» Prednisolona: semelhante à prednisona. » Dexametasona: doses de 4 mg por dia ou mais são consideradas imunossupressoras. Em algumas situações, doses de 8 mg a 16 mg por dia podem ser usadas. » Metilprednisolona: doses de 16 mg a 32 mg por dia são geralmente consideradas imunossupressoras.
Para pacientes que desenvolvem inflamação cerebral crônica ou recorrente, o metotrexato pode ser útil como agente poupador ou substituto de corticosteroides.
Chás Diuréticos: Estes podem ter potencial diurético, se tomados com regularidade, como o Chá de Hibisco e o Chá de Gengibre. Evitar o consumo de alimentos muito salgados nos dias de muito inchaço. Melhore a ingestão de proteínas e controle a ingestão de carboidratos.
Corticosteroides inalados e aqueles aplicados diretamente sobre a pele provocam muito menos efeitos colaterais do que os corticosteroides administrados por via oral, intravenosa ou por injeção.
60 mg de prednisona apresentam o mesmo efeito de 2 mg de dexametasona ou 300 mg do cortisol natural. Devido a essa potência maior dos corticoides sintéticos, conseguimos administrar nos pacientes doses muito acima dos níveis fisiológicos do cortisol, o que é essencial para o tratamento de algumas doenças.
Outras consequências do uso indiscriminado de corticoides podem se manifestar por meio de trombose (por meio da inibição da agregação plaquetária), taquicardia, choque, desidratação, problemas nos dentes, miopia, glaucoma, catarata, insônia, depressão, acne, hipertensão e até mesmo levar à morte.
Entre os anti-inflamatórios não-esteroides, o naproxeno se mostrou o menos prejudicial. O estudo afirmou também que os AINEs estão entre os medicamentos mais utilizados no mundo. Entre a população adulta dinamarquesa, 50% das pessoas já utilizaram algum tipo de anti-inflamatório não-esteroide no país.
Os efeitos colaterais do corticoide são mais comuns em casos de uso prolongado. Entre eles, a pessoa pode ter cansaço, aumento dos níveis de açúcar no sangue, diminuição das defesas corporais, agitação, insônia, aumento de colesterol e de triglicerídeos, dor de cabeça e glaucoma.
Também conhecida como camapu, juá, balãozinho ou saco de bode, a P. angulata está presente no Norte, Nordeste, Centro-Oeste e Sudeste brasileiro, mas se concentra principalmente na Amazônia.
A nimesulida é um remédio anti-inflamatório não esteroide indicado para o tratamento das dores de leve a moderada intensidade, com ou sem febre associada.
Como já referido, o nome comercial mais famoso da prednisona é o Meticorten, medicamento produzido pelo laboratório Merck Sharp & Dohme e que é considerado a marca de referência para essa substância.
Loratadina comprimido, xarope ou gotas (Claritin ou Loratamed); Desloratadina comprimido, xarope ou gotas (Desalex, Esalerg ou Sigmaliv); Fexofenadina comprimido ou xarope (Allegra ou Altiva); Cetirizina cápsula, comprimido ou gotas (Reactine ou Zyrtec);
Qual o anti-inflamatório que não prejudica os rins?
Assim como a dipirona, o paracetamol é um analgésico com pouca atividade anti-inflamatória. Nesse contexto, torna-se uma opção também muito útil para pacientes com histórico de doenças renais.
Manter o corpo bem hidratado é essencial para eliminar toxinas e reduzir os processos inflamatórios. A água ajuda a transportar os nutrientes e elimina as substâncias que podem aumentar a inflamação. Além disso, alimentos como pepino, melancia e abacaxi são ricos em água e podem complementar sua hidratação.
O ibuprofeno é considerado o mais seguro e bem tolerado entre os remédios da sua classe, mas você pode potencializar sua ação e ainda prevenir efeitos adversos fazendo o uso racional do medicamento, ou seja, use-o de forma apropriada, na dose certa e por tempo adequado.
Alterações no metabolismo: perda de proteína. Alterações psiquiátricas: euforia, alterações do humor; depressão grave com manifestações psicóticas; alterações da personalidade; hiperirritabilidade; insônia. Outras: reações de alergia ou semelhantes à alergia grave e reações do tipo choque ou de pressão baixa.
Uso prolongado ou por toda a vida de Hidroxicloroquina, medicação capaz de reduzir a necessidade de corticóide e prevenir surtos de agudização da doença.
Ao diminuir a prednisona, podem ocorrer efeitos colaterais de abstinência se o processo for muito rápido. Alguns sintomas comuns de abstinência de prednisona incluem: Dores musculares. Dor nas articulações.
O corticoide leva a redistribuição da gordura do corpo, ou seja, a gordura pode se acumular em locais indesejados, como no parte de trás do pescoço e ainda no rosto. Ele pode ficar “inchado”, arredondado, o que os médicos chamam de “moon face” ou “face de lua cheia”.
A prednisona é um medicamento seguro. Se for usada por 3-7 dias ela traz benefícios importantes, como diminuir a crise de asma e evitar recaídas. Contudo, ela não está isenta de efeitos colaterais importantes. Inclusive, o uso indiscriminado sem supervisão médica contribui para causar reações adversas.
A retirada lenta e gradual deverá ser feita após duas semanas de uso diário de corticoide, sobretudo se for uma dose superior a 20mg de Prednisona (ou equivalente) durante o dia ou superior a 5mg dessa medicação à noite.