O eu, a família e o ambiente de convivência. (EF02ER01) Reconhecer os diferentes espaços de convivência. (EF02ER02) Identificar costumes, crenças e formas diversas de viver em variados ambientes de convivência. Compreender as diferentes regras de convivência nos espações: familiar e comunitário (privado e público).
A habilidade EF02CI01 consiste em: Identificar de que materiais (metais, madeira, vidro etc.) são feitos os objetos que fazem parte da vida cotidiana, como esses objetos são utilizados e com quais materiais eram produzidos no passado.
Números (EF02MA01) Comparar, ordenar e registrar números naturais (até a ordem de centenas) pela compreensão de características do sistema de numeração decimal (valor posicional e função do zero).
Uma das maneiras de trabalhar a habilidade EF01GE01 é observar as diferenças entre lugares de vivência. É importante, nesta fase, que o aluno consiga diferenciar a moradia da escola e compreender que existem regras diferentes entre os lugares.
Qual o objeto do conhecimento da habilidade EF02GE02?
(EF02GE02) Comparar costumes e tradições de diferentes populações inseridas no bairro ou comunidade em que vive, reconhecendo a importância do respeito às diferenças.
A habilidade EF05GE01 consiste em: Descrever e analisar dinâmicas populacionais na Unidade da Federação em que vive, estabelecendo relações entre migrações e condições de infraestrutura.
O Material Dourado é um material concreto de fácil manipulação e que auxilia o aluno a realizar operações básicas. É importante construir ao menos uma placa da centena, com 100 quadradinhos e várias colunas e cubinhos, representando as dezenas e as unidades, respectivamente.
Qual o objeto de conhecimento da habilidade EF02LP01?
A habilidade EF02LP01 consiste em: Utilizar, ao produzir o texto, grafia correta de palavras conhecidas ou com estruturas silábicas já dominadas, letras maiúsculas em início de frases e em substantivos próprios, segmentação entre as palavras, ponto final, ponto de interrogação e ponto de exclamação.
Para trabalhar a habilidade EF06GE01 (Comparar modificações das paisagens nos lugares de vivência e os usos desses lugares em diferentes tempos) demonstre as transformações nas paisagens por meio de imagens e fotos antigas e atuais, que podem ser trazidas pelos próprios alunos (fotos da comunidade ou da família, por ...
O sujeito e seu lugar no mundo (EF02GE03) Comparar diferentes meios de transporte e de comunicação, indicando o seu papel na conexão entre lugares, e discutir os riscos para a vida e para o ambiente e seu uso responsável.
Qual o objeto de conhecimento da habilidade EF02HI01?
Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade (EF02HI01) Reconhecer espaços de sociabilidade e identificar os motivos que aproximam e separam as pessoas em diferentes grupos sociais ou de parentesco, de História, que consta na BNCC.
A habilidade EF02GE04 consiste em: Reconhecer semelhanças e diferenças nos hábitos, nas relações com a natureza e no modo de viver de pessoas em diferentes lugares.
A habilidade EF02GE08 consiste em: Identificar e elaborar diferentes formas de representação (desenhos, mapas mentais, maquetes) para representar componentes da paisagem dos lugares de vivência.
Quais atividades podemos trabalhar com o Material Dourado?
Desta forma, o Material Dourado pode ser usado para ensinar operações matemáticas, noções de valor posicional, frações e até mesmo geometria. Além disso, as Atividades com Material Dourado para todas as séries, podem ser sequenciais para que as crianças evoluam a cada ano.
Com o Material Dourado o aluno passa a ter uma imagem concreta, facilitando a compreensão, dos algoritmos, um notável desenvolvimento do raciocínio e um aprendizado bem mais agradável, facilitando assim o ensino da adição e da subtração.
1 cubinho representa 1 unidade; 1 barra equivale a 10 cubinhos equivalem (1 dezena ou 10 unidades); 1 placa equivale a 10 barras ou 100 cubinhos (1 centena, 10 dezenas ou 100 unidades); 1 cubo equivale a 10 placas 1000 ou 100 barras ou 1000 cubinhos (1 unidade de milhar,10 centenas, 100 dezenas ou 1000 unidades).
A habilidade EF03GE01 consiste em: Identificar e comparar aspectos culturais dos grupos sociais de seus lugares de vivência, seja na cidade, seja no campo.
Qual o objeto de conhecimento da habilidade EF02GE09?
A habilidade EF02GE09 consiste em: Identificar objetos e lugares de vivência (escola e moradia) em imagens aéreas e mapas (visão vertical) e fotografias (visão oblíqua).
Qual o objeto de conhecimento da habilidade EF01GE01?
Habilidade: (EF01GE01). Descrever características observadas de seus lugares de vivência (moradia, escola etc.) e identificar semelhanças e diferenças entre esses lugares.
(EF04GE01) Selecionar, em seus lugares de vivência e em suas histórias familiares e/ou da comunidade, elementos de distintas culturas (indígenas, afro-brasileiras, de outras regiões do país, latino-americanas, europeias, asiáticas etc.), valorizando o que é próprio em cada uma delas e sua contribuição para a formação ...
A habilidade EF07GE01 consiste em: Avaliar, por meio de exemplos extraídos dos meios de comunicação, ideias e estereótipos acerca das paisagens e da formação territorial do Brasil.