O que é informado no SPED Fiscal?
Ele é um arquivo digital que informa todos os documentos fiscais e informações que os fiscos federal, estadual e, em breve, municipal, precisam saber. Essas informações referem-se ao período em que são apurados os impostos de ICMS e IPI.Quais impostos entram no SPED Fiscal?
Com ele, a Receita Federal e os órgãos fazendários estaduais recebem dos contribuintes todas as informações que precisam sobre a apuração de Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) e Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI).O que compõe o SPED?
O SPED é composto por projetos distintos: Escrituração Contábil Digital (SPED Contábil), Escrituração Fiscal Digital (SPED Fiscal) e a Nota Fiscal Eletrônica (NF-e). Por meio deles é realizada uma integração entre as três esferas governamentais fiscalizatórias (federal, estadual e municipal).Como se faz o SPED Fiscal?
Para gerar o arquivo SPED Fiscal, siga as orientações abaixo:
- Vá na aba ICMS e IPI ou na aba Federal > Selecione a opção SPED ICMS;
- Avance a primeira tela e informe o período e preencha com as demais informações; ...
- Avance, informe a empresa e clique em Concluir;
- Após, será apresentada a tela com o log da geração.
O básico do Sped Fiscal que você precisa saber
Quem é obrigado a entregar o SPED Fiscal?
De forma geral, a maioria das pessoas jurídicas é obrigada a enviar a SPED Contábil, inclusive as pessoas físicas equiparadas à pessoas jurídicas, as isentas e as imunes ficam obrigadas a apresentar a ECD.O que é SPED Fiscal e quais obrigações Ela substitui?
O SPED é um sistema que proporciona a escrituração contábil e fiscal em meio digital das empresas em geral, inclusive imunes e isentas, por meio de atividades como a recepção, validação, armazenamento e autenticação de livros e documentos, e demais informações dessas áreas.Qual o prazo para entregar o SPED Fiscal?
3º A ECF será transmitida anualmente ao Sistema Público de Escrituração Digital (Sped) até o último dia útil do mês de julho do ano seguinte ao ano-calendário a que se refira.Quem está dispensado da entrega do SPED Fiscal?
Conforme dispõe a IN RFB nº 2004/2021, só está dispensada da entrega da ECF as pessoas inativas que não tenham exercido atividade durante todo o ano-calendário.Qual a diferença entre EFD e SPED Fiscal?
Já o programa SPED Fiscal, também conhecido como EFD (Escrituração Fiscal Digital), é um arquivo digital das escriturações dos documentos fiscais e afins de ordem estadual e da Receita Federal do Brasil.O que mudou no SPED Fiscal 2023?
No SPED Fiscal 2023, teremos o Bloco K simplificado, que será uma nova forma de apresentação do Bloco K, exigindo menos registros do que a versão completa. Abaixo, confira as empresas que poderão utilizar da ferramenta (por opção):De quem é a responsabilidade de gerar o SPED Fiscal?
Em resumo, temos três envolvidos: empresa, software-house e contador. Empresa: é a responsável pela entrega do SPED e, caso algo saia errado, será a única prejudicada com multas e sanções fiscais.Qual o valor da multa por não entregar o SPED Fiscal?
III - multa equivalente a 0,02% (dois centésimos por cento) por dia de atraso, calculada sobre a receita bruta da pessoa jurídica no período a que se refere a escrituração, limitada a 1% (um por cento) desta, aos que não cumprirem o prazo estabelecido para apresentação dos registros e respectivos arquivos.Qual o prazo para entrega do SPED Fiscal 2023?
Para maiores informações, fale com nossos profissionais. Prazo: último dia útil do mês subsequente (31/01/2023 deve ser enviada a Declaração de Operações Liquidadas com Moeda em Espécie, com fato gerador de dezembro de 2022).Quanto cobra um contador mensalmente 2023?
Quanto custa um Contador? Em termos de custos médios, pequenas e médias empresas no Brasil, especialmente aquelas com um faturamento anual de até R$480.000, podem esperar desembolsar entre R$350 e R$700 mensais.Qual SPED é mensal?
Também conhecida como SPED Fiscal, a EFD é uma obrigação acessória que as empresas devem cumprir mensalmente.Qual o custo mensal de um contador?
Contador fixo (CLT) em uma empresa – De R$2.800 a R$10.000 (média) Mensalidade para microempresas e pequenas empresas De R$100 a R$650 (média) Mensalidade para contabilidade online: de R$50 a R$250 (média) Abertura de empresas: de R$400 a R$1.000 (média)O que acontece se não entregar o SPED Fiscal?
Atraso no envio do SPEDMulta de 0,2% do valor da receita bruta correspondente ao período analisado. Esse valor é cobrado por cada dia de atraso e não pode ultrapassar 1% da renda bruta no período.
Tem que entregar SPED Fiscal sem movimento?
Sim, a empresa que não teve movimentação nas contribuições para o PIS/Pasep e a Cofins em um determinado período deve entregar a EFD Contribuições sem movimento.Quem deve entregar registro 1601 SPED Fiscal?
O Registro 1601 deve ser preenchido por cada estabelecimento da sociedade, que realiza as operações de vendas e/ou prestação de serviços, mediante transações com cartões de débito, crédito, de loja (private label), transferência de recursos, transações eletrônicas do Sistema de Pagamento Instantâneo e demais ...Como lançar nota fiscal inutilizada no SPED Fiscal?
As notas fiscais inutilizadas estão sendo levadas para o arquivo SPED Fiscal ou SPED Contribuições com o campo COD_SIT = 02 (Documento Cancelado) ao invés de levar como 05 (NF-e ou CT-e - Numeração inutilizada).Tem como retificar SPED Fiscal?
Para retificar o SPED fora do prazo, antes de tudo você deve gerar o arquivo corrigido considerando o layout e os procedimentos descritos no artigo 5 da Portaria CAT 147/2009, sendo assinado digitalmente e gerando um novo hash code usando o Programa Validador da EFD, o PVA.Como lançar créditos de PIS e COFINS no SPED?
Como lançar o crédito de PIS e COFINS no sistema?
- Acesse a aba Federal - Sped Contribuições - Crédito de PIS e COFINS;
- Informe a Empresa e Período que está gerando o Sped e clique em "Novo";
- Na tela a seguir no campo de Período da Apuração, informe o MÊS ANTERIOR, nesse caso 05/2019;
Quais as despesas que geram crédito de PIS e COFINS?
1 da IN SRF 457/2004).
- Bens Adquiridos para Revenda. ...
- Bens e Serviços Utilizados Como Insumos. ...
- Energia Elétrica e Térmica. ...
- Créditos de Aluguéis e Arrendamentos. ...
- Fretes e Armazenagem na Operação de Venda. ...
- Depreciação de Bens do Ativo Imobilizado. ...
- Devoluções de Vendas. ...
- Peças e Serviços de Manutenção.