O que vale mais portaria ou decreto?

O decreto, por seu turno, é superior à portaria ou ato normativo similar.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em jusbrasil.com.br

Qual a diferença entre portaria e decreto?

A lei e o decreto-lei são actos legislativos. A portaria é um acto emitido pelo poder administrativo. As leis e os decretos-lei têm o mesmo valor e são aprovados pelos órgãos legislativos, de acordo com os poderes conferidos pela Constituição da República Portuguesa.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em ffms.pt

Qual a força de uma portaria?

As portarias, como os demais atos administrativos internos, não atingem nem obrigam aos particulares, pela manifesta razão de que os cidadãos não estão sujeitos ao poder hierárquico da Administração Pública.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em camara.leg.br

Qual o poder de uma portaria?

Portaria é o ato normativo interno pelo qual os mi- nistros e seus secretários, estes somente no âmbito de sua competência material, estabelecem regras, baixam instruções para aplicação das leis ou tratam da organi- zação e funcionamento de serviços de acordo com a sua natureza administrativa.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em bvsms.saude.gov.br

Qual a força de um decreto?

Têm força de lei e foram expedidos por Presidentes da República em dois períodos: de 1937 a 1946 e de 1965 a 1988. Nossa atual Constituição não prevê essa possibilidade. Alguns Decretos-Leis ainda permanecem em vigor.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em www4.planalto.gov.br

Diferenças entre LEI, DECRETO, PORTARIA e RESOLUÇÃO!? Entenda as legislações!

Qual o poder de um decreto?

Dentre as funções do decreto, a principal é a de regulamentar a lei, ou seja, descer às minúcias necessárias de pontos específicos, criando os meios necessários para fiel execução da lei, sem, contudo, contrariar qualquer das disposições dela ou inovar o Direito.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em jusbrasil.com.br

Quem pode derrubar um decreto?

“Não é prerrogativa da Câmara derrubar decreto. Só o prefeito, o governador e o presidente da república podem emitir decreto. Nós não temos autonomia para derrubar ou estabelecer decreto”, explicou o parlamentar.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em camaravc.ba.gov.br

Quem manda na portaria?

O zelador é um empregado que possui contato direto com a administração do condomínio, sendo uma espécie de preposto do síndico quando necessário.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em tudocondo.com.br

O que vale mais portaria ou resolução?

Já a portaria tem valor inferior às leis e aos decretos‑ lei e não os pode contrariar.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em jhmm.46graus.com

Qual é a função da portaria?

Os porteiros são responsáveis por controlar a entrada e saída de pessoas, de veículos e de objetos em um determinado local. O objetivo é organizar o acesso ao prédio e garantir a segurança dele, impedindo furtos, roubos ou qualquer tipo de danos.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em br.indeed.com

O que prevalece a lei ou o decreto?

Já o decreto está hierarquicamente abaixo da lei. Deve atender ao que pede a Constituição Federal e, principalmente, ter as leis como fonte de inspiração. O decreto não tem natureza jurídica de lei, mas é expedido por uma autoridade competente por via judicial.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em blog.grancursosonline.com.br

Quem pode revogar uma portaria?

Pode ser declarada pela própria Administração Pública, no exercício de sua autotutela, ou pelo Judiciário.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em jusbrasil.com.br

Qual o tempo de validade de uma portaria?

As medidas adotadas têm validade até o final deste ano, podendo ser suspensas caso haja repasses orçamentários suplementares.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em uff.br

Qual é a função do decreto?

Os decretos funcionam como atos elaborados pelo chefe do Executivo com a intenção de complementar ou regulamentar alguma normativa jurídica existente, ou de reestruturar a administração pública por meio da extinção, ou criação de novos cargos, entre outros. Esses atos passam a vigorar imediatamente após a promulgação.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em topinvest.com.br

Quando se usa decreto?

Os decretos são os veículos previstos pelo direito positivo para as manifesta- ções do Chefe do Poder Executivo (Cf. DI PIETRO, 2002, p. 222). Podem introduzir normas individuais (como um decreto de desapropriação) ou normas gerais (quando dão forma aos regulamentos) no ordena- mento jurídico.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em www2.senado.leg.br

O que vale mais decreto ou lei?

No que concerne ao decreto, trata-se de um ato normativo secundário, abaixo da lei, que não pode ir contra a Constituição Federal e tem como fonte principal de inspiração as leis. Ele é um mandado expedido por via judicial por autoridade competente.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em diariooficial-e.com.br

Quando usar decreto ou portaria?

Decreto serve para regulamentar uma lei (caso de decreto regulamentar do art 84, IV da CF) é privativo do chefe do poder executivo (Presidente da República, Governador e Prefeito). Já a a Portarias são atos administrativos, geralmente internos, expedidos pelos chefes de órgãos.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em marcosdearaujo.com.br

Qual a força normativa de uma portaria?

As portarias, como os demais atos administrativos internos, não atingem nem obrigam aos particulares, pela manifesta razão de que os cidadãos não estão sujeitos ao poder hierárquico da Administração pública" (Direito administrativo brasileiro.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em jusbrasil.com.br

Como saber se uma portaria é válida?

Para saber se alguma norma foi revogada ou está vigente, basta acessar o sistema Saúde Legis.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em gov.br

Qual o papel da portaria?

As responsabilidades de agentes de portaria variam conforme o tipo de estabelecimento onde trabalham, mas o papel central sempre envolve a segurança. A rotina engloba vigiar e monitorar a entrada de pessoas e veículos e, às vezes, "patrulhar" prédios e passeios internos para evitar problemas ou situações de perigo.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em br.indeed.com

Quem pode assinar uma portaria?

As resoluções dispõem sobre questões de ordem administrativa ou regulamentar, sendo, em regra, de competência do Conselho Superior, podendo ser emitidas por outros órgãos colegiados desde que possuam competência estabelecida em ato normativo ou formalmente delegada.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em ifsul.edu.br

O que é uma portaria dentro da lei?

Se o regulamento dinamiza a lei, a portaria é o ato adminis- trativo indicado para a dinamização do decreto; os limites legais do regula- mento são os dispositivos do texto legal regulamentado; os limites legais da portaria encontram-se em texto anterior, por esta dinamizado.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em periodicos.fgv.br

Quem aprova o decreto?

Editados pelo Presidente da República, regulamentam as leis e dispõem sobre a organização da administração pública.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em www4.planalto.gov.br

Qual a validade de um decreto?

Os decretos perdem eficácia desde o início se não forem convertidos em lei no prazo de sessenta dias desde a sua publicação. As Câmaras podem todavia regular com a lei as relações jurídicas que surgem na base dos decretos não convertidos.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em pt.wikipedia.org

Quem pode alterar um decreto?

No Brasil, cabe tradicionalmente aos Chefes do Poder Executivo a atribuição constitucional de expedir decretos e regulamentos para a fiel execução das leis, conforme estabelece o art. 84, IV, da Constituição da República.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em almg.gov.br