofo do Romantismo, por ter construído uma Filosofia da Natureza que é também uma Filosofia da arte.Como definir o amor?
Amor é um conjunto de emoções e comportamentos caracterizado pela intimidade, paixão e comprometimento. Ele envolve cuidado, proximidade, proteção, atração, afeto e confiança. O amor pode variar em intensidade e mudar com o tempo.O que Schopenhauer falava do amor?
Na Metafísica do amor, Schopenhauer afirma que este sentimento é uma invenção literária. Para o filósofo alemão, o amor é uma criação humana que serve para mascarar o desejo, real e devastador.O que é o amor para Sócrates?
O amor tal como ela o concebe, tem Penia e Poros como pais. Penia, a falta, é a sua mãe e o pai é Poros, espírito inventivo e arguto, nunca com falta de recursos. O amor é portanto uma carência cheia de recursos, em perpétuo vaivém de um para o outro.O que Aristóteles amava?
Interessou-se por Ciências da Natureza. Foi discípulo de Platão, aluno e professor da Academia.Quais são os 3 tipos de amor?
- Amor fraternal - Storge.
- Amizade - Philia.
- Amor romântico - Eros.
- Amor incondicional - Ágape.
- Referências.