O que o resumo deve trazer?
Resumo, segundo a NBR 6028 da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), é a apresentação concisa dos pontos relevantes de um documento. Ele deve trazer os objetivos, métodos e conclusões acerca do documento analisado, fazendo com que o leitor do resumo decida se a leitura do texto é pertinente ou não.O que se deve ter em um resumo?
Do ponto de vista estrutural, o resumo segue a composição básica de boa parte dos gêneros textuais. Em outras palavras, ele possui introdução, com a apresentação do tema; desenvolvimento, com as principais ideias; e conclusão, com o fechamento do texto.Como fazer um bom resumo?
Como fazer um bom resumo de texto
- Leia o conteúdo original com atenção. Você precisa estudar bastante o assunto sobre o qual escreverá um resumo. ...
- Anote as ideias centrais do texto. ...
- Crie uma lista de perguntas. ...
- Faça um mapa mental. ...
- Crie associações. ...
- Escreva o resumo desse texto.
Quais são as principais características de um resumo?
Características de um resumoUma obra original costuma ser bastante detalhada, com exemplos, dados e diversos fatos narrados. O resumo deve conter apenas a essência, deixando de lado as informações secundárias. Sendo assim, o texto precisa ser sucinto e preciso.
COMO FAZER RESUMO DE TEXTO, TCC, LIVROS (Método Mais Efetivo)
O que se deve fazer para um resumo?
Saiba como fazer um resumo excelente em 8 passos
- Fazer uma leitura atenta. ...
- Marcar partes importantes. ...
- Anotar comentários. ...
- Pensar em correlações. ...
- Organizar as informações. ...
- Escrever com as próprias palavras. ...
- Fazer listas ou tópicos. ...
- Ler novamente.
Quais itens obrigatoriamente um resumo deve conter?
O resumo deve ressaltar o objetivo, o método, os resultados e as conclusões do documento. O resumo deve ser precedido da referência do documento, com exceção do resumo inserido no próprio documento. O resumo deve ser composto de uma seqüência de frases concisas, afirmativas e não de enumeração de tópicos.Como deve ser um resumo simples?
O resumo simples deve conter no mínimo 250 palavras e no máximo 500 palavras, deve utilizar fonte Arial, tamanho 12, justificado, espaçamento entre linhas simples. Deve ser precedido de no mínimo 3 e no máximo 5 palavras-chave, separadas por vírgulas, conforme demonstra o presente modelo.Quais são os três tipos de resumo?
A NBR 6028/2003 postula que o resumo pode ser classificado em três tipos: indicativo, informativo ou crítico, os quais são determinados por características específicas, vistas a partir de agora.O que deve estar no resumo?
O resumo deve vir no início do manuscrito, logo após o título, comumente abrangendo as seguintes informações: Contexto, Propósito, Metodologia, Resultados, e Conclusão. Uma lista de Palavras-chave escolhidas pelo(s) autor(es) é colocada no final do resumo, precedendo o corpo do artigo.Quais são os elementos obrigatórios de um resumo?
Resumo em Língua Portuguesa – Elemento de uso obrigatório, consiste em explanar acerca das principais ideias abordadas no texto. Esse deve conter no máximo 250 palavras (aproximadamente 15 linhas).O que se deve ter no resumo?
O que deve ser incluído em um resumo? Um bom resumo deve incluir as principais ideias, argumentos e conclusões do texto original. É importante identificar os pontos-chave, as informações mais relevantes e os exemplos significativos. Evite inserir opiniões pessoais no resumo e mantenha-se fiel ao conteúdo original.O que não se deve fazer em um resumo?
Veja abaixo alguns deles:
- Não resumir TODO o seu trabalho. O resumo de um artigo é um resumo do texto todo. ...
- Incluir MUITO ou NENHUM contexto. ...
- Não incluir palavras-chave. ...
- Dedicar pouco tempo à escrita. ...
- Não seguir as regras do guia para os autores da publicação.
Qual é a finalidade de um resumo?
O resumo deve apresentar os principais pontos da pesquisa e permitir que diversos usuários como leitores, avaliadores, editores consigam fazer uma avaliação mais rápida sobre o conteúdo que virá a seguir. Um leitor, normalmente avalia o resumo e com essa leitura define se deve ou não continuar com a leitura do texto.Quais as regras para fazer um resumo?
Normas ABNT para resumos (simples)
- Resumo deve variar entre 100 e 500 palavras (dependendo do tipo de trabalho e de suas exigências específicas, 100 para artigos e 150 para TCC), todas em um único parágrafo;
- O texto deve estar redigido na 3ª pessoa do singular, com verbo na voz ativa.
Como se faz um resumo de um trabalho?
Os 5 passos para escrever um bom resumo acadêmico
- Explique o Contexto. Seu trabalho pode ser lido por pessoas com diferentes níveis de entendimento sobre o seu problema de pesquisa. ...
- Defina os Objetivos. ...
- Especifique o Método. ...
- Apresente os Resultados. ...
- Conclusão.
Como deve ser escrito um resumo?
a) O resumo deve ser composto de uma sequência de frases concisas, afirmativas e não de enumeração de tópicos. Deve ser escrito em um único parágrafo, sem subdivisões e sem recuo de parágrafo. b) Do resumo deve conter o título do trabalho em letras maiúsculas: • Fonte Arial, tamanho 12, negrito e centralizado.Quais as regras da ABNT para resumo?
1. Os resumos deverão estar digitados em editor de texto Word (Office 97-2007), fonte Arial, estilo normal, tamanho 12, em português, espaçamento simples (1,0) entre linhas. 2. Utilizar as seguintes margens: superior e esquerda 3.0 cm, margem direita e inferior 2.0 cm; fonte Arial, estilo normal, em página A4.Como saber quais são as palavras chaves de um resumo?
PALAVRAS-CHAVE: Inserir de 3 a 5 palavras-chave, apresentadas em ordem alfabética, separadas por ponto e vírgula e com ponto final após o último termo. Não utilizar termos que já apareceram no título e evitar o uso de expressões com mais de 3 palavras para cada palavra-chave.Como se faz um bom resumo?
O primeiro passo para fazer um bom resumo é compreender o texto. Portanto, leia atentamente o conteúdo — se necessário, mais de uma vez. É importante que ao final da leitura você seja capaz de compreender a problemática central, as conclusões do autor e os principais argumentos utilizados para chegar a essa conclusão.Como fazer um resumo criativo?
Como escrever um resumo criativo
- Comece com uma visão geral do contexto da empresa, sua marca, o produto e onde ela se enquadra em sua categoria.
- Fale sobre os objetivos pretendidos e os desafios esperados.
- Descreva o público-alvo da campanha.
- Descreva a mensagem principal e a chamada à ação.
Como preencher um resumo?
7 passos para escrever um resumo profissional
- #1. Identifique suas habilidades e experiências-chave. ...
- #2. Determine o público-alvo. ...
- #3. Escreva uma frase inicial impactante. ...
- #4. Destaque suas principais habilidades e realizações. ...
- #5. Adapte-se ao cargo. ...
- #6. Seja sucinto e evite jargões. ...
- #7. Revise e edite.