1 A transgressão do ímpio diz no íntimo do meu coração: Não há temor de Deus perante os seus olhos. 2 Porque em seus olhos se lisonjeia, até que a sua iniqüidade se descubra ser detestável. 3 As palavras da sua boca são malícia e engano; deixou de entender e de fazer o bem.
Ele se julga muito importante e pensa que Deus não descobrirá o seu pecado e não o condenará” (v. 1 e 2). Ou seja, o pecado afasta as pessoas de Deus, a fonte da vida. O apóstolo Paulo, também profundo conhecedor dos Salmos, inclusive cita este versículo do salmo 36 na sua famosa carta aos Romanos.
7 Quão preciosa é, ó Deus, a tua benignidade, pelo que os filhos dos homens se abrigam à sombra das tuas asas. 8 Eles se fartarão da gordura da tua casa, e os farás beber da corrente das tuas delícias, 9 Porque em ti está o manancial da vida; na tua luz veremos a luz.
Salmo 36, escrito por Davi e encaminhado ao mestre de canto, frisa o contraste entre a fidelidade e benignidade de Deus e a iniquidade e insolência do homem pecador. No cabeçalho deste Salmo, como também no Salmo 18, Davi é identificado como servo do Senhor.
37Observa o homem íntegro e atenta no que é reto; porquanto o homem de paz terá posteridade. 38Quanto aos transgressores, serão, à uma, destruídos; a descendência dos ímpios será exterminada.
Salmo 36 Estudo: As ESCOLHAS Do Ímpio (Bíblia Explicada)
O que diz o salmo 38?
Salmo de Davi para lembrança. 1 Ah, Senhor, não me repreendas na tua ira, nem me castigues no teu furor! 2 Porque as tuas flechas se cravaram em mim, e a tua mão sobre mim desceu. 3 Não há parte sã na minha carne, por causa da tua cólera, nem há paz em meus ossos, por causa do meu pecado.
Aqui, o termo “deleita-te” sugere encontrar plena alegria e satisfação em ter uma conexão profunda com Deus. Não se trata apenas de conhecer a Deus, mas de desfrutar da comunhão e da proximidade com Ele em nossa vida diária.
“Em ti está a fonte da vida e na tua luz vemos a luz” (Sl 36,10). Ao entardecer de mais um ano, queremos ver os acontecimentos e a nossa vida à luz da luz que vem de Deus.
Proteção divina e cura: O salmista busca a proteção de Deus contra inimigos e enfermidades, expressando confiança na capacidade de Deus para curar e proteger aqueles que o buscam em tempos de dificuldade.
O Salmo 37:6 tem o significado de que, quando confiamos em Deus e entregamos nossos caminhos a Ele, Ele age em nosso favor e faz com que a justiça prevaleça. É um lembrete de que devemos confiar em Deus em todas as circunstâncias e esperar pacientemente por Sua intervenção.
Caminhos são decisões que tomamos no nosso cotidiano, muitas vezes sem buscar a direção ou a confirmação de Deus. Portanto, ao fazermos nossos planos, devemos, em oração, submetê-los ao Senhor. Agindo assim, Ele trabalhará em nosso favor e, como diz o versículo: “e ele tudo fará” (Salmos 37:5).
No Salmo 72, o salmista roga a Deus em favor da futura dinastia. Ele súplica por um monarca que saiba seguir os padrões divinos de justiça e retidão. Para isso, ele invoca a bênção divina sobre a dinastia davídica.
O salmo 46 deve ser feito em momentos desamparo e tristeza, para confortar a morte de um ente querido e, também, para fortalecer quem foi lesado por alguém. Deus é o nosso refúgio e fortaleza, socorro bem presente na angústia.
1 Regozijai-vos no Senhor, vós, justos, pois aos retos convém o louvor. 2 Louvai ao Senhor com harpa, cantai a ele com saltério de dez cordas. 3 Cantai-lhe um cântico novo; tocai bem, e com júbilo. 4 Porque a palavra do Senhor é reta, e todas as suas obras são fiéis.
Ser luz do mundo significa ter uma vida que glorifica a Deus e que leva outras pessoas a seguir Jesus. O simples fato de você se interessar por receber mais de Deus já faz de você alguém que glorifica a Ele.
O que aconteceu quando Davi estava no deserto de Judá?
Salmo de Davi quando estava no deserto de Judá. 1 Ó Deus, tu és o meu Deus, cedo te buscarei; a minha alma tem sede de ti; a minha carne te deseja muito em uma terra seca e cansada, onde não há água, 2 Para ver a tua força e a tua glória, como te vi no santuário.
Mas porque o Espírito Santo levou Jesus ao deserto? No deserto, Jesus pode viver um momento de preparação e fortalecimento espiritual. Nesse lugar de solidão e silêncio, Jesus pôde se distanciar das distrações do mundo e se concentrar totalmente na vontade do Pai, sem interferências externas.
Homens confiantes do seu próprio poder não buscam esse refúgio. Davi também disse para o Senhor: “a tua destra me ampara” (63:8). Como a destra, ou mão direita, normalmente é a mais forte, a destra de Deus representa o poder da sua justiça. A destra do Senhor “está cheia de justiça” (Salmo 48:10).
Deleitar-se Nele significa reconhecer Sua mão em nossa vida. Nossa obrigação cristã é fazer o que é certo, amar e nos deleitarmos no que é certo. Quando nos deleitamos em servi-Lo, nosso Pai Celestial Se deleita em abençoar-nos.
O Salmos 29 talvez não seja uns dos mais famosos ou conhecidos, mas sem sombra de dúvida é um salmo profundo e cheio de lições. Observe a beleza e a sabedoria deste capítulos dos Salmos: Atribuam ao Senhor, ó seres celestiais, atribuam ao Senhor glória e força.