Bastante usada em laboratórios (nos procedimentos que não requerem extrema pureza) como reagente ou solvente, a água destilada é mais eficaz em usos laboratoriais e de análises quantitativas, pois ela proporciona menos interrupções por conta de outras substâncias presentes na água.
Existem vários métodos para obter água desmineralizada. O mais comum é a osmose reversa, que utiliza uma membrana semipermeável para remover impurezas e minerais da água. Outro método é a troca iônica, onde íons indesejados são substituídos por íons inofensivos, como hidrogênio ou hidroxila.
A água utilizada no sistema de arrefecimento, conhecida como água do radiador, deve ser desmineralizada ou destilada. A razão para isso é garantir o correto funcionamento do sistema e evitar danos ao motor.
QUANDO se PODE USAR a AGUA DESMINERALIZADA no RADIADOR? Veja o momento certo.
Como substituir a água do radiador?
A troca do líquido de arrefecimento deve ser realizada sempre com o motor frio e o carro desligado. Nessas condições, pode-se abrir a tampa de expansão do radiador e soltar a mangueira inferior, para que o líquido possa escoar. Se o nível do líquido estiver próximo ou abaixo do mínimo, está na hora de completar.
O ideal é água destilada e deionizada. Porém entre colocar a água da torneira e a do ar-condicionado, melhor a do ar condicionado... porém SEMPRE com um bom fluido de radiador na proporção certa!
Enfim, o recomendado pelos fabricantes é utilizar o aditivo, mas se você pode sim usar água desde que ela seja deionizada como falamos antes. Água da torneira só em situações extremas quando já está saindo fumaça pelo capô para chegar até o mecânico mais próximo!
Pode completar a água do radiador com água desmineralizada?
Somente água desmineralizada pode ser adicionada ao radiador. Para fazer a reposição do líquido de arrefecimento, é imprescindível respeitar os métodos corretos: sempre com o motor a frio, nunca misturando aditivos diferentes e utilizando o aditivo indicado pelo fabricante.
A água desmineralizada ou deionizada é 100% isenta de sais inorgânicos, de sais minerais e de bactérias e após aberta deve ser usada em 24 horas. Devido sua pureza que ela é muito utilizada no meio industrial, haja vista que, sem sais minerais, os equipamentos e peças não sofrem corrosões ou incrustações.
O que colocar no reservatório de água do radiador?
O correto é utilizar Água desmineralizada (ou água desionizada), pois ela não possui os sais minerais, sendo própria para utilização no sistema de arrefecimento. A proporção de água e aditivo dever ser aquela indicada pelo fabricante no manual do veículo, podendo variar de 40% a 60% de cada um.
A mistura de produtos de tecnologia ou marca diferentes nunca é recomendada, tendo em vista que as formulações podem variar na quantidade dos componentes, ainda que tenham a mesma denominação, levando a uma desestabilização química, o que pode causar reação indesejada, como perda da eficiência dos produtos.
Dessa forma, o uso de água de origem tradicional a longo prazo danifica o rolamento da bomba d'água, o radiador, a válvula termostática e o motor. Por isso, o ideal é que se utilize água dessalinizada (não contém sais minerais, nem cloro e flúor). Porém, apenas utilizar água sem sais minerais não resolve o problema.
Esse processo consiste em passar a água por um tanque com resinas de troca iônica capazes de dissolver os sais na água – incluindo magnésio, cloreto, sílica e cálcio. Os produtos químicos utilizados no procedimento não são caros, como hidróxido de sódio, ácido clorídrico ou ácido sulfúrico.
Pode colocar detergente no reservatório de água do radiador? Não é recomendado usar detergentes comuns, pois podem conter substâncias que podem danificar componentes internos do radiador.
Somente água desmineralizada pode ser adicionada ao radiador. Pode usar água de chuva no radiador? Especial cuidado nas regiões onde existe a chamada água dura, que deve ser evitada devido ao seu alto teor de cálcio.
Segundo o INMETRO, as cores são meramente comerciais e não influenciam nas propriedades ou no desempenho dos fluidos. Na maioria das vezes, os fluidos orgânicos costumam ter a cor amarela, rosa ou vermelha, enquanto os inorgânicos são verdes ou azuis.
O fluido de arrefecimento, como o próprio nome sugere, é o responsável por resfriar o motor do carro. Devido à queima de combustível, a temperatura da unidade motriz pode ultrapassar os 100ºC, e o superaquecimento de seus componentes pode resultar em danos ou mau funcionamento do veículo.
Somente o aditivo puro e concentrado, não pode mesmo! O que deve ser utilizado no sistema é “líquido de arrefecimento”. O “líquido de arrefecimento” é composto por água (desmineralizada) e aditivo. O aditivo é aquele recomendado pelo fabricante do veículo e deve ser adicionado na proporção recomendada pelo manual.
Qual a forma correta de completar a água do radiador?
Com o motor do automóvel frio (ou seja, não faça logo após desligá-lo), abra o capô do carro. Localize o reservatório de água do radiador, que geralmente fica à direita. Observe o nível de água e, se necessário, complete até o limite indicado usando um funil. Para isso, desenrosque a tampa e coloque a água aditivada.
Água quanto mais pura melhor, de preferência, a destilada. Ou melhor ainda: como hoje deve-se usar 50% de água, 50% de um aditivo chamado etilenoglicol, o melhor é comprar o líquido pronto, que já existe no mercado, nos postos, nas casas de peças, nas concessionárias.
O recomendado é que toda a água e o aditivo do sistema de arrefecimento sejam trocados a cada 2 anos. Lembre-se: usar apenas água desmineralizada e o aditivo na proporção indicada pela montadora do veículo, não fazer a troca do líquido preventivamente trará danos significativos ao longo do tempo.