Quem foi Uzá? Uzá era irmão de Eleazar e Aiô, e estes, filhos de Abinadabe, morador de Quiriate-Jearim (cf. 2 Sm 6:3). Também há possibilidade de Uzá ter sido sobrinho de Davi (cf.
Saiba mais sobre nós. Davi leva a arca para a cidade de Davi — Uzá é ferido e morto por tocar na arca para firmá-la — Davi dança diante do Senhor, causando ruptura de seu relacionamento com Mical. 1 E tornou Davi a ajuntar todos os escolhidos de Israel, em número de trinta mil.
Quando os bois tropeçaram, Uzá, em violação direta da lei divina, encostou na arca com a mão, e foi imediatamente morto. O local de seu falecimento foi chamado de Perez-Uzá. Por conta do acontecido Davi temia prosseguir, então deixou a arca na casa de Obede-Edom, o giteu por três meses.
Abinadabe ou Abnadabe, no hebraico, significa " pai da generosidade", nome dado a várias pessoas na Bíblia. Um dos sete filhos de Jessé, que era pai de Davi, e um dos três que seguiram a Saul contra os filisteus (I Samuel 17:13). Era também um dos filhos de Saul que foi morto na batalha de Gilboa contra os filisteus.
O episódio de Uza ensinou a Davi que Deus deve ser servido com temor e tremor; a alegria experimentada diante dEle deve ser acompanhada de tremor, como está escrito, “Temeu Davi ao SENHOR, naquele dia” (II Samuel 6:9).
QUEM FOI UZÁ NA BÍBLIA: DESCUBRA POR QUE UZÁ MORREU AO TOCAR NA ARCA DA ALIANÇA
O que Uzá era de Davi?
Uzá era irmão de Eleazar e Aiô, e estes, filhos de Abinadabe, morador de Quiriate-Jearim (cf. 2 Sm 6:3). Também há possibilidade de Uzá ter sido sobrinho de Davi (cf.
Uz. A terra de Uz (em hebraico: ארץ עוץ) é um local mencionado no Antigo Testamento, mais notavelmente no livro de Jó, que inicia-se com a seguinte frase: "Havia um homem na terra de Uz, cujo nome era Jó". O nome pode se referir a um dos três homens chamados Uz que são mencionados na Bíblia.
Qual era a diferença entre Abinadabe e Obede-Edom?
A diferença entre a casa de Obede-Edom e a de Abinadabe, onde a arca havia ficado anteriormente, foi a maneira como cada um deles recebeu e tratou a presença de Deus. Enquanto Abinadabe parece ter tratado a arca de forma descuidada, Obede-Edom a honrou e a colocou em um lugar de destaque em sua casa.
Uza (em árabe: عزى; romaniz.: Uzza), na Arábia pré-islâmica, era uma deusa adorada no mundo árabe até a Jordânia, próxima a Israel, principalmente pelos nabateus, era responsável pela chuva de inverno que trazia fertilidade e assegurava a vida no meio do deserto, principalmente em sua cidade de maior culto, Petra.
Quanto tempo a arca permaneceu em Quiriate-Jearim?
A arca permaneceu em Quiriate-Jearim por vinte anos, e durante esse tempo o povo todo de Israel vivia em grande tristeza porque parecia que o SENHOR tinha abandonado o seu povo.
Uzá morreu por causa dos erros cometidos no transporte da arca. Como conhecedores da Palavra do Altíssimo, os representantes de Israel não se atentaram ao fato de que ela só podia ser carregada nos ombros dos levitas, e não em um carro de bois (Dt 10.8; 1Cr 15.15).
Após a morte de Saul, Davi exige de Abner que Mical lhe seja restituída, pois o mesmo pagou duzentos prepúcios em troca de sua mão. Mical repreende a Davi quando este traz a arca da aliança para Jerusalém, por recriminar a forma como o rei dançava e se alegrava perante o povo. Este o motivo de Mical ser estéril.
Então os homens de Quiriate-Jearim vieram e levaram a arca do SENHOR à casa de Abinadabe, que ficava na colina. E consagraram Eleazar, filho de Abinadabe, para que guardasse a arca do SENHOR. Desde aquele dia, a arca ficou em Quiriate-Jearim, e tantos dias se passaram, que chegaram a vinte anos.
A arca foi para a casa de Abinadabe e ficou lá por 20 anos, depois de uma tentativa mal-sucedida de levá-la para Jerusalém ela foi para a casa de Obede-Edom três meses, Então, podemos pensar assim, sendo a arca a presença de Deus, que homem de sorte foi esse Abinadabe, quantas bênçãos sua casa deve ter recebido.
Obede-Edom era um homem geteu (Gate-Hefer, Gate-Rimom; provavelmente não pode ser Gate filisteia pois era levita), em cuja casa foi guardada a Arca da Aliança. Ele teve oito filhos, e vários netos.
O L, ou perdedor, é um gesto de mão feito estendendo o polegar direito e os dedos indicadores, deixando os outros dedos fechados para criar a letra L, interpretada como "perdedor" (do inglês, loser) e geralmente dada como um sinal de humilhação ou menosprezo.
Então Davi, com grande festa, foi à casa de Obede-Edom e ordenou que levassem a arca de Deus para a cidade de Davi - (2 Samuel 6:11,12). Existem lugares onde Deus deseja manifestar sua presença. A presença de Deus era perceptível, tangível, de forma que o povo pudesse ser tocado pela presença extraordinária de Deus.
A arca da aliança ficou na cidade de Jearim bastante tempo, isto é, mais ou menos vinte anos. Durante esse tempo todos os israelitas oravam a Deus, o SENHOR, pedindo ajuda.
História. No século XII a.C., a Arca da Aliança (ou Pacto), algum tempo depois de ser devolvida pelos filisteus, foi levada para Quiriate-Jearim a pedido dos homens da vizinha Bete-Semes. Parece ter permanecido ali até ser levada pelo Rei Davi para Jerusalém, uns 70 anos depois.
As duas localizações mais prováveis para a Terra de Uz estão na Arábia, a leste de Petra (hoje, noroeste da Arábia Saudita) ou mais provavelmente em Basã, a leste do mar da Galileia e ao sul de Damasco (hoje, oeste da Jordânia, ou sul da Síria).
A palavra também pode estar relacionada com a origem etimológica da palavra oz, que significa "leste". No Livro de Jó (1:3), Jó é descrito como "o maior do que todos os do Oriente."