As avenidas costumam ser bastante movimentadas. Além da denominação de avenida, as ruas também podem receber o nome de alamedas, que são ruas ou avenidas com uma grande quantidade de árvores dispostas nas calçadas. As alamedas são repletas de árvores.
O bairro é uma unidade territorial, uma escala intermediária entre a escala da rua e a da cidade, com forma e tamanho, essencial para a existência da realidade urbana. É dotado de limite que o circunscreve político-administrativamente e uma carga histórica-social ligada àquele suporte físico que o encerra.
De acordo com o Dicionário Aurélio, rua é uma “via pública para circulação urbana, total ou parcialmente ladeada de casas”, enquanto avenida é uma “via urbana mais larga do que a rua, em geral com diversas pistas para circulação de veículos”.
As áreas verdes urbanas são consideradas como o conjunto de áreas intraurbanas que apresentam cobertura vegetal, arbórea (nativa e introduzida), arbustiva ou rasteira (gramíneas) e que contribuem de modo significativo para a qualidade de vida e o equilíbrio ambiental nas cidades.
Depende da cidade. Segundo o dicionário Houaiss, a avenida é mais ampla do que a rua e em geral é arborizada ou tem outras estruturas que a diferencia de uma rua.
Avenida é uma via urbana de grande relevância em uma cidade, às vezes constituída por duas vias, de forma a permitir grande circulação de veículos. Necessariamente precisa ser larga ou extensa, sendo que o critério normalmente utilizado para nomear uma via como avenida ou rua é sua importância relativa.
O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) anunciou nesta terça-feira (23) a adoção, como nomenclatura, principal da expressão “favelas e comunidades urbanas”, em substituição ao termo “aglomerados subnormais” em suas pesquisas.
A origem do termo "favela" encontra-se no episódio histórico conhecido por Guerra de Canudos. A cidadela de Canudos foi construída junto a alguns morros, entre eles o Morro da Favela, assim batizado em virtude da planta Cnidoscolus quercifolius (popularmente chamada de favela) que encobria a região.
Hooverville era o nome popular dado para as favelas (Slums) construídas por pessoas sem-teto durante a Grande Depressão nos Estados Unidos. Esses assentamentos receberam esse nome por causa do presidente americano na época, Herbert Hoover, acusado de ter supostamente deixado o país mergulhar na depressão.
Brasil tem 10 mil favelas e comunidades urbanas, em que vivem 16,6 milhões de pessoas (8% da população do país) – a maior delas, a Sol Nascente, no DF.
Uma rua (do latim ruga, posteriormente "sulco, caminho") é normalmente entendida como um espaço público no qual o direito de ir e vir é plenamente realizado.
Já as vias rurais se distinguem tão somente pela existência ou não de pavimentação: as vias rurais pavimentadas são denominadas rodovias e as não pavimentadas são as estradas (entende-se pavimento como qualquer tipo de cobertura do solo, podendo ser o asfalto ou pedregulhos, por exemplo).