A atitude de Sócrates questionava os valores da sociedade ateniense, razão pela qual seus inimigos o levaram ao tribunal, onde foi julgado e condenado à morte.
Sócrates almejava ser mais do que ser um mestre, ele queria ser um benfeitor da humanidade. Dentre seus anseios estava a busca por justiça social em todo o mundo. Ele não tinha uma escola, encontrava-se com seu círculo de familiares e discípulos, no ginásio do Liceu.
Sim, Sócrates defendia a busca pelo conhecimento através do método de questionamento e reflexão, conhecido como maiêutica. Ele acreditava que a verdade deveria ser descoberta por meio do diálogo e da investigação racional, em vez de simplesmente aceitar as crenças tradicionais ou populares.
Sócrates acreditava que a reflexão pessoal e a meditação eram as maiores fontes de sabedoria: “Conhece-te a ti mesmo e conhecerás o universo”. Tal frase resume a postura do filósofo de comprometer-se na busca da verdade.
QUEM FOI SÓCRATES? | A HISTÓRIA E SEUS PENSAMENTOS
O que Sócrates ensinava?
Sócrates ensinava filosofia voluntariamente e passava horas discutindo com os cidadãos de Atenas. Ele nunca cobrou por aulas. Ensinava em lugares públicos e argumentava com qualquer pessoa que o escutasse ou que se submetesse a suas perguntas.
Opondo-se ao relativismo de muitos sofistas, para os quais a verdade e a prática da virtude dependiam de circunstâncias, Sócrates valorizava acima de tudo a verdade e as virtudes - fossem elas individuais, como a coragem e a temperança, ou sociais, como a cooperação e a amizade.
Sócrates dizia que sua sabedoria era limitada à sua própria ignorância. Segundo ele, a verdade, escondida em cada um de nós, só é visível aos olhos da razão (daí a célebre frase "Só sei que nada sei"!). Ele acreditava que os erros são consequência da ignorância humana.
Para os socráticos, os homens fariam melhor se investigassem a si mesmos: a verdadeira descoberta estava no interior da alma humana, e não fora dela. O filósofo foi tido por muitos como um homem sábio justamente por assumir não saber de nada. A frase mais célebre atribuída a ele é: “Só sei que nada sei”.
Ele acreditava que a verdadeira sabedoria está em reconhecer a própria ignorância. Sócrates também defendia a importância do diálogo e da busca constante pela verdade, através do questionamento e da reflexão.
A técnica do questionamento socrático é posta em prática quando o psicoterapeuta estrutura perguntas que são intencionalmente realizadas a partir do que ele pensa que poderia ajudar e/ou guiar seu paciente à reflexão, à mudança de pensamento, à flexibilização cognitiva.
ao retirar-me, ia concluindo de mim para comigo: 'mais sábio do que esse homem eu sou; é bem provável que nenhum de nós saiba nada de bom, mas ele supõe saber alguma coisa e não sabe, enquanto eu, se não sei, tampouco suponho saber.
O princípio básico do método socrático é que os estudantes aprendem por meio do uso de pensamento crítico, raciocínio e lógica. O ponto de partida é, justamente, a famosa frase de Sócrates: “só sei que nada sei”. Apenas reconhecendo nossa ignorância e estando abertos a aprender mais, podemos evoluir.
Sócrates revolucionou a Filosofia ao transferir a vocação questionadora da natureza física para a natureza humana, seus valores, verdades e fundamentos. Se existiu alguma revolução na filosofia logo em seus primeiros séculos na Grécia Antiga, ela atende por um nome: Sócrates.
Em cada momento histórico, os filósofos se dedicaram, portanto, a algum assunto. Tales de Mileto é considerado o primeiro filósofo, o pai da filosofia.
Desse modo, Sócrates defende que a virtude não é outra coisa senão um saber, mas não um saber qualquer, posto que se tratada de algo simultaneamente teórico e prático, ou seja, consiste em um pensamento e em uma ação coerentes entre si.
Ele acreditava que o conhecimento verdadeiro era alcançado pela consciência da própria ignorância. Em outras palavras, Sócrates argumentava que a sabedoria reside em reconhecer a limitação do próprio conhecimento e estar sempre aberto ao aprendizado e à reflexão.
A sabedoria socrática refere-se à compreensão de Sócrates dos limites de seu conhecimento, na medida em que ele sabe apenas aquilo que sabe e não assume que sabe algo mais ou menos.
A filosofia de Sócrates envolvia necessariamente o diálogo. Com a palavra, com o debate, com o questionamento ele levava as pessoas a conhecerem mais sobre si mesmas e sobre o mundo. Sendo assim, ele investigava filosoficamente por meio da dialética, ou seja, o diálogo.
A este respeito, a morte de Sócrates apresenta um novo direcionamento, isso porque, o filósofo acreditava que com a morte do corpo, a alma não morre juntamente com ele, pois essa é imortal e passa a ter um papel inédito para que se possa alcançar a sabedoria, que é o objetivo ultimo do filósofo.
A virtude, julgava Sócrates, só poderia ser obtida mediante o conhecimento verdadeiro dos conceitos e das essências, e a sua missão era mostrar às pessoas que elas poderiam obter tal conhecimento, começando por um processo de autoanálise que findaria no questionamento e no conhecimento do mundo.