A linguagem multimodal, aquela que integra som, imagem, texto e animação, apresenta muitas vantagens ao contexto educativo, colabora com o processo de ensino aprendizagem desde que utilizadas adequadamente.
O texto multimodal, também presente nos manuais de montagem e em bulas de medicamentos, é o que se compõe de, pelo menos, duas formas de comunicação: a imagem e o (texto) escrito, mas pode ser integrado por outros componentes como som, fala, movimentos gestuais, entre outros.
O texto multimodal também é conhecido como texto multissemiótico, pois faz o uso de semioses (produção de significados) e sua compreensão adequada do texto depende da identificação dos efeitos de sentido produzidos pelo uso de recursos visuais associados ao texto verbal.
Textos multimodais são caracterizados pela presença da linguagem verbal (oral e/ou escrita) e linguagem não verbal (visual). Entre eles, podemos citar: os infográficos, os anúncios, os cartuns, as propagandas, as tirinhas e as charges.
A multimodalidade é entendida, em termos gerais, como a co-presença de vários modos de linguagem, sendo que os modos interagem na construção dos significados da comunicação social.
O método Vark, desenvolvido pelo professor neozelandês Neil Fleming (1992), propõe que a aprendizagem ocorre por meio de cinco habilidades: auditiva, visual, cinestésica, leitura e escrita e multimodal (quando a aprendizagem ocorre por meio de duas ou mais habilidades).
Eles nos servem nos mais diversos contextos e nos convidam a olhar através deles para nos aproximar de suas finalidades comunicativas. Digo no plural porque os textos em nosso cotidiano são múltiplos: podem ser sons, palavras e imagens, estáticas ou em movimento.
No transporte multimodal tradicional, são combinados vários meios como navios, aviões, caminhões, trens ou até outros modos, conforme a necessidade do ambiente — a exemplo do transporte dutoviário.
Qual é uma das estratégias para a leitura de textos multimodais?
No ato da leitura é importante identificar e destacar os elementos que aparecem no texto e o que eles sugerem. O trabalho de leitura multimodal deve abrir espaço para analisá-los, bem como suas finalidades, visto que há muitos textos em que as imagens, sons ou cores dizem mais que as palavras.
Transporte Multimodal de Cargas é aquele que, regido por um único contrato, utiliza duas ou mais modalidades de transporte, desde a origem até o destino, e é executado sob a responsabilidade única de um Operador de Transporte Multimodal – OTM.
Sob a ótica de Kress (2010), a multimodalidade é um método de criação de significados semióticos que mobilizam signos diversos a fim de produzir sentidos, tais como a imagem utilizada para otimizar o tempo de leitura, a escrita para revelar o que seria difícil de mostrar e a cor como destaque de aspectos específicos da ...
A principal vantagem do transporte multimodal está na combinação mais eficiente de múltiplos meios de transporte. Isso torna os deslocamentos mais rápidos e baratos, além de proporcionar menos emissão de poluentes.
Quando podemos considerar um texto como multimodal?
Observamos, desta maneira, que um texto multimodal constitui-se de várias linguagens, além do texto escrito, existe a utilização de cores, fontes diferentes, texturas, imagens, gráficos, formas e sons, dentre outros, embora que não seja necessário que todos apreçam ao mesmo tempo.
Como o consumo de textos multimodais podem contribuir com a nossa leitura?
Por apresentar diferentes linguagens, o texto multimodal, seja impresso ou digital, configura-se em inúmeros recursos para se obter conhecimentos, informações, Page 6 entretenimento e tantas outras possibilidades de comunicação oral ou escrita, que favorecerão o aprimoramento da leitura e escrita do aluno da EJA.
São aqueles que envolvem o uso de diferentes linguagens. Neste sentido, a maioria dos gêneros que circulam socialmente são multissemióticos, pois envolvem no mínimo a linguagem verbal e a visual (fotos, ilustrações, cores). Um poema visual, por exemplo, configura-se como um texto verbo-visual.
Multimodalidade é um fenômeno em que diferentes modos semióticos – isto é, diferentes "linguagens", como línguas naturais, representações visuais, gestos e música – são combinados e integrados em situações comunicativas.
A linguagem multimodal mescla linguagem verbal e não verbal para a criação de textos multissemióticos. O trabalho com textos multimodais nas aulas de leitura é imprescindível uma vez que envolvem uma linguagem muito presente em ambiente digital e impresso.
Resumo. Textos multimodais são aqueles compostos por mais de um modo semiótico que se integram na construção de sentido do texto e se fazem presentes no nosso dia a dia como os textos publicitários, as historinhas e as charges.
No contexto da aprendizagem, “multimodal” normalmente se refere ao uso de múltiplas modalidades ou canais sensoriais para ensino e aprendizagem. Isso pode incluir texto, apresentações, vídeos, animações e elementos interativos em materiais educacionais.
Letramento multimodal refere-se ao significado que ocorre por meio da leitura, visualização, compreensão, respondendo, produzindo e interagindo com multimídia e textos digitais. Isso pode incluir o oral e os modos gestuais de falar, escutar e dramatizar, bem como a escrita, o desenho e a produção de tais textos.
O protocolo multimodal em cirurgia trata-se de uma abordagem multidisciplinar que visa acelerar a recuperação pós-operatória, com o objetivo de diminuir a morbidade, mortalidade e tempo de internação hospitalar.