O que substitui a transfusão de sangue em testemunha de Jeová?
A partir da análise dos artigos científicos que abordam tratamentos alternativos à transfusão de sangue em Testemunhas de Jeová, verificou-se que na contemporaneidade são utilizadas diversas alternativas à transfusão sanguínea, como a eritropoietina ou a hemodiluição normovolêmica aguda.
O crioprecipitado é uma combinação de fatores de coagulação. Contém o Fator VIII, Fibrinogênio, Fator de Von Willebrand, Fator XIII e Fibronectina. O termo substituto do sangue ou sangue artificial tem sido utilizado para descrever soluções que promovem expansão de volume e transportem oxigênio.
Hoje já existem vários tratamentos alternativos às transfusões de sangue, entre os tratamentos mais utilizados, podemos citar o sangue artificial ou substituto do sangue, mais conhecido por expansores do volume do sangue e terapias de oxigênio.
Como aumentar a hemoglobina sem transfusão de sangue?
Ventilar com 100 % de oxigênio resulta em aumento rápido do conteúdo arterial de oxigênio, assegura a oxigenação dos tecidos mesmo com uma hemoglobina muito baixa (anemia grave) e mostra ser uma estratégia importante em reduzir transfusão alogênica.
O que acontece se testemunha de Jeová recebe sangue?
Os membros do grupo que aceitam voluntariamente uma transfusão e não são considerados arrependidos são considerados como tendo se desassociado do grupo, abandonando suas doutrinas e são subsequentemente evitados pelos membros da organização.
O que as Testemunhas de Jeová usam no lugar do sangue?
A partir da análise dos artigos científicos que abordam tratamentos alternativos à transfusão de sangue em Testemunhas de Jeová, verificou-se que na contemporaneidade são utilizadas diversas alternativas à transfusão sanguínea, como a eritropoietina ou a hemodiluição normovolêmica aguda.
Qual o entendimento do STJ nos casos de transfusão de sangue em testemunha de Jeová?
As Testemunhas de Jeová estão certas em não aceitar a transfusão; ainda que uma Testemunha morra por perda de sangue, elas argumentam que confiam em Deus e, de acordo com os Atos 24:15 – Deus não se esquece dos que lhe são fiéis, e lhes restituirá a vida por meio da ressurreição.
O medicamento eritropoetina é utilizado hoje em cerca de 3 milhões de pessoas em todo o mundo, substituindo, na maioria dos casos, o uso da transfusão de sangue.
Ao longo da história, muitas substâncias foram investigadas como substitutos ao sangue humano para uma de suas funções: o transporte de oxigênio. Entre elas, estão o leite, o vinho, a cerveja, o ópio, soluções salinas, o sangue animal etc.
O que os médicos falam sobre a transfusão de sangue?
Nos últimos cinco anos, numerosos estudos demonstraram que as pessoas que recebem transfusões sangüíneas têm mais probabilidade de sofrer um derrame cerebral e um ataque cardíaco, e de morrer. Além de abrir os vasos, o óxido nítrico dá flexibilidade aos glóbulos vermelhos.
Vários motivos podem levar à necessidade de transfusão: anemias (falta de glóbulos vermelhos), sangramento (por falta de plaquetas), etc. A maioria dos doentes nunca necessita de transfusões durante um episódio de doença, mesmo quando ocorre uma perda de sangue moderada.
É produzido na medula óssea dos ossos chatos, vértebras, costelas, quadril, crânio e esterno. Nas crianças, também os ossos longos, como o fêmur, produzem sangue. Hemácias: São os glóbulos vermelhos do sangue.
Uma vez que, em consequência de uma hemorragia é perdido ferro, necessário para a produção de glóbulos vermelhos, a maioria das pessoas com anemia resultante de hemorragia precisa tomar suplementos de ferro, em geral em comprimidos, por diversos meses. Às vezes, as pessoas recebem ferro por via intravenosa.
A partir da análise dos artigos científicos que abordam tratamentos alternativos à transfusão de sangue em Testemunhas de Jeová, verificou-se que na contemporaneidade são utilizadas diversas alternativas à transfusão sanguínea, como a eritropoietina ou a hemodiluição normovolêmica aguda.
Quais são os tratamentos sanguíneos que os testemunhas de Jeová aceitam?
Dentre os tratamentos sanguíneos que podem auxiliar neste e em outros processos fisiológicos e que também são particularmente relevantes à questão do uso em pacientes testemunhas de Jeová, pode-se mencionar: sangue total (transfusão), hemocomponentes (plasma, hemácias, plaquetas, plasma rico em plaquetas e gel de ...
As transfusões, aliviam os sintomas da anemia e são usadas para tratar a doença que causa a dependência da transfusão. O limite restritivo recomendado para transfusão de sangue é um nível de hemoglobina de 7 a 8 g/dL, enquanto um limite mais liberal é definido em 9 a 10 g/dL.
paciente sem fornecer uma transfusão de sangue. Existem dois tipos de transfusão de sangue: transfusão alogênica, que usa sangue doado por outras pessoas, e transfusão autóloga, que usa o sangue da própria pessoa.
Uma das alegações apresentadas pela defesa da instituição de saúde é que o direito à vida deve prevalecer ao direito de crença religiosa. Segundo a equipe médica, o tratamento deve ser conservador, já que uma cirurgia seria altamente arriscada e contraindicada.
(Levítico 17:14) Então, nós evitamos tomar sangue por qualquer via não só em obediência a Deus, mas também por respeito a ele como Dador da vida. Esta abstenção de sangue traz como consequência a recusa da transfusão de sangue em procedimentos médicos, que ocasiona um confronto entre a crença e o direito à vida.
Por que Testemunha de Jeová é contra doação de sangue?
Conforme pesquisa livre do motivo de as Testemunhas de Jeová não aceitarem transfusão de sangue, facilmente se evidencia que se trata de motivação eminentemente religiosa. Nesse sentido creem que os ensinamentos bíblicos os ordenam a se abster de sangue (Gênesis 9:4; Levítico 17:10; Deuteronômio 12:23; Atos 15:28, 29).