Quando os sinais e sintomas desse trauma podem ser reversíveis, o profissional realiza uma terapia expectante, que seria uma alternativa para o tratamento de canal. "Neste tratamento, colocamos uma medição e curativo por cerca de 45 dias e aguardamos a resposta da polpa.
Embora o tratamento de canal seja frequentemente a melhor opção para preservar o dente, existem alternativas em alguns casos. Procedimentos como a pulpotomia, que remove apenas parte da polpa, e a extração dentária seguida de implante e prótese são opções que podem ser consideradas.
Quando a infecção do canal ainda não é muito profunda e não prejudica a saúde da raiz, muito provavelmente o tratamento de canal é o mais indicado. Afinal, a preservação de cada dente é extremamente importante para a saúde bucal.
Quanto tempo dura um dente com tratamento de canal?
Os dentes com canais tratados podem durar a vida toda, quando bem realizado por um profissional especializado. Entretanto, é importante ter consciência de que este dente ainda pode ser acometido por cárie, e para evitar problemas é preciso manter uma boa higiene bucal e realizar consultas regulares ao dentista.
O que acontece se eu não fizer o tratamento de canal?
Caso isso não seja feito, uma série de consequências pode ocorrer, desde a piora do quadro, com abcessos e fístulas, como o desenvolvimento de lesões mais sérias. Em pacientes com a imunidade comprometida, as bactérias bucais podem cair na corrente sanguínea e podem levar a outros problemas no organismo.
É muito importante realizar o tratamento de canal sempre que necessário. Lembre-se que a dor tende a aumentar cada vez mais com o avanço da infecção, causar edema facial ou mesmo provocar problemas mais graves com a entrada da infecção na corrente sanguínea. E se você tem medo de sentir muita dor ou desconforto.
Existe risco de fratura, caso não tenha sido feito núcleo e coroa nestes elementos, tendo em vista que o tratamento do canal incide em remover o nervo do dente e a irrigação sanguínea, por onde recebe nutrientes que o mantém vivo.
Quando o tratamento de canal não é mais uma opção? Nem todos os dentes são candidatos a um canal. Quando existe algum problema que atinge a polpa do dente aí a única estratégia para o tratamento é um implante.
Um retratamento pode ser necessário quando a infecção na região da ponta da raiz do dente não foi eliminada após o tratamento de canal. Isso, de fato, pode acontecer em infecções mais agressivas.
Cirurgiões dentistas especialistas em prótese dentária experientes nunca recomendam a realização de uma restauração simples, sobre um dente que recebeu tratamento de canal.
Quando os sinais e sintomas desse trauma podem ser reversíveis, o profissional realiza uma terapia expectante, que seria uma alternativa para o tratamento de canal. "Neste tratamento, colocamos uma medição e curativo por cerca de 45 dias e aguardamos a resposta da polpa.
Se você sente dor ao comer alimentos açucarados, pode ser um sinal de cárie extensa ou retração de sua gengiva . Um tratamento de canal é recomendado se a cárie atingir o tecido nervoso. Além disso, se houver inchaço sem dor, é possível que haja uma infecção seguida de um abcesso.
O canal do dente aberto é perigoso porque ele deixa a raiz exposta, fazendo com que ela fique mais propícia a infecções, que dependendo do grau, podem levar a morte dessa estrutura e assim, a necessidade de extração.
Em média, o custo de um tratamento de canal pode variar entre R$ 250 a R$ 1.000. Entretanto, vale lembrar que, em alguns casos, pode ser necessário realizar outros procedimentos dentários, como restaurações ou coroas, para completar o tratamento, o que pode aumentar o custo total.
Escovar os dentes após as refeições principais e antes de dormir utilizando a técnica correta e com emprego do fio dental é uma forma de prevenir a necessidade de tratamento de canal.
Qual é a diferença entre canal do dente e extração? Ao comparar os dois procedimentos, existe uma grande diferença entre eles: o tratamento de canal do dente tem como objetivo preservar o dente danificado enquanto uma extração o remove completamente.
No caso de tratamento de canal, por exemplo, o período para retirada do curativo no dente é entre 7 e 40 dias. “Períodos maiores podem trazer riscos de infiltração no curativo, cárie na região e até a perda do dente, mesmo que já tenha tratado o canal”, revela.
Mas o que acontece se o tratamento de canal não for realizado? As bactérias que se proliferam dentro do canal podem causar febre, desânimo e até mesmo chegar ao coração sendo potencialmente fatal.
Como saber se vou precisar de tratamento de canal?
Dores na região maxilar, ouvido ou até mesmo na cabeça podem também indicar a necessidade do tratamento. Um sintoma que pode demonstrar rapidamente que é necessário um canal é o inchaço ao redor do dente. Isso ocorre por causa da infecção na ponta da raiz do dente, dentro do osso no maxilar ou mandíbula.
O tratamento de canal antigamente era realizado em algumas etapas e exigia que o paciente se deslocasse até a Clínica em dias diferentes. Mas a boa notícia é que atualmente, na maioria dos casos é possível realizar o tratamento de canal em uma única sessão.
Sob a ótica do CDC, os tratamentos ou retratamentos endodônticos podem ser considerados serviços duráveis, com uma garantia mínima de 90 dias, contados desde a finalização efetiva dos serviços.
O que é um tratamento de canal dentário? O tratamento de canal, ou simplesmente canal dentário, é um procedimento que consiste na retirada da polpa do dente, um tecido encontrado na parte interna da raiz. Geralmente, ele é indicado quando existe uma cárie em processo avançado e que já causou danos na polpa dentária.