O que dá pra enxergar no substrato? Muitos produtores incluem areia, turfa, vermiculita, argila expandida triturada e outros materiais pra conseguir características especiais.
Existem muitos materiais que podem ser usados para produzir o substrato, como a própria terra, o esterco curtido, a areia, o pó de carvão, a cinza de fogão, a fibra de coco, o pó de rocha, o composto orgânico e muitos outros.
Entretanto, a areia é fundamental para o desenvolvimento de algumas espécies! Esse é um ótimo tipo de substrato para suculentas e cactos, pois essas plantinhas precisam de um substrato muito permeável, que acumule pouca água. Para isso, um solo arenoso é fundamental!
O substrato para jardim arenoso é de composição bem simples. Basta misturar uma parte de terra comum, uma de terra vegetal e outras duas de areia comum.
1 medida de folhas secas; ½ medida de húmus de minhoca. Pique muito bem as folhas secas — elas deixarão o substrato mais leve e, conforme forem se decompondo, fornecerão nutrientes para a planta. Agora, basta misturar muito bem todos os ingredientes e despejar dentro do vaso onde você vai plantar sua suculenta.
Para o enriquecimento do substrato com adubação NPK foram utilizados os seguintes fertilizantes: uréia (45% de N), superfosfato simples (20% de P2O5) e cloreto de potássio (60% K2O). Os fertilizantes foram pesados, incorporados ao substrato seco, homogeneizado e posteriormente distribuído nas bandejas de isopor.
A intenção de acrescentar areia ao substrato é aumentar a permeabilidade dele. Portanto, essa terra vai reter menos água e evitar que a raiz da planta apodreça. Por isso é tão importante para os cactos e suculentas, que não precisam de regas muito frequentes.
O Bio Bric é produzido a partir de madeira de eucalipto picada em forma de cavacos e processado a altíssimas temperaturas, resultando em um produto natural, ecologicamente correto, isento de fungos, bactérias e cupins, que pode ser utilizado como alternativa à casca de pinus e outros materiais para forração de jardins ...
Usando areia numa boa granulometria pode substituir perlita ou isopor. Eu indico areia de filtro de piscina porque tem o ph neutro, mas pode ser qualquer outra.
Para solos arenosos, a recomendação é criar coberturas com plantas ou palhada para estimular a produção de nutrientes na terra. Essa cobertura verde cria uma espécie de “barreira protetora do solo”, mantendo suas características físicas, químicas e biológicas e evitando os processos de erosão.
Com certeza! O substrato e a terra são compostos complementares. O ideal é sempre misturar a terra com o correto substrato para o plantio. Assim, você obterá uma mistura completa ideal para o sadio desenvolvimento de cada uma de suas plantas.
Areia. Pode ser utilizada no vaso a areia grossa ou areia fina. Agora que chegou até aqui, você já sabe: quanto mais grossa, irá deixar escoar maior quantidade de água. Quanto mais fina, mais irá reter água.
Areia. A mistura de areia de construção, terra comum e terra vegetal forma um dos substratos mais comuns à venda. Ela é permeável e acumula pouca água, ideal para o cultivo de suculentas e cactos, que precisam de pouca água para crescer e se desenvolver.
O fubá, ou farinha de milho, é biodegradável e forma torrões sólidos e firmes quando entra em contato com o xixi e o cocô. Por isso, é uma alternativa às areias aglomerantes industrializadas.
Mas como é possível fazer deste composto um adubo para o cultivo das suas plantas? Bem, primeiro você vai precisar separar o carvão e cortá-lo em pedaços pequenos. Depois coloque-os em um saco e feche-o para bater e amassar os pedaços. Esse processo irá facilitar a absorção dos nutrientes por parte do solo.
O processo consiste no aquecimento até temperatura acima da transformação da austenita (linha tracejada preta) e resfriamento lento no próprio forno. A transformação da austenita ocorre na parte superior, produzindo, portanto, perlita de baixa dureza.
O uso de perlita na composição do solo contribui para alcançar a quantidade de oxigênio necessária para as plantas, uma vez que ela torna o solo mais aerado. Por conta disso, esse material facilita a drenagem da água e o desenvolvimento das raízes.
A perlita provém de minerais vulcânicos aquecidos a temperaturas em torno de 800 a 900 graus C°. Altas temperaturas fazem com que as partículas se expandam em até 13 vezes seu tamanho original, resultando em um material extremamente leve com a aparência de pipoca estourada ou isopor.
Algodão, juta e musgo verde são alguns dos materiais que as pessoas buscam, mas nenhum deles é recomendado porque apodrece rapidamente. No lugar do esfagno, experimente usar estopa, um material feito de fibras naturais e sintéticas que é barato, ainda mais fácil de encontrar e bem drenante, bom pras raízes.
A Casca de Pinus é uma alternativa ecológica que substitui o pó de xaxim, levando mais vida para suas plantas e flores. Na arte do Bonsai é muito utilizada para ser misturada ao substrato, para acidificação do mesmo.
Faça drenagem do solo: a compactação do solo pode ser evitada antes do plantio e também durante. Uma receita prática consiste em adicionar um pouco de areia durante o preparo do solo. Se no seu caso, as plantinhas já foram cultivadas, o mais indicado é adicionar composto orgânico ou húmus de minhoca.
Mesmo a melhor terra para horta precisa de uma boa drenagem. Se a água de rega demora mais de dois ou três segundos para ser absorvida, você tem problema com a drenagem do solo. Para melhorar isso, misture um pouco de areia à terra.