Iremos explicar cada um deles por ordem de aplicação, ou seja, primeiro o Chapisco, depois o Emboço e por último o Reboco. Chapisco é a primeira camada a ser aplicada e ela tem contato direto com a alvenaria, desempenhando a função de dar uma maior aderência à parede.
Por fim, o reboco finaliza o processo de revestimento da parede. Nessa etapa, uma camada de argamassa fina e de acabamento é aplicada sobre o emboço. Essa camada de revestimento tem como finalidade proteger a parede contra a ação de intempéries, como umidade e chuva, e agentes externos.
Resumindo, o chapisco tem a função de proporcionar maior aderência entre a alvenaria e o revestimento, o emboço é aplicado para regularizar a superfície do chapisco e o reboco é uma camada de acabamento.
O que é reboco? O último passo do acabamento da parede, antes da pintura, é a aplicação do reboco, pelo menos 7 dias depois do emboço. Também chamado de massa fina, ele costuma ser preparado com cal hidratada e areia fina peneirada, em um traço de 1 para 2.
Você sabia que o revestimento de uma construção pode ser composto por três camadas? O chapisco, emboço e o reboco servem como garantia de aderência à parede, regula a alvenaria e assegura uma parede lisa para a aplicação da tinta, respectivamente.
Umas das principais utilizações e vantagens do chapisco é oferecer sustentação e melhor aderência ao reboco. Também pode ser usado como uma forma de reboco e acabamento em paredes externas e muros, recebendo a pintura ou não.
É importante ressaltar que essas três fases sucedem uma a outra. Por exemplo, o chapisco deve ser realizado antes das próximas etapas. Depois, a etapa intermediária é classificada como emboço, e por fim, o reboco final da parede ou muro. Elas devem ser feitas em sequência para dar um bom acabamento a obra realizada.
Segundo os profissionais da área, basta misturar a proporção de 1:2:6 de cimento, cal, areia fina e água, respectivamente, para a obtenção de um reboco de qualidade.
O emboço é executado com um traço de 1:2:8 ou 1:2:9 de cimento, cal, areia grossa ou média e água. Se forem necessárias mais de uma demão, deve-se esperar pelo menos 24 horas a fim da cura da camada executada e a aplicação da próxima.
Quando queremos um melhor nivelamento ou acabamento, se aplica sobre o reboco a massa. Parte interna (não molhadas) massa PVA, parte externa e interna, massa acrílica. A massa depois de aplicada necessita de lixamento. Depois desse processo tira-se o pó e inicia-se o processo de pintura.
Alternativa mostrada por pedreiro usa o isopor como isolante térmico no teto e dispensa a necessidade de reboco. Se o teto da sua casa está só na laje, o pedreiro da SOS na Construção tem uma solução simples e econômica. Com isopor, é possível fazer um acabamento que ainda garante proteção térmica e substitui o reboco.
Enquanto o chapisco é a camada de argamassa em contato com a base, o emboço tem a função de alisar a superfície para receber o reboco, faixa mais externa que também cumpre o papel de impermeabilização.
Com a parede chapiscada, o emboço pode ser preparado para a aplicação. Geralmente, os traços utilizados para o preparo são: 1:2:8 ou 1:2:9 de cimento, cal, areia grossa ou média e água.
Outra opção que a Inkor oferece é a monocapa (externa ou interna), que substitui o chapisco e a massa de reboco, principalmente na hora de levantar a parede.
Lembre-se de nivelar e alisar a argamassa enquanto ela estiver fresca, para evitar retrabalho. Você pode inclusive criar o reboco com argamassa direto no tijolo, se esse for o seu caso.
um pedreiro tava rebocando uma parede sem chapisco. e há quem diga até mesmo profissionais. que funciona, rebocar sem chapisco não vai soltar, vai Dar tudo certo.
A espessura varia entre 1,5cm a 2cm nas áreas internas e 3cm a 4cm nas superfícies externas; o reboco é aplicado após a cura do emboço e serve para dar acabamento final à parede.
Se a sua parede for receber como revestimento azulejos, porcelanatos ou outro tipo de placa, não é necessário fazer o reboco. Se sua parede for receber pintura, aí é preciso fazer o acabamento com o reboco.
A espessura do reboco aplicado também influencia o tempo de secagem. Camadas mais finas secam mais rápido, enquanto camadas mais espessas podem levar vários dias ou até semanas para secar completamente.