Se você não tem talco em casa, provavelmente terá em sua cozinha um desses dois produtos: amido de milho ou bicarbonato de sódio. Os dois ajudam a manter os pés sequinhos e fazem a mudança de PH, evitando que as bactérias se multipliquem. Outra dica importante é: mantenha os pés sempre hidratados.
O que usar para substituir o talco? Substitui o talco por uma mistura de partes iguais de bicarbonato de sódio com maisena e o resultado será absolutamente o mesmo. O amido controla a umidade (muito importante, senão o pé fica cheiroso porém encharcado) e o bicarbonato controla o chulé.
Nesse caso, o ideal é utilizar pomadas e cremes hidratantes. Também não deixe de consultar o médico pediatra para indicar o tratamento mais adequado para o seu bebê.
O talco foi classificado como provavelmente cancerígeno pela Agência Internacional de Pesquisa sobre o Câncer (Iarc), braço da Organização Mundial da Saúde (OMS), que também incluiu a acrilonitrila, um composto usado na produção de polímeros, como comprovadamente cancerígeno.
Uma variedade da substância, o amianto branco, é usada na indústria da construção civil nos países em desenvolvimento, mas é proibida na maioria dos países industrializados, devido aos riscos para a saúde.
Além disso, o amido é indicado para assaduras e não candidíase na região da fralda, que precisa de tratamento médico. O amido pode ser utilizado também para evitar brotoejas. Basta misturar uma colher do produto em um copo de água e passar nas partes do corpo onde as crianças suam mais, como o pescoço e as dobrinhas.
Eles devem ser lavados com água e sabão diariamente durante o banho e/ou antes da colocação dos sapatos. “Quando o cheiro costuma ser forte, podem ser usados sabonetes antissépticos para tentar eliminar as bactérias ruins”, orienta a dermatologista.
Você pode substituir o talco – que costuma ser mais caro – por bicarbonato de sódio, que também tem a função de absorver a umidade, minimizando o mau cheiro. Prepare sachês com a substância e coloque nos sapatos após tirá-los ao final do dia.
Deixe-os de molho por 20 minutos, lave os pés com água corrente e sabão para evitar manchas do limão e depois seque-os com uma toalha. O bicarbonato é útil na remoção de fungos e bactérias e ajuda a melhorar a textura dos pés. Ele pode ser usado, inclusive, como talco caseiro.
Talco faz mal à saúde? A resposta para essa pergunta é um pouco complexa. Em teoria, o que faz mal a saúde é o amianto encontrado na composição de alguns talcos. Afinal, não existem comprovações científicas concretas de que o pó de talco sem essa substância pode causar câncer.
Em sua forma natural, o talco contém uma substância tóxica chamada amianto que, de acordo com várias pesquisas, poderia causar a aparição de diferentes tipos de cânceres. Desde o ano de 1970, nos Estados Unidos, os talcos em pó estão livres de amianto, graças às normas e regulamentações federais.
Caso o seu bebê já esteja com assaduras, o ideal é usar a pomada indicada pelo seu pediatra. Assim, a aplicação deve ser feita a cada banho ou troca de fraldas e o recomendado é usar o equivalente a um grão de ervilha na ponta do dedo, de modo a formar uma camada branca na região.
Enxugue bem toda a região com toalhinha seca. Posicione a fralda limpa e aberta embaixo do bumbum do bebê e passe uma camada de Bepantol® Baby na virilha, nas dobrinhas, no bumbum e nos genitais. Use este creme antiassaduras em todas as trocas de fraldas.
Maizena Cremogema (à base de milho).” O cereal não deve colocado na mamadeira ou adicionado à fórmula infantil, pois é nutricionalmente inadequado , aumentaria a consistência do leite, que deve adquirir o hábito de receber a fórmula infantil ou o leite materno sob a forma líquida.
Empresa enfrenta quase 40 mil acusações de que o produto provoca câncer. A Johnson & Johnson disse que interromperá a produção de talco para bebês em 2023, pois enfrenta quase 40 mil acusações legais de que o produto fez seus usuários adoecerem de câncer.
A empresa está fazendo uma transição total do portfólio para o talco feito a partir do amido de milho, que já é vendido pela empresa no país. A decisão vem após a companhia interromper a venda dos produtos nos Estados Unidos e Canadá em 2020, citando uma queda no interesse pelo produto após dúvidas sobre sua segurança.