Logos é a lógica por trás de um argumento. Logos é persuadir uma audiência usando argumentos lógicos e evidências de apoio. Logos é uma técnica persuasiva usada frequentemente na escrita e retórica. Os filósofos gregos antigos usavam o termo de maneiras diferentes.
Logos (em grego: Λόγος - "palavra"/"verbo", "discurso" ou "razão"), conhecido em português como Verbo, é um importante conceito na cristologia cristã para estabelecer a doutrina da divindade de Jesus Cristo e sua posição como Deus Filho na Trindade, como declarado no Credo Calcedoniano.
Logo vem do grego “logos” e quer dizer, entre outras coisas, conceito ou significado. Marca vem do germânico “marka” e tem o mesmo significado de logo, ou seja, conceito ou significado.
A psicologia dos logos segue a seguinte lógica: a mente humana sempre consegue detectar padrões com facilidade e quando isso acontece, a tendência é que a logo seja ignorada, afinal, ela nada mais é do que algo comum e corriqueiro para o cérebro da pessoa.
Os logos ajudam na criação de uma identidade de marca para uma empresa ou negócio porque as funções principais de um logo são inspirar confiança, reconhecimento e admiração por um negócio ou produto.
O logos é como se houvesse um “espírito de razão” nos seus textos. Para Aristóteles, o seu discurso não será convincente se você não puder provar logicamente o que está sendo dito.
A Sócrates não interessavam os belos discursos, sim, o logos (o discurso) justo, íntegro, verdadeiro (o que expressava o ser verdadeiro das coisas). Platão segue seu mestre para mostrar o adequado sentido do logos, que não podia se afastar do ser das coisas.
O Verbo Eterno do qual participa todo gênero humano. Sob o ponto de vista literário suas Parábolas, suas imagens tiradas da natureza, suas antíteses vêm comovendo as gerações de todos os tempos. Destaque-se a Parábola do Filho Pródigo.
Em teologia dizemos que “Logos” é a palavra de Deus que já foi dita; aquela palavra escrita; é a letra; o conhecimento natural do que a Bíblia diz. Dessa forma a Bíblia na sua totalidade é a palavra (logos) de Deus. É o que Deus já falou; é uma revelação completa e geral da vontade de Deus para o homem.
“No princípio era o Logos, e o Logos estava com Deus, e o Logos era Deus”, e assim se fez a primeira filosofia, a utilização dos mitos para a explicação do mundo, bem como os mistérios da vida de todas as coisas.
Qual a interpretação que você pode dar para a palavra logos?
Por outro lado, logos é aquele que vai te dar uma prova lógica, de que o que está sendo dito é verdade: pesquisas, fontes, dados gráficos, números. Tudo aquilo que orbita no tema da razão é logos.
Logos passa a ser um conceito filosófico traduzido como razão, tanto como a capacidade de racionalização individual ou como um princípio cósmico da Ordem e da Beleza.
O Logos combina as melhores ferramentas de estudo bíblico com uma vasta seleção de livros teológicos. Pesquise a partir do português, toda a profundidade do grego, hebraico, mesmo se não souber nada de línguas originais.
O mito é o significado. O logos é a razão. Armstrong afirma que o mito se perdeu na modernidade e precisa ser resgatado pelas esferas regidas pela racionalidade. Conferencista do Fronteiras do Pensamento 2013.
Grupo Logos é uma banda brasileira de música popular brasileira com temáticas cristãs, formada em 1981. É parte integrante da MEL (Missão Evangélica Logos), cujo nome vem da palavra Grega “logos”, que significa “Palavra viva”.
Para o filósofo grego Heráclito, o primeiro a usar o termo "logos" no contexto filosófico, logos era o conceito responsável por prover a conexão entre o discurso racional e a estrutura racional do mundo. Heráclito sugere a existência do logos como uma entidade universal independente.