O subsolo do Mercado Modelo possui túneis sustentados por arcadas, redescobertos na última reforma, que foram construídos para ser uma cava para armazenar vinhos e outras mercadorias que necessitavam de umidade. Diz a lenda que era no subsolo que ficavam os escravos recém chegados.
“A antiga Alfândega, hoje Mercado Modelo, foi construída depois do fim do tráfico de escravizados. Portanto, o subsolo não foi utilizado para esconder escravizados. Provavelmente, o lugar era utilizado para armazenar bebidas em garrafas e outros produtos.
A primeira parada foi o Mercado Modelo, que fica logo abaixo do Elevador Lacerda. Lá você vai encontrar souvenires, roupas, instrumentos baianos, elementos do candomblé, doces, artesanatos e que não pode faltar uma culinária local como restaurantes tradicionais com sabores Baianos.
No entanto, o local não permanece aberto para visitação com frequência, pois além de ser escuro, fica abaixo do nível do mar e está quase sempre alagado. Assim, os visitantes precisam contar com um pouco de sorte para conhecer o misterioso subsolo do Mercado Modelo Salvador.
O Mercado Modelo é também um ponto de encontro e convivência, além de espaço de animação, artístico e cultural, o viver descontraído e movimentado dos boêmios e poetas, dos cantadores e barraqueiros.
Subsolo do Mercado Modelo inaugura galeria de arte | Jornal da Noite
Quem administra o Mercado Modelo?
A empresa SALVADOR PREFEITURA ADMINISTRACAO DO MERCADO MODELO, com a razão social MUNICIPIO DE SALVADOR, opera com o CNPJ 13927801000220 e tem sua sede localizada na Praça Visconde de Cayru - Comercio, Salvador - BA, 40.015-170.
Em 1917, o Mercado sofreu o primeiro incêndio, com danos parciais. Em 1922, um segundo incêndio destruiu grande parte de sua estrutura. Um terceiro incêndio ocorreu em 1943, com danos parciais. Em 1º de agosto de 1969, ocorreu o último incêndio, que destruiu completamente o antigo Mercado Modelo.
Por enquanto, as visitas são por agendamento através do Sympla, abrindo de terça a domingo, das 10h às 14h. Acesse o perfil @galeriamercadomodelo ou clique no link dos stories pra reservar seu ingresso! #MercadoModelo #Galeria #Salvador #Bahia.
🕙 A Galeria Mercado oferece ingressos por dia e hora marcada e você pode fazer todo o processo pelo celular em poucos minutos. Com a retirada antecipada, sua vaga fica garantida e você tranquilo, sem se preocupar com a lotação do local. Venha nos visitar!
Em 1971, após o incêndio de 1969 que destruiu o prédio original, o Mercado Modelo precisou mudar de lugar, sendo escolhida a 3° Alfândega como sua nova sede. A estrutura manteve seu estilo neoclássico, sendo esta tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional.
Situado entre a Casa da Alfândega e o largo da Conceição, o Mercado oferecia itens tão variados quanto hortifrutigranjeiros, cereais, animais, charutos, cachaças e artigos para o Candomblé. Porém, logo em 1917, o prédio foi atingido por um primeiro incêndio, de pequenas proporções.
Não foram identificadas as causas do incêndio, tendo o edifício sido recuperado. 1969 – teve lugar a 1 de agosto, sendo considerado o mais grave de sua história, a ponto de inviabilizar a reconstrução do primitivo imóvel, cujos escombros necessitaram ser demolidos visando a segurança pública.
Os porões serviram até de abrigo para os escravos recém-libertados, que não tinham morada fixa, que viviam nas ruas de Salvador. Era uma senzala de acolhimento.
O subsolo do Mercado Modelo possui túneis sustentados por arcadas, redescobertos na última reforma, que foram construídos para ser uma cava para armazenar vinhos e outras mercadorias que necessitavam de umidade. Diz a lenda que era no subsolo que ficavam os escravos recém chegados.
O que tem para comprar no Mercado Modelo de Salvador?
A grande estrutura abrigava um centro de abastecimento que fornecia uma imensa variedade de produtos frescos aos moradores da Cidade Baixa de Salvador. Na feira popular que acontecia no Mercado Modelo, era possível encontrar frutas, legumes, animais, bebidas alcóolicas, fumo, cereais, temperos e até artigos religiosos.
O Pelourinho conta com uma variedade de lojas para não deixar ninguém voltar para casa de mãos abanando. Além das típicas lembrancinhas, como as fitinhas do Bonfim e as cerâmicas decorativas, você encontra também moda de inspiração africana, casas de licor, cachaça e bordados.
Basta R$ 0,15 para fazer uma viagem de 30 segundos no transporte mais famoso da Bahia: o Elevador Lacerda, em Salvador. O meio que liga a Cidade Alta à Cidade Baixa completa 150 anos de serviço e história com soteropolitanos e turistas na sexta-feira (8).
O subsolo do Mercado Modelo, que é um espaço atualmente não aproveitado e extremamente insalubre, devido à falta de um sistema eficaz de renovação de ar e à presença constante de água salobra em seu interior, também será requalificado.
Atualmente, é atração turística para venda de artesanato, produtos típicos da Bahia, além de bares e restaurantes. Um dos maiores cartões postais de Salvador, o Mercado Modelo completa 110 anos nesta quarta-feira (2).
História. O Mercado Modelo foi fundado em 1912, para ser um centro de abastecimento na Cidade Baixa, com localização privilegiada para a Baía de Todos-os-Santos. Em 1969, o mais violento entre cinco incêndios ocorridos ao longo do tempo fez com que o antigo imóvel fosse demolido.
Os pelourinhos foram, pelo menos desde finais do século XV, considerados o padrão ou o símbolo da liberdade municipal. Para alguns historiadores, como é o caso de Alexandre Herculano, o termo pelourinho só começa a aparecer no século XVII, em vez do termo picota, de origem popular.