Quando a causa do eritema multiforme não foi identificada, o médico também pode indicar o uso de remédios, como a hidroxicloroquina, dapsona ou corticoides por via oral, para reduzir a resposta exagerada do sistema imunológico e aliviar as lesões na pele ou mucosas.
Eritema multiforme regride espontaneamente, assim, geralmente, tratamento não é necessário. Corticoides e anestésicos tópicos e anti-histamínicos orais podem melhorar os sintomas e tranquilizar os pacientes.
Repouso no leito, compressas frias, elevação das pernas e AINEs podem ajudar a aliviar a dor causada pelos nódulos. Pode-se prescrever comprimidos de iodeto de potássio para diminuir a inflamação.
É possível administrar medicamentos anti-inflamatórios não esteroides (AINEs) a crianças para alívio da febre, dor, dor de cabeça e dor nas articulações, além de outros medicamentos para alívio da coceira, caso ela seja intensa.
1. Medicamentos orais. O uso de corticoides orais pode ser indicado para o tratamento do eritema pigmentar fixo, eritema malar e eritema anular centrífugo. Já os analgésicos e os anti-inflamatórios esteroides, podem ser recomendados para controlar a dor de cabeça e a febre em casos de eritema nodoso e infeccioso.
Se a coceira for incômoda, tratamentos para coceira convencionais, como anestésicos e corticosteroides aplicados na pele e anti-histamínicos por via oral, podem ser úteis.
O tratamento do eritema varia de acordo com o tipo e pode incluir corticoides orais (pigmentar fixo, malar e anular), analgésicos e anti-inflamatórios esteroides (nodoso e infeccioso), antibióticos (eritemas causados por bactérias), suplementos de niacina e nicotinamida (eritema malar quando causado por pelagra), além ...
Exantema polimórfico, escarlatiniforme ou purpúrico, com início no tronco e descamação lamelar. Há alterações de mucosa oral, com hiperemia, edema e ressecamento de lábios com fissuras e edema duro de dedos de mãos e pés, com hiperemia palmoplantar.
As causas do Eritema estão relacionadas com os tipos do problema. Entre eles, temos: Eritema multiforme: causado por reação alérgica a medicamentos, alimentos ou infecções bacterianas ou virais, como a Herpes. Eritema infeccioso: causado pelo vírus parvovírus B19.
O tratamento do eritema nodoso visa tratar a causa subjacente, quando identificada, e aliviar os sintomas. Isso pode incluir o uso de medicamentos anti-inflamatórios não esteroides (AINEs), repouso, compressas frias e, em casos mais graves, corticosteroides.
Nas mucosas, o eritema multiforme causa vermelhidão, crostas hemorrágicas (“casquinhas”), erosões (“feridas”) e bolhas. A doença dura cerca de duas semanas, mas pode durar mais ou reaparecer várias vezes.
As manchas vermelhas, típicas do eritema infeccioso, podem aparecer 4 a 14 dias após a infecção pelo vírus e duram cerca de 5 a 10 dias. No entanto, as manchas podem voltar a aparecer semanas ou meses após a infecção quando a pessoa se expõe ao sol, estresse, prática de atividade física e calor.
Em casos de eritema multiforme, é importante procurar orientação de um dermatologista ou médico de cuidados primários para avaliação, diagnóstico e tratamento adequados.
Eritema nodoso: caracterizado por placas ou nódulos vermelhos ou roxos na pele. Pode ser causado por vírus, fungos, parasitas ou bactérias (como tuberculose, hanseníase, leptospirose, mononucleose infecciosa, hepatite B, hepatite C, amebíase), leucemia, linfoma e doenças autoimunes.
Utiliza-se diascopia para determinar se o eritema em uma lesão ocorre por causa do sangue dentro dos vasos superficiais (lesões inflamatórias ou vasculares) ou se devido á hemorragia (petéquias ou púrpura).
Medicamentos como o paracetamol podem ser usados para aliviar a dor nas articulações e reduzir a febre. Medicamentos anti-coceira podem ser usados para aliviar a coceira associada à erupção cutânea.
Qual é o tratamento para Eritema Tóxico? Por ser uma condição comum e que desaparece em duas semanas, o tratamento para eritema tóxico geralmente não é necessário. No entanto, se o bebê apresentar desconforto, recomenda-se a utilização de hidratantes suaves e banhos mornos apenas uma vez por dia.
Qual a etiologia do eritema multiforme ou polimorfo?
Em geral, eritema multiforme costuma ser desencadeado por herpes simplex virus (HSV), embora possa ser causado por fármacos. Lesões alvo e lesões nas palmas das mãos e plantas dos pés podem ser achados relativamente específicos.
É possível ser o primeiro sinal de determinada doença, mas também surgir durante sua evolução. As situações associadas ao Eritema Nodoso mais comuns são: Medicamentos: anticoncepcionais orais, antibióticos (penicilinas, sulfa), anti-inflamatórios, entre outros.