Acesse o Portal e-CAC; realize o login com sua conta gov.br; na barra de pesquisa, digite “Meu Imposto de Renda” e clique na primeira opção; você será redirecionado para uma página com suas declarações de IRPF e os seus respectivos status.
Ao entrar no site Meu Imposto de Renda com a conta gov.br, é possível selecionar a aba “Consultar meu imposto de renda”, na qual, em seguida, o declarante pode conferir todas suas declarações e os respectivos status.
Você pode consultar, a qualquer momento, a situação da sua declaração no extrato de processamento, disponível no sistema Meu Imposto de Renda, no e-CAC; ou de forma simplificado no sistema de consulta de restituição.
COMO SABER SE A DECLARAÇÃO DO IMPOSTO DE RENDA DEU CERTO?
Quanto tempo demora para a Receita analisar os documentos?
Em geral, a Receita Federal demora 72 horas, após a entrega da declaração retificadora, para atualizar sua base de dados. Assim, caso não tenha recebido termo de intimação e corrija a inconsistência por meio de uma declaração retificadora, a pendência poderá ser sanada em 72h.
Quando a declaração fica muito tempo em processamento?
Primeiramente: se a sua declaração está em processamento, isso significa que a Receita Federal entende que ela foi entregue. Portanto, se você entregou no prazo, não precisa ter medo de multa. O que acontece é que, agora, a sua declaração está sendo analisada pelo Leão.
Se a mensagem do sistema indicar que a declaração está "processada, em fila de restituição", então significa que o reembolso está esperando para cair na conta bancária. Na prática, a declaração já foi processada, mas a restituição ainda não foi paga. Aí é preciso apenas aguardar o lote em que ela se enquadra.
Qual a mensagem que aparece quando cai na malha fina?
Na prática, quando isso acontece, significa que a sua declaração ficará retida por causa de algum erro, como valor incorreto, rendimento omitido, informações cadastrais erradas ou até mesmo por uma análise de possível fraude.
Você pode acompanhar o andamento dos seus processos a qualquer momento pelo sistema Processos Digitais (e-Processo), disponível no Centro de Atendimento Virtual da Receita Federal (e-CAC), ou pelo aplicativo e-Processo para celulares e tablets.
2º Lote residual: 29 de novembro de 2024; 3º Lote residual: 31 de dezembro de 2024; 4º Lote residual: 31 de janeiro de 2025; 5º Lote residual: 28 de fevereiro de 2025.
Utilize o sistema Consultar restituição IRPF para consultar a situação da sua restituição. Para ter informações mais detalhadas sobre o processamento da sua declaração, utilize o canal Meu Imposto de Renda, disponível no Portal e-CAC ou pelos aplicativos para celulares e tablets.
Como saber se a declaração de imposto de renda está correta?
O caminho mais fácil é pelo app Receita Federal. Baixe o app na sua loja de aplicativo, entre com a sua conta Gov.br e acesse o meu imposto de renda. Lá aparecerão todas as suas declarações entregues e se houver alguma pendência ela estará identificada. Havendo pendência terá também as orientações de como solucioná-la.
Quanto tempo demora para analisar declaração de imposto de renda?
A Receita Federal tem 5 (cinco) anos para analisar qualquer declaração, retida ou não em malha, e pode solicitar documentos e informações adicionais. O prazo de conclusão depende muito do estoque de declarações retidas, da complexidade dos casos e do tempo de resposta do contribuinte.
Qual mensagem aparece quando vai receber restituição?
Como aparece quando a restituição está liberada? Se você fez a declaração do Imposto de Renda da forma certa, dentro dos prazos determinados pelo Fisco, sem erros ou informações incompletas, o Leão vai classificar o seu documento como declaração “processada - em fila de restituição”.
Assim que você envia a Declaração de Imposto de Renda para a Receita Federal, ela já entra em fase de processamento e, alguns dias depois, já é possível ter uma ideia da sua situação consultando o extrato de processamento disponível no portal E-Cac.
Ao digitar senha e CPF, na lateral esquerda é só clicar em “Meu Imposto de Renda”. Depois, selecione a declaração IRPF 2024 e clique em “Pendências da Malha”.
Cair na malha fina do Imposto de Renda significa que a Receita Federal encontrou inconsistências nos dados da declaração anual. Isso pode acontecer por vários motivos, como erro no preenchimento, suspeita de fraude e rendimentos incompatíveis com a movimentação financeira.
O próximo lote de restituição do Imposto de Renda 2024 será pago no dia 30 de setembro. Tradicionalmente, a consulta aos lotes é aberta uma semana antes da data do pagamento. Este será o quinto e último lote do calendário regular. Até o momento, já foram contemplados 21,89 milhões de contribuintes.
A Receita Federal vai pagar o 3º lote de restituições do Imposto de Renda 2024 nesta quarta-feira (31). Segundo a Receita Federal, 54.241 contribuintes domiciliados no Rio Grande do Sul (RS) foram priorizados e receberão suas restituições neste lote, devido ao estado de calamidade decretado no estado.
O que significa sua declaração está na base de dados?
O que é declaração 'Em análise'? Essa posição indica que a declaração foi recebida e está na base de dados da Receita, mas o órgão aguarda documentos solicitados ao contribuinte.
A consulta poderá ser feita na página da Receita Federal na internet. Basta o contribuinte clicar em “Meu Imposto de Renda” e, em seguida, no botão “Consultar a Restituição”. Também é possível fazer a consulta no aplicativo da Receita Federal para tablets e smartphones.
Quanto tempo demora para a declaração ser recepcionada?
Quanto tempo a declaração fica em status de recepcionada? Não há um prazo específico previsto pela Receita Federal para que a declaração saia de “recepcionada” para “em processamento”, mas alguns contribuintes ficam com a declaração no primeiro status por mais de dois dias.