resposta 2: Sim, existe uma Natureza Humana e ela é definida como o conjunto de características humanas inerentes à cultura, que abrangem s pensamentos, emoções, sentimentos, reflexos e atitudes.
Isto porque, além de sermos “mamíferos primatas, da família dos hominídeos, do gênero homo, da espécie sapiens”, somos também linguagem, cultura, tecnologia, consciência e subjetividade. Não uma coisa ou outra, mas sim algo único: todo ser humano é a junção de sua natureza biológica e cultural/tecnológica.
O que somos como seres humanos é o resultado da interação dialeticamente estabelecida entre os processos intrapessoais e interpessoais que se constituem e se transformam numa determinada cultura. estar em grupo significa ser igual, ter as mesmas ideias e compartilhar as mesmas opiniões de forma pacífica.
O ser humano é mais individual do que qualquer outro ser. Ele é o indivíduo completo porque, por outro lado, ele é um "eu" definido. Isolado ele não pode ser considerado como um mero exemplar de uma espécie. Como um "eu" individual ele está para além do contraste de espécie e exemplar - ele é "espírito".
Humano (taxonomicamente Homo sapiens, termo que deriva do latim "homem sábio", também conhecido como pessoa, gente ou homem) é a única espécie do gênero Homo ainda viva e o primata mais abundante e difundido da Terra, caracterizado pelo bipedalismo e por cérebros grandes, o que permitiu o desenvolvimento de ferramentas ...
São dotados de razão e consciência e deve agir em relação uns aos outros com espírito de fraternidade”. Partindo da premissa da declaração, o ser humano, de um modo geral, é um ser racional, existe como um fim em si mesmo, não simplesmente como meio do qual está ou aquela vontade possa servir-se a seu talante.
A hipótese científica mais aceita atualmente para a origem da humanidade é de que a espécie humana moderna (chamada de Homo sapiens) surgiu na África, há cerca de 200 mil anos, depois de um processo evolutivo de milhões de anos.
Homo sapiens é a única espécie humana vivente no planeta nos dias atuais. Entretanto, até chegarmos aqui, várias espécies fizeram parte da nossa história. Ouça o texto abaixo! Homo sapiens é o nome científico dado ao humano moderno e significa “homem sábio”.
O que nos torna humanos não é, somente, a nossa mente e as nossas capacidades. Mas o nosso coração e a nossa habilidade de amar. É, também, sobre reconhecer que somos frágeis e vulneráveis.
Em sua filosofia moral, Aristóteles afirma que a finalidade do ser humano é a felicidade, alcançada na utilização das potências de sua alma de maneira virtuosa.
Homo sapiens é o nome científico do homem moderno e significa “homem sábio”. A espécie destaca-se por possuir um cérebro bem desenvolvido. Homo sapiens é o nome científico do homem moderno, espécie que apresenta cerca de 200.000 anos de idade.
Em 1897, Paul Gauguin inseriu no canto superior esquerdo de sua obra os questionamentos em francês: "De onde viemos? Quem somos? Para onde vamos?". Essas indagações servem de fonte de inspiração quando me deparo com o desafio de definir a essência de uma marca ou construir uma estratégia de crescimento.
Mas afinal, qual é o nosso lugar no Universo? Partindo do planeta Terra, nosso horizonte se expande ao Sistema Solar, que contém mais sete planetas. Este sistema se encontra em um dos braços da nossa galáxia: a Via Láctea; que faz parte do Grupo Local, um grupo de galáxias próximas.
O ser humano vive em sociedade, participa ativamente e até constrói regras para essa sociedade. Nesse sentido, Aristóteles afirma que o ser humano só é capaz de realizar tais atividades por causa de uma característica intrinsecamente sua: a linguagem.
A partir deste entendimento, eles sugerem que o propósito da Terra enquanto organismo vivo é criar as condições propícias para o desenvolvimento da vida. Assim sendo, o propósito humano, enquanto parte da teia da vida, é participar apropriadamente da comunidade de vida do planeta para que essa meta se realize.
O ser humano possui, dentre outras, duas características intrínsecas: falibilidade e imprevisibilidade. Conhecer e administrar essas duas características é o desafio do líder, do pai, do educador e de todos nós que temos de nos relacionar permanentemente com seres humanos.
Diante de todos esses contextos, podemos interpretar o papel original do Ser Humano como a espécie responsável pela ação de intervir e transformar a estrutura e ambiente do planeta com o objetivo de facilitar, fortalecer e proteger a evolução e regeneração da vida.
Pelo que sabemos, os humanos surgiram na África Oriental há cerca de 2,5 milhões de anos, no final do Plioceno, período que compreende de 5 a 2 milhões atrás. Eram, provavelmente, Homo habilis evoluídos do Australopithecus, nosso ancestral macaco.
O ser humano é considerado como essencialmente "... positivo, voltado para o movimento, construtivo, realista, confiável". O ser humano não é, basicamente, "hostil, anti-social, destrutivo, ou mal"; nem é totalmente maleável.
A construção humana se dá pela educação de seus antepassados, mostrando a importância de empatia, entre outras coisas que nos fazem humanamente capazes de tomar decisões sem pensar em nós mesmos, e também pelas lições do cotidiano, que sendo boas ou não, transformam pessoas.