O que vem primeiro, pós, mestrado ou doutorado? Depois da graduação você pode escolher entre uma pós-graduação lato sensu ou um mestrado, que, como dissemos, é também uma pós-graduação, mas do tipo stricto sensu. Apenas depois de concluir o mestrado é que você pode seguir para o doutorado.
Em resumo, a ordem correta dos graus acadêmicos é: graduação, pós-graduação (lato sensu ou stricto sensu), mestrado e doutorado. Vale destacar que cada etapa representa um nível de especialização e pode abrir portas para diversas oportunidades no mercado de trabalho ou no meio acadêmico.
Se você terminou uma especialização, há a possibilidade de continuar fazendo um Mestrado stricto-sensu, ou um Doutorado, e alongar ao máximo a sua experiência na pós-graduação.
Na hierarquia acadêmica, o curso de mestrado é o primeiro grau atribuído de especialização stricto sensu, depois da graduação. Se o aluno tiver interesse em continuar no caminho acadêmico, posteriormente, vem o doutorado com um aprofundamento maior na temática estudada, em um período mais longo de quatro anos.
O que vem depois da pós-graduação | Tudo Sobre Pós
Quantos anos tem o doutorado?
É um curso muito voltado a quem quer se aprofundar em pesquisa científica e seguir carreira acadêmica. O doutorado dura em média de quatro a cinco anos e exige dedicação intensa.
Na prática, a sigla PhD é bastante usada nos Estados Unidos e na Europa, enquanto que no Brasil se utiliza mais o Doutorado. Ou seja, se um estudante está no Brasil, faz doutorado, mas se estiver nos países europeus ou nos EUA, estará fazendo um PhD.
PhD é a sigla para Doctor of Philosophy. A tradução ao pé da letra é “Doutor de Filosofia”. Trata-se do título dado para quem conclui um doutorado (doctoral degree).
Embora a pós-graduação não seja um requisito absoluto para ingressar em um programa de mestrado, ela pode oferecer uma base valiosa e vantagens competitivas. O mestrado, por sua vez, não apenas aprimora o conhecimento, mas também abre portas para uma variedade de oportunidades profissionais.
Grande parte das instituições brasileiras só aceitam estudantes para os programas de doutorado quando eles já passaram pelo mestrado. Caso o projeto de pesquisa e o currículo acadêmico do candidato se destaquem, a universidade pode aceitar o doutorado antes do mestrado.
A pós-graduação lato sensu ou especialização tende a ser mais generalista e abrangente, já o mestrado profissional ou pós-graduação stricto sensu é focado em alguma área da profissão, oferecendo um aprofundamento maior naquele campo.
De acordo com a legislação, os cursos de pós lato sensu têm duração mínima de 360 horas. Entretanto, o tempo de conclusão em meses pode variar de acordo com a faculdade. Dessa forma, é possível encontrar cursos de pós com conclusão de 4 a 24 meses, considerando os prazos mais comuns.
O doutorado é o mais alto nível de formação acadêmica, sendo uma modalidade de pós-graduação stricto sensu, voltada para a formação de pesquisadores e acadêmicos de alto nível.
Basicamente, há três tipos de graduação: bacharelado, licenciatura e tecnólogo (oficialmente, Curso Superior em Tecnologia). Ao concluir qualquer um deles, a pessoa recebe diploma de nível superior, podendo fazer pós-graduação, prestar concursos públicos de nível superior, entre outras atividades profissionais.
Se a sua intenção é realmente ingressar na vida acadêmica, trabalhar em universidades e realizar pesquisas, aposte no mestrado. Já se o seu objetivo é ser um profissional de destaque no mercado, atuando tanto em instituições privadas quanto públicas, a especialização é a melhor alternativa.
É preciso ter pós para fazer um mestrado? Não. Para ingressar em um mestrado são exigidos algumas qualificações, mas ter feito uma pós-graduação não é um requisito, afinal, o mestrado já é uma modalidade de pós-graduação.
Segundo Prietto, os requisitos para fazer um curso de mestrado ou doutorado variam de curso para curso, mas em geral, o requisito básico é possuir graduação em um campo com afinidade com área do programa de pós-graduação e suas linhas de pesquisa.
Doutor é apenas quem faz Doutorado. E isso vale também para médicos, dentistas, etc, etc. A tradição faz com que nos chamemos de Doutores. Mas isso não torna Doutor nenhum médico, dentista, veterinário e, mui especialmente, advogados.
O significado da sigla MBA – Master in Business Administration representa um curso de pós-graduação lato sensu, voltado à atuação prática profissional. Investir em conhecimento é a melhor forma para crescer profissionalmente e desenvolver habilidades pessoais para liderar equipes e dominar processos de produção.
Depois que você termina o mestrado e quer continuar estuando, o que você faz? Depende: se você estiver no Brasil, faz um doutorado. No entanto, se você estiver nos Estados Unidos ou na Europa, você fará um PhD.
Quanto tempo dura um curso de mestrado? Em média um curso de mestrado dura 2 anos (18 a 24 meses). A carga horária não é muito alta – costuma exigir mais do aluno quanto ao estudo em casa. As aulas não são diárias como na graduação, mas a carga horária por dia de aula pode ser maior que a da graduação.
Assim como uma graduação e pós-graduação lato sensu, o curso de doutorado em universidades particulares possuem cobrança de mensalidades, mas os valores encontrados costumam variar entre uma instituição e outra, além do curso escolhido etc. Contudo, o curso de doutorado custa em média R$ 54.300 e R$ 86.348.