O que vai acontecer com meu corpo se eu comer gengibre todos os dias?
Seu consumo, inclusive, é indicado por suas propriedades que fazem bem à saúde. Seus componentes antioxidantes e anti-inflamatórios auxiliam na prevenção de doenças estomacais e gástricas e estimulam o sistema digestivo. Além disso, o gengibre também ajuda no emagrecimento porque acelera o metabolismo.
Entre seus efeitos, ele possui a capacidade analgésica, anti inflamatória, antioxidante, digestiva e termogênica, o que ajuda a combater o câncer e auxiliar na memória, por exemplo.
Quais os efeitos colaterais que o gengibre pode causar?
Contraindicações do gengibre
Embora o gengibre ofereça muitos benefícios, ele pode não ser adequado para todos. Se, por um lado, ele pode ser um aliado do sistema gastrointestinal, seu consumo excessivo pode causar problemas digestivos como azia, indigestão e diarreia.
Além disso, também possui ação anticoagulante, prevenindo doenças cardiovasculares e, até mesmo, alguns tipos de câncer. Pode ser consumido cru, batido com frutas (como abacaxi), em pó ou em chás (junto com a canela, por exemplo).
Gengibre. Ótimo para combater enjoos, o gengibre pode ser bom também para o inchaço e auxiliar o trânsito intestinal. A planta ainda pode ajudar quem sofre com dores nas articulações, é um anti-inflamatório natural e ajuda a equilibrar o açúcar no sangue.
VEJA O QUE ACONTECE SE VOCÊ COMER GENGIBRE TODOS OS DIAS
O que acontece quando a gente come gengibre?
Efeitos colaterais do gengibre
O gengibre não costuma ser prejudicial, ainda que em algumas pessoas provoque uma sensação de queimação quando ingerido. O gengibre também pode provocar desconforto digestivo e causar um gosto desagradável na boca. O gengibre pode aumentar o risco de hemorragia.
Recomenda-se o consumo de até 10 gramas de raiz fresca de gengibre ou, metade desta quantidade, se ingerida em pó. Contudo não exceda o máximo indicado já que em excesso tudo faz mal até o gengibre, provocando azia, reações intestinais ou cutâneas.
Por ter compostos bactericidas e antimicrobianos, a raiz é uma alternativa natural para auxiliar no combate a doenças respiratórias, como gripe, resfriados, asma e bronquite. O gengibre também ajuda no tratamento de infecções na boca e na garganta, como faringite, amigdalite, periodontite e gengivite.
Qual a quantidade de gengibre que pode ser consumida por dia?
Normalmente, a recomendação é de não ultrapassar 10 g ao dia, porém não há comprovação científica fundamentada que apoie esse dado. Os benefícios do consumo desse produto são encontrados com pequenas quantidades, como exemplo 1 g a 2 g ao dia.
A combinação com cafeína piora ainda mais o quadro. Há controvérsias sobre os efeitos do chá de gengibre. Ele pode ser contraindicado para pessoas que já têm problemas de estômago, como gastrite e úlceras, e para hemofílicos, que têm problemas de coagulação.
Consumo em excesso: podem causar dores de estômago e aumentar a ansiedade. Crianças: não é recomendada a ingestão para crianças com menos de 6 anos. Gravidez: ainda não existem estudos que falem da ação do gengibre durante a gravidez, no entanto um médico deverá ser consultado para acompanhamento.
Para obter os benefícios, o indicado é consumir diariamente a quantidade de uma fatia média ou uma colher (de café) dele em pó. O gengibre atua na perda de peso pois acelera o metabolismo, fazendo com que a queima de gordura corporal seja estimulada.
"O gengibre ajuda na secreção da bile, que é feita pela vesícula biliar", explica. Com isso, a digestão de gorduras é mais eficiente, evitando a sobrecarga do fígado. Você pode consumir o gengibre cru, ralando um pouco em cima do seu prato no almoço e no jantar.
É possível que algumas xícaras por dia da bebida podem eliminar alguns pontos nos níveis de hipertensão. O chá de gengibre também é visto como eficaz, assim como o uso da raíz na alimentação atua na pressão arterial beneficamente. Outros chás também já foram classificados como eficientes no caso da pressão alta.
Suas propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias ajudam na proteção das células cerebrais, reduzindo o risco de doenças neurodegenerativas como Alzheimer e Parkinson. Ação anti-inflamatória: Rico em compostos bioativos como gingerol, shogaol e paradol, o gengibre possui propriedades anti-inflamatórias.
“O gengibre pode ter efeitos tanto na redução quanto no aumento da pressão arterial. Em algumas pessoas, o uso regular acaba causando irritação intestinal devido a sua atividade estimulante. Gestantes, mulheres que estão amamentando e indivíduos alérgicas ao gengibre também devem evitá-lo”, alerta Rayanne.
O que acontece com o corpo se comer gengibre todo dia?
Conhecido por seu poder termogênico, ou seja, aumenta a temperatura do organismo, o gengibre acelera o metabolismo e estimula a queima de gordura corporal. Também auxilia na redução do apetite e na absorção de gorduras, o que contribui para o emagrecimento.
O gengibre possui propriedades que proporcionam alívio da dor, redução da inflamação, proteção antioxidante, melhora da digestão e estimulação do metabolismo, o que o torna um aliado na perda de peso.
Além de ajudar no fortalecimento do sistema imunológico, o gengibre serve para fortalecer até mesmo o sistema respiratório e circulatório. Para pessoas que praticam treinos e exercícios físicos com frequência, os benefícios do gengibre podem ser percebidos na queima de gordura e também no aumento de energia do corpo.
Ele pode ser contraindicado para pessoas que já têm problemas de estômago, como gastrite e úlceras, e para hemofílicos, que têm problemas de coagulação. Isso porque a raiz estimula a circulação sanguínea. Alguns estudos apontam que o consumo de chá de gengibre pode ajudar a baixar a pressão arterial.
O gengibre tem propriedades afrodisíacas pois ativa o sistema circulatório e acelera o metabolismo, o que facilita o estímulo ao desejo sexual. Também eleva o fluxo de sangue para os órgãos sexuais, o que prolonga a ereção e estimula a lubrificação feminina.
Esse é um chá termogênico, logo contribui para o fortalecimento do sistema imunológico. Além disso, tem uma função detox e digestiva ótima para nosso bem-estar. Tomá-lo no fim da noite pode ajudar a prevenir azias ou indigestões. E o melhor, ele ajuda no relaxamento do corpo no fim do dia.