Beber refrigerante zero está associado a vários problemas de saúde, como: Risco de câncer: o adoçante aspartame, comumente encontrado na bebida, está sendo avaliado pela OMS como potencialmente cancerígeno. Doenças cardiovasculares, como Acidente Vascular Cerebral (AVC)
Já o refrigerante zero, apesar de não conter calorias, contém adoçantes artificiais. “Segundo alguns estudos, a presença de ácido fosfatídico nos refrigerantes aumenta o fator de risco para câncer e podem ter efeitos variados na saúde a longo prazo”, alerta a nutróloga.
Um estudo mais recente da Universidade Harvard, de 2023, associou três adoçantes artificiais a um risco maior de acidentes cardiovasculares (AVC) e doenças cardíacas: aspartame, acessulfame de potássio e sucralose – os dois primeiros estão presentes na fórmula da Coca Zero.
Mito: Embora os refrigerantes zero sejam geralmente considerados uma opção mais saudável em comparação com os refrigerantes tradicionais devido à redução de açúcar, eles não são isentos de preocupações em relação à saúde. Eles contêm adoçantes artificiais que podem ter efeitos negativos em algumas pessoas.
De acordo com as experts em nutrição, o refrigerante diet é “hiperadoçado”, razão para apenas um “golinho” da bebida ativar as papilas gustativas e desencadear “uma cascata de efeitos deletérios” no organismo, desde desejos a crises. Outro dano causado pela Coca-Cola “sem açúcar” é “perturbar” o microbiota intestinal.
Qual o pior refrigerante para a saúde? É o refrigerante comum. Isso porque além de todos os outros ingredientes processados, ele também tem açúcar em excesso.
Um novo nome – Coca‑Cola Zero Açúcar – para comunicar mais claramente que a bebida não contém açúcar. Um novo visual: uma embalagem nova que reflete a nossa estratégia global de marca única e que inclui na versão sem açúcar o apelo icónico da marca Coca‑Cola e do disco vermelho. É mais semelhante à Coca‑Cola Original.
O que o refrigerante zero pode causar no corpo humano?
Uma série de estudos demonstrou que o consumo frequente de refrigerantes zero provoca alterações de composição na microbiota do intestino, que podem provocar intolerância à glicose e mudanças no metabolismo. Como é possível um refrigerante com cafeína, corantes, etc.
Por ter uma redução significativa de açúcar ou nem ter esse ingrediente em sua composição, o refrigerante light ou zero não estão associados ao surgimento de celulites por si só. No entanto, o fato de ter pouco ou nenhum açúcar não coloca o refrigerante light ou zero na lista de bebidas saudáveis.
Não, não há problemas em tomar refrigerante sem gás, a composição será basicamente a mesma, sem o gás carbônico, entretanto deve ser avaliado as condições do produto, antes de ser ingerido. Além disso, o consumo de refrigerantes em grandes quantidades ou condições inadequadas, pode causar danos à saúde.
OMS deve declarar adoçante comum em refrigerante zero como cancerígeno. Agência Internacional de Pesquisa sobre o Câncer, ligada à entidade, deve apresentar informações sobre riscos do aspartame no próximo mês.
Os refrigerantes zero são produtos adoçados com substitutos de açúcar, como aspartame, sacarina, ciclamato ou sucralose. Isso os torna uma opção atrativa para pessoas que desejam reduzir sua ingestão de calorias e açúcar.
Bom, para começo de conversa, saiba que nenhum refrigerante é considerado bom para saúde e tanto as versões zero quanto as com açúcares devem ter sua ingestão reduzida no dia a dia.
O refrigerante zero tem 0 calorias. Já 100ml de suco de laranja tem mais ou menos 50 calorias. Daí você me pergunta: mas e o sódio do refrigerante zero? Gente, a nossa recomendação diária de sódio é de 2.000mg e uma lata de 350ml de coca-zero, por exemplo, tem 49mg.
Os malefícios dos refrigerantes são bem conhecidos: diretamente ligados a diabetes, doenças cardíacas e gota, são também vazios de nutrientes. Mas os sucos também têm se mostrado vilões da saúde, de acordo com as informações do Huffington Post.
Beber refrigerante zero está associado a vários problemas de saúde, como: Risco de câncer: o adoçante aspartame, comumente encontrado na bebida, está sendo avaliado pela OMS como potencialmente cancerígeno. Doenças cardiovasculares, como Acidente Vascular Cerebral (AVC)
Posso tomar todo dia? Como dito acima, não é uma boa ideia para a sua saúde tomar refrigerante zero todos os dias. Ele é um produto industrializado que contém muitos aditivos químicos, corantes, adoçantes artificiais e sódio. Quanto menos você tomar, melhor!
Sabe qual é o maior vilão da luta contra a celulite? O estresse. O organismo das mulheres que sofrem com alto nível de tensão libera uma quantidade excessiva de hormônio, que ativa o armazenamento de gordura. Isso leva o corpo à retenção de líquido e ao surgimento de celulite.
Para a nutricionista Bárbara de Bem, tanto o refrigerante comum como o zero podem ser prejudiciais: — Além dos corantes e aditivos comuns aos dois, o normal possui uma quantidade relevante de açúcar. Já o diet, apesar de não ter açúcar, possui adoçantes artificiais na sua composição.
Os limites seguros atuais são fixados em 40 mg por kg de peso corporal por dia. Um adulto de 70kg, por exemplo, precisaria consumir 14 latas de um refrigerante diet ou zero que contém 200mg de aspartame para exceder esse limite.
Claro que a moderação é essencial, e com isso, o refrigerante traz mais prejuízos do que a cerveja. A OMS (Organização Mundial de Saúde) diz que o consumo moderado de álcool (o equivalente a uma latinha por dia para mulheres e duas para homens) não leva a riscos à saúde.
Nesse sentido, o refrigerante zero ou diet não entra como alternativa saudável para o dia a dia. No entanto, como essas bebidas possuem nenhuma ou quase nenhuma caloria, do ponto de vista estético e de emagrecimento, elas realmente são uma melhor opção do que o refrigerante comum, sempre sem exageros.
O aspartame, adoçante usado em refrigerantes sem açúcar como da Coca-Cola Zero e Guaraná Antarctica, foi listado como possivelmente cancerígeno pela Iarc (Agência Internacional de Pesquisa sobre o Câncer), braço de pesquisa sobre câncer da OMS.